Passo a passo para sua empresa se adaptar ao varejo 4.0

Passo a passo para sua empresa se adaptar ao varejo 4.0

28 de abril de 2023

O varejo 4.0 representa uma grande evolução na forma de empreender e se relacionar com o consumidor. Por isso, é algo que deve estar entre os objetivos das empresas que querem ganhar destaque em um cenário tão competitivo.

 

Sua ascensão provocou mudanças substanciais no mercado e no comportamento do público. É um momento influenciado pelo avanço tecnológico, que proporciona benefícios importantes para todos.

 

Nesse contexto, buscar alternativas para se adaptar às novas tendências e modos de consumo deixou de ser apenas uma opção, tornando-se uma necessidade, principalmente nos empreendimentos que querem alcançar sucesso e estabilidade.

 

Você deseja que seu negócio alcance crescimento acelerado e sólido? Então, é indispensável desenvolver estratégias como essa. Para te ajudar, preparamos um passo a passo sobre como adotar o varejo 4.0 e obter resultados surpreendentes. Confira!

 

Definição de varejo 4.0

 

Apesar da tecnologia ser uma marca de ambos, o varejo 4.0 vai além do e-commerce, criando uma experiência em que os limites entre o físico e virtual se apagam. Na prática, isso significa que eles se complementam para formar a jornada de compra.

 

Dessa forma, o cliente consegue aproveitar ao máximo as vantagens que cada um dos canais apresenta, sem precisar sofrer com a falta de conexão entre eles, obtendo um atendimento diferenciado.

 

Benefícios do varejo 4.0

 

O varejo 4.0 cria um novo nível de complexidade para a operação de lojas físicas e virtuais, requerendo uma adaptação dos empreendedores. Porém, todo o esforço e investimento valem a pena diante dos benefícios que gera, incluindo:

 

  • promoção de uma experiência do cliente marcada pela agilidade, comodidade e conforto;
  • formação de vínculo de fidelidade a partir da construção de um relacionamento mais próximo e adequado às demandas do consumidor;
  • maior capacidade de atendimento e de personalização nas interações, ao utilizar dados como base para compreender o perfil de consumo;
  • melhoria do posicionamento da marca no mercado ao embasar as estratégias em informações sólidas;
  • melhoria dos resultados, já que as vendas aumentam com a ampliação dos canais de contato e da disponibilidade deles.

 

Importância da modernização empresarial

 

Atuar com foco na experiência do cliente é um grande diferencial, principalmente diante de um mercado tão competitivo. Dessa forma, a evolução da tecnologia proporciona facilidades importantes para estreitar o relacionamento com o público.

 

Assim, definir um planejamento voltado a inovar e modernizar os processos na empresa é uma estratégia relevante, que contribui para agregar competitividade ao negócio. Além disso, promove a fidelização dos consumidores e potencialização dos resultados.

 

Como aplicar o varejo 4.0 na empresa

 

A transformação digital e comportamental que gerou o varejo 4.0 se constrói à medida que impacta quatro aspectos: ambiente, tecnologia, serviços e talento.

 

O primeiro se refere à loja física, porque seu ambiente precisa ser atrativo, tecnológico e funcional para se encaixar ao novo mercado.

 

Assim, a tecnologia é outra base disso ao abrir possibilidades que facilitam a operação, ao mesmo tempo que impactam a experiência de compra.

 

Associado a ela, está o conceito de serviços, no qual não basta vender, é imprescindível oferecer soluções e cativar o público.

 

O último ponto é o talento do qual as interações tanto dependem, mas a importância da equipe não se limita às relações humanas. Afinal, desempenha um papel central para o melhor aproveitamento das inovações. Entre as melhores práticas para isso se destacam:

 

  • usufruir do melhor que o digital tem a oferecer para seu negócio — da automação até novas formas de pagamento —, para garantir a eficiência da operação;
  • promover a continuidade entre os canais — mantendo o mesmo portfólio de produtos disponível em todos os pontos, renovando nos PDVs —, para que os compradores possam obter uma experiência inovadora e conectada;
  • personalizar ao máximo o atendimento, adaptando os itens às necessidades regionais, oferecendo soluções para as demandas de cada um e proporcionando interações positivas;
  • integrar os processos empresariais de ponta a ponta, da cadeia de suprimentos à entrega, criando um fluxo de tarefas e informações contínuo que facilite sua gestão;
  • desenvolver uma estratégia de comunicação omnichannel e próxima, cuja coerência dos interlocutores esteja presente em todos os meios, de modo a eliminar a fricção e agradar ao público.

