Aço inox: tudo que precisa saber sobre ele

Aço inox: tudo que precisa saber sobre ele

22 de março de 2024

O aço inox é uma das ligas metálicas mais populares no mundo, utilizado em inúmeras aplicações profissionais e domésticas. Consiste em um material altamente resistente à corrosão e ao calor.

Suas propriedades garantem a ele um bom desempenho em diversas atividades. Por isso, oferece muitas vantagens e um ótimo custo-benefício para as empresas, independentemente do setor.

Neste artigo, você vai conferir os principais tipos de aço inox, suas aplicações e por que é indispensável contar com produtos de qualidade. Acompanhe!  

O que é aço inox?

O aço inox é uma liga metálica de alto potencial anticorrosivo composta por ferro, carbono, cromo e níquel. Também chamado de aço inoxidável, existe em diferentes tipos e é um material de elevada resistência mecânica e calor.

Com o avanço da metalurgia, o aço inox pode ser desenvolvido em diferentes formas, conforme cada tipo de aplicação. Além da ductilidade, conta com propriedades para a devida segurança e versatilidade.

Quais são os tipos de aço inox?

É possível notar mais de 50 tipos de aço inox, divididos em categorias — definidas conforme a microestrutura do material, ou seja, quais são os componentes utilizados na fabricação do aço e como será o seu desempenho.

Veja abaixo os principais tipos de aço inox!

Ferríticos

Reconhecidos pela resistência elevada à corrosão, o aço inox ferrítico é composto em maior parte por cromo e pouco níquel. A liga é de ferro e cromo, apresentando uma aparência cristalina e boa estampabilidade, ideal para produtos planos.

Austeníticos

Os tipos de aço inox austeníticos são desenvolvidos com base na austenita, composto misto de ferro e carbono criado em alta temperatura. Trata-se de um dos mais comuns que oferece elevada tenacidade e resistência a temperaturas intensas.

Duplex ou misto

O aço inox duplex consiste em uma mistura dos tipos austenítico com o ferrítico, reunindo as propriedades de ambos. O material tem baixa concentração de níquel e alta de cromo, boa soldabilidade e uma elevada resistência à tração.

Endurecíveis por precipitação

O aço inox endurecido por precipitação reúne as características e propriedades dos tipos austeníticas e martensíticas. Para o endurecimento, são adicionados outros elementos, como o cobre, titânio, nióbio e alumínio, conferindo alta resistência à tração.

Martensíticos

O aço inox martensítico conta com um alto teor de carbono e pouco cromo, e não é uma liga magnética. Um material que tem suas propriedades aprimoradas pelo tratamento térmico, mas apresenta baixa soldabilidade em comparação a outros tipos.

Qual a aplicabilidade do aço inox?

Os diferentes tipos de aço inox permitem variadas aplicações em peças, componentes, acessórios e equipamentos, sendo encontrados em muitas áreas da economia e até mesmo em utensílios domésticos.

Reunimos abaixo quais são os segmentos que utilizam o material, por exemplo:

  • Construção civil: nas ferramentas, revestimentos e acabamentos;
  • Hospitais: utensílios, equipamentos e acessórios médicos;
  • Alimentício: presente em equipamentos para a produção de alimentos;
  • Eletrônicos: como acabamento ou componente dos eletrodomésticos;
  • Automobilístico: o aço inox é utilizado na fabricação de veículos;
  • Utensílios domésticos: pias, fogões, geladeiras e outros.

Quais são as vantagens do aço inox?

Durabilidade

Uma das características marcantes do aço inox é a alta durabilidade, devido à resistência a corrosão e temperatura. O material resiste à exposição ao tempo e ao uso, com uma vida útil longa e preservando as suas propriedades.

Resistência

O aço inox tem boa ductilidade, tenacidade e, dependendo do tipo, elevada resistência mecânica, mantendo-se firme diante dos impactos e da fricção.

Estética

A aparência do aço inox é outro diferencial considerado por muitos como o mais moderno, agradável e bonito. Dependendo da aplicação, é possível desenvolver um acabamento fosco, lixado ou polido, que dá um aspecto brilhante à peça.

Fácil de limpar

Os acessórios, revestimentos e utensílios que utilizam o aço inox são fáceis de limpar, pois a superfície não acumula impurezas. Por esse motivo, é um dos tipos de liga metálica mais utilizadas nos setores hospitalar e alimentício.

Sustentável

Assim como outros tipos de metais, o aço inox é 100% reciclável. Sendo assim, os resíduos podem ser utilizados para produzir novos itens, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.

Qual a importância de um material de qualidade?

Priorizar a qualidade do material é um requisito essencial para garantir segurança e durabilidade, independentemente da forma de uso.

Com itens confiáveis e produzidos por meio de criteriosos padrões de qualidade, você terá maior desempenho nas aplicações. Sobretudo, a possibilidade de reduzir custos e evitar todos os riscos de utilizar acessórios que não contam com uma boa procedência.

Qual a política de qualidade da Metalúrgica São Raphael?

A escolha de um fornecedor confiável e que tenha credibilidade no mercado é a base para ter produtos e acessórios de qualidade. Principalmente quando se trata dos artefatos de aço, que devem ser resistentes e atender todas as normas técnicas.

Na Metalúrgica São Raphael você encontra todos os requisitos para contar com os melhores artefatos e acessórios em aço inox, como gancho, pitão, escápula, corrente sem fim, corrente soldada e argola. Em mais de 80 anos de história, atua por meio da inovação, excelência e processos certificados em qualidade.

Os pilares da Política de Qualidade definida e praticada na São Raphael são:

  • busca da satisfação plena de todos os clientes;
  • melhoria contínua dos processos, serviços e produtos;
  • busca constante por novas tecnologias;
  • compromisso com o atendimento aos requisitos legais e técnicos;
  • valorização do capital humano e motivação dos colaboradores;
  • garantia de reinvestimento e sustentabilidade.

Gostou de saber tudo sobre o aço inox? Que tal conhecer uma linha de produtos em aço ideais para sua empresa? Acesse o nosso site e confira uma linha completa de acessórios e artefatos em aço produzidos com um elevado padrão de qualidade!


Voltar

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Veja nossas últimas notícias!

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!