Homem usando tablet olhando previsão de demanda

Não perca mais vendas! Aprenda como fazer a previsão de demanda

30 de junho de 2023

A previsão de demanda é um processo muito importante para as empresas que desejam crescer no mercado de uma forma planejada e sólida. Consiste em uma análise de dados que permite estimar as demandas futuras, facilitando a gestão.

Em outras palavras, atua para antecipar situações em relação a possível procura por determinados produtos. Isso é relevante para embasar as decisões, direcionar as ações empresariais e não perder vendas.

Confira neste post o que é e como fazer essa estimativa, além de ficar sabendo como essa técnica contribui para alcançar resultados surpreendentes!

Afinal, o que é previsão de demanda?

A previsão de demanda consiste em um método que avalia informações para prever a procura por determinados produtos ou serviços de uma empresa. É um processo que considera fatores controláveis ou não controláveis, fundamentados em históricos, bem como na interpretação de tendências e oscilações do mercado.

De forma simples, essa técnica serve para antever o que pode acontecer no futuro, impactando diretamente em diversas estratégias do negócio. Ou seja, é um prognóstico que estima situações. Isso ajuda na tomada de decisões e orienta ações para agregar maior competitividade.

Em termos práticos, há duas abordagens para realizá-la. Confira quais são a seguir!

Previsão quantitativa

Nesse tipo de abordagem, o processo de previsão de demanda é feito com base em números e dados das vendas anteriores. Ou seja, os profissionais têm valores exatos para compor os métodos e identificar possíveis cenários futuros. Portanto, tudo ocorre de forma mais precisa e enriquecida.

Previsão qualitativa

A abordagem qualitativa da previsão de demanda acontece quando a quantidade de dados e informações não é suficiente para ter uma boa estimativa. Assim, é considerado mais a experiência e intuição dos gestores ou dos profissionais envolvidos no processo.

Qual é a diferença para a previsão de vendas?

A previsão de vendas é uma estimativa que prevê a receita gerada ao vender produtos ou serviços que a empresa pode receber em um período no futuro. É um processo que também é importante para o planejamento empresarial.

Já a previsão de demanda é uma metodologia mais ampla, que atua como a projeção do interesse do consumidor por determinados itens. Ela considera, por exemplo, informações econômicas, o histórico do empreendimento e dados de consumo no mercado.

Embora relacionadas, elas possuem diferenças quanto ao escopo em que atuam. Desse modo, é relevante para o negócio estimar ambas, a fim de obter o cenário completo acerca do que está por vir.

Como aplicar a previsão de demanda?

A metodologia para aplicar a previsão de demanda não é complexa. No entanto, é indispensável ter atenção para contar com dados e profissionais especialistas. Esses fatores são decisivos para alcançar resultados mais próximos da realidade. Confira a seguir um passo a passo!

1. Comece pelas definições

O primeiro passo para que a previsão de demanda gere resultados precisos e úteis para o negócio é definir as bases para a realização da estimativa. Nesse sentido, é necessário saber de modo claro e concreto:

  • quais são os objetivos: desde onde a empresa quer chegar — metas, prazos e mercados — até quais são os direcionamentos o estudo — nichos abrangidos, escopo e objeto — são essenciais para não perder o foco;
  • quanto tempo no futuro quer antecipar: o chamado horizonte temporal envolve estabelecer até que ponto esse levantamento chega e em que momento deve ser renovado;
  • qual modelo preditivo ou metodologia será usado: mais que qualitativos ou quantitativos, os meios de estimar isso variam de estatísticos a pesquisas, utilizando diferentes métodos, cálculos e dados.

2. Junte e trate os dados relevantes

A partir das definições, é hora de coletar os dados com os quais se vai trabalhar para construir a previsão de demanda. Tanto fontes internas quanto externas devem contribuir para isso buscando gerar subsídios sobre:

  • tendências econômicas;
  • comportamento do consumidor;
  • ações de concorrentes e fornecedores.

Nesse contexto, a qualidade desses insumos informacionais está diretamente ligada à precisão dos resultados. Outro cuidado é seu tratamento, que inclui a padronização dos dados e a remoção de erros.

3. Estime e interprete os resultados

A forma de estimar a previsão de demanda depende da metodologia escolhida. Além dos objetivos buscados com isso. Com o resultado em mãos, é hora de interpretá-lo. Afinal, é assim que a empresa consegue entender as possibilidades que tem para decidir como agir.

Além disso, o negócio se torna capaz de ajustar expectativas e se preparar para os cenários futuros. Nesse caso, o ideal é cruzar essa estimativa com outros indicadores, métricas e projeções, para formar um panorama completo.