 

9 tecnologias para adaptar sua empresa ao varejo 4.0

 

O varejo 4.0 é uma evolução necessária para atender uma geração conectada e tecnológica. Por isso, é indispensável às empresas que desejam estar sempre na preferência dos clientes. Veja quais inovações usar para modernizar seu negócio:

 

  • Internet das Coisas — IoT

 

A internet das coisas é uma grande tendência para as empresas, pois, é a possibilidade de conectar diversos equipamentos e objetos à rede. Assim, eles podem trocar informações, proporcionando maior praticidade e conforto para os consumidores, enquanto melhoram a experiência de compra.

 

  • Realidade virtual e aumentada

 

Essas tecnologias são altamente eficientes para atrair a atenção dos clientes em um estabelecimento. Trata-se da combinação de elementos virtuais com ambiente real, ou da demonstração de algo totalmente digital, sendo extremamente importante para desenvolver estratégias de marketing e gerar engajamento do público-alvo.

 

Ainda, é uma opção para levar mais praticidade às atividades e trazer mais detalhes de um projeto sem precisar estar em algum lugar específico, por exemplo. É um recurso em alta na construção civil.

 

  • Inteligência Artificial — IA

 

Outro aspecto presente no varejo 4.0 é o uso da inteligência artificial. É uma tecnologia muito versátil que pode ser aplicada de diversas formas em uma empresa, facilitando as operações internas e contribuindo para a satisfação do cliente. É possível implementar a IA nos seguintes aspectos:

 

 

  • Aplicativos e soluções mobile

 

Os aplicativos são utilizados por todos os clientes para realizar diversas tarefas no dia a dia, inclusive compras. Assim, investir em soluções mobile é uma ótima alternativa para atrair consumidores e vender mais, além de fortalecer a marca para se destacar da concorrência.

 

  • Pagamentos com um clique

 

Um dos fatores mais importantes durante o processo de compra é facilitar o pagamento. Contudo, é preciso proporcionar aos clientes formas modernas, rápidas e livres de taxas abusivas para fazer pagamentos com praticidade e comodidade, uma vez que isso conta bastante para a fidelização dos consumidores.

 

  • Soluções omnichannel

 

As soluções omnichannel consistem em criar e disponibilizar diversos canais de comunicação de forma integrada, permitindo que o consumidor tenha várias possibilidades.

 

Considerando que o público moderno busca informações em diferentes vias, disponibilizar meios de comunicação para esse perfil de cliente é essencial para a competitividade. Para tanto, algumas opções incluem:

 

  • site;
  • e-mail;
  • telefone;
  • chat on-line;
  • redes sociais;
  • blogs com conteúdo relevante;
  • aplicativos de mensagens instantâneas;

 

Dessa forma, é possível tornar os processos de compra rápidos e fáceis, conectando melhor os departamentos para aprimorar a experiência do consumidor. No entanto, é fundamental dar atenção ao cliente e fornecer o feedback para todas as suas solicitações.

 

  • Big Data

 

O Big Data é uma tecnologia que permite coletar e tratar um grande volume de dados, facilitando a identificação de padrões e tendências.

 

No varejo 4.0, ele se torna um aliado para acumular em um só lugar as informações dos diversos canais, correlacionando-as para:

 

 

  • Experiência do Usuário — UX

 

Todas as interfaces desenvolvidas para que os clientes acessem as tecnologias que apoiam o varejo 4.0 precisam ter algo em comum: usabilidade. Isso se refere à facilidade de navegação e operação.

 

Mas a UX não se limita a esse contexto, afinal, no ambiente físico também é necessário promover esse tipo de facilitação. Um bom exemplo é o layout da loja, que deve permitir que o consumidor compreenda onde está cada seção para se movimentar rapidamente.

 

  • Cultura orientada a dados

 

Dados estão diretamente envolvidos com o varejo 4.0, desde o uso das tecnologias em que são coletados até as que permitem isso, passando pela sua aplicação para adaptar a empresa a esse novo modelo.

 

Porém, seu máximo de aproveitamento só acontece quando há uma cultura orientada a eles. Nesse sentido, fazer o investimento nas soluções e aplicar as práticas começa em ter uma mentalidade que entenda sua importância.

 

A partir disso, as decisões adotam essas bases com maior naturalidade, criando o hábito de utilizá-los antes de agir. Como efeito, os direcionamentos estratégicos ou financeiros se tornam eficientes, maximizando a performance do negócio.

 

A tecnologia proporciona benefícios importantes às empresas e aos consumidores, tornando as operações econômicas, práticas e eficientes. Essa é uma grande tendência que promete mudar ainda mais o comportamento no mercado.

 

Assim, inovar e evoluir para o varejo 4.0, entendendo tanto a importância quanto os impactos de se modernizar, faz o empreendimento sair na frente. Afinal, essa proposta é um grande diferencial capaz de impulsionar os resultados do negócio.

 

Para acompanhar outras dicas da Metalúrgica São Raphael, conheça nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn para você não perder nenhuma novidade!

 


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!