Conheça as 4 fases da estratégia de vendas e alavanque seu negócio!

Conheça as 4 fases da estratégia de vendas e alavanque seu negócio!

23 de setembro de 2022

Saiba a importância de ter uma estratégia de vendas

 

Uma boa estratégia de venda tem grandes impactos nos resultados obtidos pela empresa. Afinal, é por meio dela que será possível concretizar negócios e ter entradas suficientes para manter o funcionamento do empreendimento.

 

Porém, é comum que surjam perguntas sobre o que observar nesse processo e quais práticas podem ajudar a ampliar as vendas. Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste conteúdo para entender a importância de ter uma estratégia de venda e as 4 fases que ela deve ter!

 

Importância de planejar e organizar uma estratégia de vendas

A estratégia de vendas envolve entender os objetivos comerciais da empresa e o caminho que deve ser traçado para alcançá-los. Logo, desenvolvê-la é fundamental para identificar as melhores práticas de modo a conquistar os resultados desejados.

 

Isso porque a estratégia funcionará como um guia, organizando detalhes relevantes, como:

 

  • prioridades;
  • canais utilizados;
  • medidas que podem ser adotadas.

 

Dessa forma, os processos funcionam de maneira mais estruturada e podem entregar resultados mais alinhados.

 

4 fases da estratégia de vendas

Entendendo a relevância de ter uma boa estratégia de vendas, é importante conhecer as quatro fases envolvidas. Assim, você pode pensar em como estruturá-las da melhor forma na empresa. Confira!

 

1. Encontre clientes potenciais

O primeiro passo é encontrar clientes que possam se interessar pelas soluções da empresa. Para isso, as estratégias de marketing são fundamentais, especialmente nos meios digitais.

 

O uso de sites, redes sociais e outras práticas online atraem leads. Desse modo, há chances de identificar contatos que podem ser trabalhados com foco em uma venda futura.

 

2. Conquiste clientes potenciais

Para que as vendas sejam concretizadas, é preciso saber como conquistar os clientes. Aqui, é fundamental ter boas técnicas de vendas e utilizar diferentes práticas de negociação, como:

 

  • oferecer suporte;
  • superar objeções;
  • identificar as necessidades do consumidor.

 

3. Mantenha os clientes que conquistou

A fidelização de clientes tem menos custos do que a aquisição de novos consumidores. Então, trabalhe para manter o relacionamento a longo prazo. Assim, invista em um bom pós-venda de modo a:

 

  • criar proximidade;
  • solucionar eventuais problemas;
  • aumentar as chances de que o comprador retorne em outras oportunidades.

 

4. Venda mais para esses compradores

Por fim, aproveite a fidelização para aplicar estratégias de marketing específicas para os clientes já conquistados, como:

 

  • cupons de descontos;
  • programas de fidelidade;
  • conteúdos educacionais.

 

O objetivo é entregar valor e superar expectativas para que eles se tornem compradores recorrentes e, até mesmo, defensores da marca, gerando indicações.

 

Dicas práticas para vender mais

Para ter mais sucesso em cada etapa da estratégia de venda, confira as dicas a seguir!

 

Oferecer benefícios além do produto/serviço

Ao lidar com o cliente, demonstre para eles os benefícios que superam o produto ou serviço. Apresente os diferenciais da sua solução, com foco em gerar valor e maior interesse do público.

 

Personalizar as ofertas

É interessante criar ofertas personalizadas considerando as necessidades e preferências de cada cliente. Para isso, você pode analisar o perfil do consumidor ou o histórico de compras, se houver.

 

Usar a abordagem comercial como uma entrevista

Durante o atendimento, pense em uma estrutura de entrevista: faça perguntas para entender o que o cliente quer e quais são as expectativas dele em relação à compra.

 

Assim, há chances de apresentar soluções alinhadas. Isso aumenta as chances de vender e otimiza a experiência do consumidor.

 

Ter a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada quando se fala de estratégias de vendas. Isso porque ela permite registrar, armazenar e analisar diversos dados sobre clientes, produtos e serviços. Assim, você consegue gerar relatórios diversos de modo a elaborar estratégias específicas.

 

Ademais, a tecnologia disponibiliza ferramentas, como as redes sociais ou sites para e-commerce, que podem gerar novos canais de vendas.

 

Prezar a qualidade dos serviços e produtos

Por fim, mantenha sempre o foco em serviços e produtos de alta qualidade. Os clientes cada vez mais procuram o custo-benefício, preferindo itens com boa durabilidade que ofereçam mais vantagens.

 

Pronto! Conhecendo as 4 fases de uma estratégia de venda, você pode aplicar as nossas dicas para otimizar os resultados do negócio. Para isso, conte com a Metalúrgica São Raphael. Produzimos e comercializamos materiais certificados e de alta qualidade, como:

 

  • pitões;
  • ganchos;
  • correntes;
  • cabo de aço.

Quer mais dicas? Complemente a leitura com o artigo Técnicas de Vendas: estratégias que geram resultados!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!