Compras estratégicas: tudo que você precisa saber para implementar

Compras estratégicas: tudo que você precisa saber para implementar

04 de junho de 2021

O sucesso de todo negócio depende de um conjunto de fatores internos e externos, que precisam ser bem gerenciados para alcançar bons resultados. Nesse sentido, uma gestão de compras estratégicas eficiente é imprescindível a fim de se destacar em um mercado competitivo.

 

As compras estratégicas são uma alternativa inteligente com intuito de adquirir produtos ou materiais necessários ao funcionamento da empresa, sem ter prejuízos ou comprometer o orçamento. 

 

Mas afinal, você sabe o que é compras estratégicas e a importância dela para seu negócio? Confira, neste post, tudo sobre e saiba como implementar na sua empresa!

 

O que são compras estratégicas?

Compras é um dos setores mais importantes de um negócio e tem influência em aspectos necessários, como a qualidade dos produtos, serviços e resultados. É um departamento que merece atenção dos gestores a fim de desenvolver as atividades de forma eficiente.

 

Diante disso surge o conceito compras estratégicas, que é um conjunto de técnicas para garantir a aquisição eficiente de matéria-prima, produtos ou insumos de uma empresa em condições ideais e livre de prejuízos, otimizando os custos e melhorando a margem de vendas.

 

Quais as vantagens?

A padronização e organização do processo de compras proporciona benefícios essenciais ao crescimento da empresa. Além de gerar maior competitividade, é uma prática que auxilia na tomada de decisões e a identificar as melhores formas para otimizar resultados.

 

As principais vantagens de desenvolver uma gestão de compras estratégicas são:

  • aumento do saving;
  • ganho de competitividade;
  • novas possibilidades de negócios;
  • maior proatividade e produtividade;
  • cria bons relacionamentos com os fornecedores;
  • promove o padrão de qualidade dos produtos e serviços;
  • reduz os custos, compras desnecessárias ou em excesso.

 

Como implementar compras estratégicas?

Para implementar as compras estratégicas e elevar o desempenho do departamento de compras é necessário adotar procedimentos bem definidos. Por ser uma mudança de cultura na organização, todos os colaboradores devem estar engajados e contar com o apoio dos gestores.

 

Veja quais as fases para implantar as compras estratégicas!

 

Capacite a equipe

O primeiro passo é definir um planejamento minucioso, esclarecendo objetivos e metas, tanto individuais quanto coletivas. Após isso, invista na capacitação da equipe para que saibam exatamente o que devem fazer, conhecendo todos os detalhes dos procedimentos que serão implementados.

 

Requerimentos internos

Com o planejamento definido, faça o levantamento dos processos atuais, identificando todos os contratos e compras anteriores. Assim, você saberá os pontos fortes e fracos, além de facilitar a definição de novos formatos de requerimentos internos.

 

Faça análise do mercado

Por mais que a empresa tenha bons fornecedores, é essencial fazer análises constantes no mercado com intuito de identificar novas oportunidades. Entretanto, o foco sempre deve ser a qualidade, com condições de aquisição que sejam mais atraentes para a organização.

 

Antes de analisar o mercado, é preciso atentar aos seguintes fatores:

  • avaliação de custos;
  • padronizar o critério de avaliação;
  • especificações técnicas que atendam a empresa.

 

Analise os fornecedores

A empresa deve ter confiança nos fornecedores, seja em relação à qualidade dos produtos, entregas pontuais ou regularidade legal. Por isso, antes de fechar um contrato, verifique o histórico do fornecedor, solicite documentações e conheça como são as atividades.

 

Negociações

Após realizar cotações e receber orçamentos, realize negociações para melhorar a margem de preços e encontrar condições boas ao negócio. Avalie cada proposta, identifique e defina estratégias a fim de negociar e obter preços compatíveis com o planejamento.

 

Contratos de fornecedores

Ao identificar o melhor fornecedor, ou seja, que ofereça bons preços e qualidade, é interessante fazer contratos do fornecimento. Nesse momento, realize reuniões e defina de forma clara os prazos de entregas, preços e outros fatores que garantam um atendimento eficiente.

 

Desempenho e Indicadores

Por fim, é fundamental acompanhar o desempenho dos procedimentos implementados no setor de compras e se os objetivos estão sendo alcançados. Ou seja, avaliar se os custos de compras estão sendo reduzidos, se existe padronização dos processos internos e se os fornecedores atendem bem.

 

Para tanto, a melhor alternativa é definir indicadores e monitorá-los ao longo do tempo, e assim, saber quais os pontos que estão indo bem e os que precisam melhorar. Dessa maneira, os gestores podem ter clareza sobre os processos e saber se a empresa está comprando com qualidade, na quantidade correta e com bons preços.

 

Como você percebeu, assim como o setor de vendas, as compras estratégicas são imprescindíveis ao sucesso do negócio e quando são bem realizadas, podem impulsionar resultados e contribuir nas receitas, promovendo diferenciais expressivos para se destacar no mercado.

 

Gostou do post? Agora que você entendeu mais sobre as compras estratégicas, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!