Saúde financeira da empresa: como avaliar e melhorar a saúde da sua?

Saúde financeira da empresa: como avaliar e melhorar a saúde da sua?

09 de junho de 2021

A saúde financeira é um dos pilares para o sucesso de um negócio e contribui para o equilíbrio entre receitas e despesas. Trata-se de uma gestão imprescindível para manter os compromissos em dia e buscar estratégias com foco no crescimento.

 

Nesse sentido, empreendedores ou gestores devem ter o gerenciamento financeiro como prioridade e sempre desenvolver formas de melhoria contínua. Até mesmo para evitar prejuízos e danos irreversíveis.

 

As questões econômicas de uma empresa merecem atenção constante. Veja como aperfeiçoar e avaliar a gestão no seu negócio com dicas valiosas para alcançar a saúde financeira. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é a saúde financeira?

 

A gestão de um negócio é abrangente e compreende diversos aspectos operacionais, administrativos e financeiros, que precisam estar em pleno equilíbrio para que a empresa alcance os objetivos e se mantenha competitiva no mercado.

 

Assim, a saúde financeira consiste na capacidade de uma organização manter o controle total do capital. Ou seja, o gerenciamento correto das despesas, disponibilidade de um fundo de emergência e planejamento para investir em melhorias, seja a curto, médio ou longo prazo.

 

Como avaliar a saúde financeira?

 

Analisar a situação financeira da empresa é uma oportunidade para identificar pontos fortes e fracos de modo a desenvolver estratégias e manter as finanças em dia, tanto compromissos quanto o fundo preventivo.

 

Confira algumas métricas que ajudam na análise da saúde financeira do seu negócio!

 

Índice de faturamento

 

O índice de faturamento é um indicador importante para apontar as receitas de uma organização e, por ele, é possível saber quanto a empresa recebeu em um período. Fator essencial para analisar o crescimento do seu negócio. 

 

Prazos de recebimento

 

Os prazos de recebimento são cruciais na avaliação da saúde financeira e devem ser compatíveis com o planejamento do fluxo de caixa. Ao analisar os prazos, você vai saber quanto e quando os recursos vão estar disponíveis, e com isso será mais fácil organizar as finanças.

 

Endividamento da empresa

 

Outro fator relevante é o nível de endividamento da empresa, que precisa ser obrigatoriamente examinado para se ter uma análise eficiente. Assim, é preciso comparar com os outros indicadores e alinhar os pagamentos de forma estratégica.

 

Como melhorar a saúde financeira da empresa?

 

O melhor caminho para uma empresa ter sucesso é pela administração financeira, que alinhado com a qualidade dos produtos, serviços e boas estratégias de marketing pode render ótimos resultados e levar ao reconhecimento no mercado, objetivo de qualquer negócio.

 

Sendo assim, veja dicas sucintas e práticas para melhorar a saúde financeira da sua empresa!

 

Elaborar um bom planejamento financeiro

 

O primeiro passo é elaborar um bom planejamento financeiro, independentemente da situação atual da empresa. Para tanto, reúna informações e indicadores e, com ajuda da equipe responsável, estude formas de organizar as finanças a longo prazo, seguindo um cronograma rigoroso. 

 

Criar um fundo de emergência

 

Além de arcar com os compromissos periódicos, é imprescindível ter um fundo de emergências. É uma atitude preventiva que auxilia em casos de imprevistos e necessidades, evitando que fatores externos, como crises econômicas, causem danos ao negócio.

 

Ampliar investimentos em soluções mais rentáveis

 

Planejar investimentos deve ser uma prioridade para quem deseja crescer mais e superar as expectativas dos clientes. No entanto, deve-se priorizar os produtos e serviços que já apresentam bons resultados de modo a melhorar o potencial.

 

Ainda assim, disponibilize recursos para soluções que não vão bem, para poder alcançar melhoria contínua e oferecer o melhor aos seus clientes. Dessa forma, você impulsiona as vendas e fideliza os consumidores.

 

Como você percebeu, a saúde financeira é um requisito básico para qualquer empresa alcançar o sucesso. Portanto, invista em uma gestão eficiente e organize as finanças para promover um crescimento economicamente sustentável do seu negócio.

 

Agora que você sabe algumas técnicas para melhorar a saúde financeira do seu negócio, que tal investir no potencial do seu ponto de vendas? Baixe nosso Guia Completo: Como organizar sua loja para vender mais e obtenha melhores resultados no PDV!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!