Redução de custos: saiba como aplicar em sua empresa sem prejudicar o crescimento!

Redução de custos: saiba como aplicar em sua empresa sem prejudicar o crescimento!

23 de julho de 2021

A redução de custos é um objetivo comum a todos os tipos de negócio, independentemente do segmento de atuação e porte. É uma medida importante para otimizar o orçamento, e não deve ser adotada apenas em tempos de crise.

 

No entanto, para ser eficiente, a redução de custos precisa acontecer de forma estratégica e bem planejada, de modo a não comprometer o crescimento da empresa. Assim, é possível ter decisões mais acertadas e contribuir para elevar desempenho e competitividade.

 

Afinal, como fazer a redução de custos de maneira inteligente sem prejudicar a expansão do negócio? Continue a leitura e veja dicas valiosas para diminuir gastos e preservar a saúde financeira da sua empresa!

 

A importância da redução de custos nas empresas

A gestão interna tem uma responsabilidade essencial na sobrevivência do negócio, especialmente considerando as adversidades e desafios do mercado. Nesse sentido, um dos pilares para desenvolver um gerenciamento eficiente é a redução de custos.

 

Trata-se de um conjunto de ações capazes de tornar a atuação de uma empresa mais enxuta, consciente e econômica, sem comprometer qualidade e crescimento. Ou seja, é a redução de desperdícios, retrabalhos e outros fatores que otimizam o orçamento empresarial.

 

Nessa perspectiva, os benefícios da redução de custos são:

  • competitividade elevada;
  • disponibilidade de capital;
  • aumento da rentabilidade;
  • facilidade para identificar gargalos.

 

Etapas para uma redução de custos eficiente

Embora pareça uma ação simples, a redução de custos em uma empresa precisa ser planejada. Para tanto, é necessário avaliar alguns requisitos que são alvo de gastos excessivos em todo negócio, e podem ser diminuídos sem prejudicar o desenvolvimento.

 

Veja alguns passos que ajudam a reduzir custos nas organizações!

 

Reavalie o sistema tributário

Alocar a empresa em um regime tributário inadequado, que não seja compatível com o porte do negócio, pode gerar custos e prejuízos com o fisco. Por isso, avalie o sistema tributário e tenha certeza de que está adequado ao negócio, evitando transtornos sérios.

 

Negocie com fornecedores

Uma das melhores formas de reduzir custos é manter negociações periódicas com fornecedores. O aumento do volume de compra, adequado ao seu negócio, pode ajudar a encontrar melhores condições para ambos. Dessa forma, você pode reduzir os custos e ter produtos de qualidade, o que fará grande diferença no balanço mensal e anual.

 

Estude os processos internos

Importante etapa para redução de custos, é a realização de análises periódicas dos procedimentos adotados e processos que o produto ou serviço sofrem ao longo de sua linha. 

 

Uma simples modificação de layout e otimização da rota, desde a matéria-prima até a embalagem e estocagem, podem melhorar o rendimento e diminuir o lead time, gerando grandes reduções de custos.

 

Invista em ações de marketing digital

As estratégias de marketing digital são imprescindíveis para se comunicar, atrair e converter clientes, influenciando diretamente nos resultados. Sendo assim, investir em ações de marketing nas redes sociais é uma alternativa eficiente e econômica de disseminar campanhas ao público-alvo.

 

Tenha um bom controle de ponto

Outro fator que precisa ser avaliado para redução de custos é o controle de ponto, que pode ajudar a otimizar tempo e reduzir custos com horas extras. Por isso, invista em um controle de ponto eficiente e criterioso para gerenciar funcionários, melhorar produtividade e evitar problemas com as leis.

 

Conscientize sua equipe sobre a redução de custos

A redução de custos é uma prática colaborativa, ou seja, todos os funcionários e setores devem estar envolvidos para atingir os resultados esperados. Portanto, faça campanhas internas sobre a importância da redução de custos e determine procedimentos que garantam que as ações sejam cumpridas.

 

A redução de custos é primordial ao crescimento

O mercado está mais competitivo e empresas que desejam se destacar precisam ter uma atuação de excelência. Sendo assim, reduzir custos e desperdícios é essencial para otimizar processos e produtos de modo a atingir melhores resultados.

 

Nesse contexto, é importante que a gestão tenha a redução de custos como uma prioridade no planejamento estratégico, pois é um dos requisitos do sucesso. Além disso, quando adotada como hábito constante na empresa, proporciona benefícios cruciais e diferenciais competitivos.

 

Embora pareça algo simples, a redução de custos deve ser pensada de maneira estratégica e envolver toda a equipe com intuito de alcançar resultados satisfatórios. Agora que você já sabe os passos de modo a atingir esse objetivo, não deixe de aperfeiçoar seus processos para crescer com consistência e solidez.

 

Gostou do artigo? Então, cadastre seu e-mail e tenha acesso a conteúdos relevantes sobre o mercado metalúrgico, além de dicas sobre logística e estratégias. 


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!