Confira 12 dicas de PDV para atrair mais clientes!

Confira 12 dicas de PDV para atrair mais clientes!

24 de março de 2023

Pessoa usando PDV para realizar venda

 

Você sabe o que é PDV? O termo significa ponto de venda. Assim, ele se refere ao local (físico ou virtual) por meio do qual as vendas são realizadas. Esse é um conceito importante para os varejistas, já que traz um canal de contato com o público.

 

Por esse motivo, é preciso saber como adotar estratégias que ajudem a atrair os clientes — e existem algumas dicas de PDV que podem ajudar. Quer saber quais são? Continue a leitura e veja 12 práticas para aplicar no ponto de venda!

 

1. Invista em um bom layout

Comece investindo em um bom layout. Promova uma aparência adequada, com boa circulação e faça com que todos os itens possam ser facilmente localizados. Para não errar, vale ter suporte profissional para montar e executar o projeto.

 

2. Conheça seu público

Para entender como organizar o PDV de maneira mais atrativa, é necessário conhecer o seu público. Assim, entenda quais são os produtos mais procurados, de que forma é possível relacionar as mercadorias, entre outras coisas. Aqui, também vale recorrer às pesquisas de mercado e análises internas de modo a tomar decisões mais acertadas.

 

3. Mantenha a organização do PDV

Uma das principais dicas de PDV é manter a organização. Em lojas virtuais, é mais fácil, já que tem mais relação com a estruturação de categorias e produtos relacionados. Porém, nos espaços físicos a atenção deve ser redobrada, garantindo que as mercadorias estejam organizadas no local correto, em um espaço limpo e com os devidos preços.

 

4. Sinalize ao consumidor onde estão os itens

É essencial que os consumidores encontrem os itens facilmente pelo PDV. Nesse caso, invista em sinalização que indique os tipos de produtos dispostos em cada prateleira. Além disso, vale a pena ter colaboradores à disposição para esclarecer eventuais dúvidas na loja.

 

5. Siga as estratégias e vendas definidas

Tenha estratégias de venda definidas para potencializar os resultados do negócio, como:

 

  • técnicas de abordagem pela equipe;
  • criação de kits e promoções específicas;
  • posicionamento correto dos produtos, conforme o público específico.

 

6. Tenha uma boa gestão de estoque

Já pensou perder uma venda por falta de estoque? Ou perder mercadorias por que os produtos não tiveram saída? Para evitar esses problemas, é fundamental ter uma boa gestão de estoque. Isso ajudará a garantir um volume adequado de produtos e definir as compras de cada item, evitando faltas e excessos.

 

7. Dê atenção à circulação e iluminação

As pessoas gostam de olhar o produto para ter certeza de que ele atenderá ao que ela precisa. Portanto, tenha boa iluminação no espaço e garanta que os clientes conseguirão circular livremente pelo PDV, com conforto. Dessa forma, eles ficarão mais à vontade para analisar as mercadorias.

 

8. Aposte no marketing sensorial

O marketing sensorial pode ajudar a aumentar as vendas, então ele está entre as dicas de PDV. A ideia é utilizar os diferentes sentidos para atrair e conquistar o público, por exemplo:

 

  • audição: utilize sons ambientes, conforme o estilo da loja e público-alvo;
  • olfato: o uso de aromatizantes pode deixar o ambiente mais agradável ou explorar memórias olfativas;
  • visão: deixe o ambiente bem decorado, bonito e em harmonia. Também vale criar pontos de destaque para determinados produtos, por exemplo.

 

9. Tenha um bom atendimento

A equipe do PDV deve estar preparada para prestar um atendimento de alta qualidade. Para tanto, ofereça treinamentos e capacitações de modo que eles entendam mais sobre o negócio, as necessidades do cliente e boas técnicas de vendas, sempre de maneira humanizada e próxima. Com essa estratégia, será mais fácil cativar o público.

 

10. Entenda quais são os hot points da sua loja

Os hot points de um PDV são aqueles espaços de mais destaque, que podem gerar oportunidades de venda de modo estratégico. Por exemplo, corredores de passagem obrigatória podem ser preenchidos com itens de menor saída, visando estimular as compras.

 

11. Garanta que os preços estejam em pontos fáceis de localizar

Ao organizar o PDV, não se esqueça de ter atenção aos preços: eles devem estar visíveis e de forma clara, sem gerar dúvidas sobre o valor total ou a qual produto ele pertence. Isso é importante para alinhar as expectativas dos clientes — além de ser uma obrigação legal.

 

12. Ofereça um bom mix de produtos

Por fim, não se esqueça de ter um bom mix de produtos. Verifique quais são os itens e marcas mais procurados pelos clientes para ter um estoque variado, mas sem excessos. Dessa maneira, as chances de conseguir atender as necessidades do público e fechar vendas aumentam.

Gostou do conteúdo? Para conferir mais dicas incríveis para auxiliar em seu negócio, siga as redes sociais da Metalúrgica São Raphael: LinkedIn, Instagram e Facebook!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!