Qual é a importância da previsão de demanda para as organizações?

A previsão de demanda é um processo importante para qualquer empresa. Pois, oferece informações valiosas para desenvolver uma gestão eficiente. Sendo assim, é uma metodologia essencial para a sobrevivência do negócio. Ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.

Isso se justifica porque ela cria uma imagem bastante exata acerca de elementos fora do controle do gestor, como o comportamento mercadológico e dos consumidores. Ou seja, permite mensurar até aspectos tão voláteis.

Esse tipo de informação antecipa o quadro para que se possa agir. Dessa forma, tanto ajuda a evitar ou minimizar dificuldades, quanto facilita o aproveitamento de oportunidades que possam surgir.

Sem contar que considerar tais dados ao avaliar os rumos do empreendimento, reduz o risco de falência, por exemplo. Por outro lado, aumenta a capacidade de se posicionar corretamente diante de novas situações.

Quais são os benefícios da previsão de demanda?

Ao realizar a previsão de demanda, a empresa obtém vantagens operacionais, estratégicas e financeiras que não podem ser ignoradas. Descubra a seguir as principais!

Direciona as decisões para o melhor caminho

A tomada de decisão é o primeiro aspecto da gestão impactado pela previsão de demanda. Pois, quando as escolhas são feitas com base em cenários e probabilidades, se torna mais difícil errar.

Na prática, mesmo que nem tudo saia como o esperado, a tendência é que fique dentro de uma margem de erro. Dessa forma, fica fácil fazer ajustes, uma vez que eles não serão mudanças drásticas de rota. Sem contar que seus efeitos não serão tão grandes, a ponto de causar riscos graves.

Nessa linha, cabe ressaltar que essa estimativa está correlacionada a diversas áreas de um empreendimento, servindo como referência aos gerentes de venda, de compras, de produção e de marketing.

Promove o ganho de competitividade

Aproveitar oportunidades é essencial para um negócio ganhar competitividade. Nesse sentido, a previsão de demanda indica se e onde há chances de crescimento. Ainda mais, quando feita em recortes por nicho.

Além disso, trata-se de um retrato do que deve ser o mercado futuro. Ou seja, por meio de seus prognósticos, a gestão é capaz de se preparar para responder a mudanças no comportamento dos consumidores ou na economia. Assim, também atua para manter o empreendimento competitivo, antecipando ameaças.

Por fim, um dos agentes a ser considerado para o formar o quadro da demanda são os concorrentes. De maneira que ao entender o que está por trás dos resultados da análise, é viável identificar quais atores ameaçam seu sucesso.

Otimiza a gestão de estoques e compras para não perder vendas

A gestão dos materiais — insumos e matérias-primas para produção ou mercadorias para a venda — é dependente da previsão de demanda. Afinal, não perder vendas por não ter como disponibilizar o que o cliente quer no momento em que ele busca é evitado a partir dessa estimativa.

Mais que isso, sua importância nessa área chega ao ponto de ser correto afirmar que se ela é bem-feita a empresa consegue:

  • evitar desperdícios, excessos ou faltas;
  • controlar o estoque com maior facilidade;
  • negociar melhores condições com fornecedores;
  • diminuir custos de armazenagem ou aquisição;
  • manter o giro em um nível adequado;
  • minimizar perdas nos processos logísticos internos.

Facilita o planejamento estratégico

Utilizada em conjunto com as previsões financeiras decorrentes dessa estimativa, o prognóstico da demanda facilita a gestão do orçamento e do fluxo de caixa. Isso é fundamental para a saúde das finanças e para o planejamento estratégico. Pois, permite a elaboração de planos para:

  • proteger a empresa de riscos;
  • garantir o atingimento de objetivos.

Por se tratar de uma ferramenta que melhora a viabilidade do que será o mercado no futuro, ela ainda cria meios de maximizar a lucratividade. Desde a alocação de recursos, até o nivelamento da produção ou das aquisições, são exemplos nesse sentido.

Cabe ressaltar que não é um processo exato. Ou seja, seu objetivo é fornecer uma visão sobre o cenário futuro próximo da realidade, para a empresa direcionar as ações de uma forma mais eficiente e objetiva.

Entretanto, toda gestão que utiliza a previsão de demanda para orientar as decisões e prever possíveis cenários têm maiores possibilidades de se destacar no mercado. Portanto, é uma alternativa essencial para o sucesso do planejamento organizacional.

Gostou do artigo e gostaria de ter acesso a outros conteúdos como esse? Então conheça as redes sociais da Metalúrgica São Raphael. Quer seja em nosso Facebook, Instagram ou LinkedIn você pode encontrar postagens de conteúdos que produzimos!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!