Ferro e aço: entenda qual é o melhor

Ferro e aço: entenda qual é o melhor

16 de setembro de 2022

Entre ferro e aço, aço é mais versátil

 

O ferro e aço são elementos comuns no dia a dia, sendo essenciais para economia e sociedade. Eles constituem produtos e acessórios indispensáveis para a realização de inúmeras atividades. Apesar disso, é natural ter dúvidas sobre as diferenças e aplicações desses materiais.

 

Nesse contexto, eles contam com características distintas, que influenciam diretamente na forma de uso e desenvolvimento de cada produto. Em vista disso, é primordial que todo profissional que trabalha com esses componentes compreenda os conceitos básicos do assunto.

 

Você deseja saber mais sobre o tema e entender quais são essas diferenças? Então, este post ajudará! Continue lendo e saiba o que difere o ferro e aço, qual a composição, onde podem ser aplicados e outras informações relevantes!

 

Qual a composição do ferro?

Considerado um dos elementos mais abundantes no universo, o ferro é extraído da natureza em forma de minérios como óxidos de ferro (magnetita, hematita e goethita) que, por reações em processos siderúrgicos, o ferro metálico é formado.

 

Trata-se de uma matéria química importante, base para o desenvolvimento de diversos tipos de produtos e acessórios no mercado global.

 

Qual a composição do aço?

O aço é uma liga metálica composta de ferro e carbono, produzidos por metalurgias, o ferro gusa é transformado em aço por meio de purificação.

 

Nessa etapa, o carbono reage com oxigênio e separa o ferro para obtenção do aço para utilizarmos em inúmeras aplicações.

 

Quais as principais diferenças entre ferro e aço?

Embora pareçam a mesma coisa, o ferro e aço diferem em relação à composição e as características técnicas. São aspectos que devem ser observados para direcionar o uso adequado para cada atividade, principalmente no meio profissional.

 

Veja, a seguir, quais as principais diferenças entre ferro e aço!

 

Força

Tanto o ferro quanto o aço são materiais extremamente fortes, no entanto, por ser formado de ferro e carbono, o aço apresenta maior resistência e ductilidade. Por isso, é a base para a fabricação de muitos produtos no mercado em todo o mundo.

 

Durabilidade

A durabilidade é uma das principais diferenças entre o ferro e aço. Nesse sentido, o aço é um material mais durável, principalmente devido à composição e o acabamento, que contribuem para ter peças mais resistentes à:

 

  • umidade;
  • temperatura;
  • ação do tempo.

 

Corrosão e oxidação

O ferro é um material que sofre oxidação com facilidade, devido ao contato com o oxigênio e a água, e também gera corrosão, formando a ferrugem. Por outro lado, pela composição da liga, o aço é mais resistente a esses fatores.

 

Custo

Apesar de cada produto constituído de ferro e aço ter valores diversos e seguir critérios específicos, o aço é considerado mais barato em relação ao ferro. Sendo assim, tem um preço mais acessível na maioria dos produtos encontrados no mercado.

 

Versatilidade

Por ter um acabamento resistente e maior possibilidade de aplicação industrial, o aço é um material mais versátil em relação ao ferro. Com isso, é um elemento que oferece maior flexibilidade para o uso, o que explica ser um dos elementos mais utilizados.

 

Sustentabilidade

O aço é um material 100% reciclável e oferece possibilidades para evitar a extração de matéria-prima no meio natural. Por esse motivo, é um elemento mais sustentável do que o ferro e pode contribuir para manter a economia sem prejudicar o meio ambiente.

 

Além disso, há preferências na utilização do aço por que pode ser trabalhado por forja, laminação e extrusão.

 

Quais as aplicações do ferro e aço?

O aço é uma liga que conta com diversas aplicações, inclusive, maior do que o próprio ferro. Sobretudo, é um elemento que pode ser usado para produzir outras ligas metálicas, como o aço inoxidável.

 

Nesse sentido, o aço é a base dos produtos de uma metalúrgica, que produz peças e acessórios para todos os setores da economia, como:

 

  • logística;
  • indústrias;
  • comércios;
  • uso pessoal;
  • ferramentas;
  • construção civil;
  • diversas aplicações comuns no dia a dia.

 

O ferro é utilizado para a fabricação do aço e em situações que exigem maior rigidez e tenacidade. Um exemplo típico do uso do aço são:

 

  • esgoto;
  • panelas;
  • tampas de bueiros;
  • peças de máquinas e veículos.

 

Podemos concluir que o aço e ferro são materiais importantes e com uma ampla gama de aplicações no meio profissional, comercial e pessoal. Por isso, é importante escolher o elemento ideal, produzido por empresas confiáveis, para ter resistência, segurança e durabilidade.

Agora que entendeu as diferenças entre ferro e aço, o que acha de ver diversos conteúdos interessantes? Não perca tempo e siga nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!