Ductilidade: entenda o que é e como identificar

Ductilidade: entenda o que é e como identificar

25 de junho de 2021

A ductilidade é uma propriedade essencial aos profissionais que atuam com materiais que necessitam se deformar, como o aço trabalhado na São Raphael.

 

O soldador é um dos responsáveis por essa análise. Deve conferir a qualidade, segurança e resistência do material de modo a evitar problemas na conformação das peças e consequentemente insatisfação do cliente. Além disso, o profissional precisa avaliar as propriedades de força, rigidez e a ductilidade.

 

Mas afinal, você sabe o que é ductilidade e como identificá-la? Confira, neste post, tudo sobre o assunto!

 

O que é a ductilidade?

A ductilidade consiste no grau de deformação que um material pode ter até o rompimento completo da sua estrutura. É a capacidade de um componente em sofrer deformações, sem apresentar trincas, rachaduras e outras formas de ruptura parcial ou total.

 

De maneira simples, é a capacidade de um material sofrer deformação plástica (permanente), quando submetido a um esforço elevado causando o alongamento do objeto sem a sua ruptura.

 

Os metais são materiais conhecidos por ter uma excelente ductilidade, como:

 

  • aço;
  • ouro;
  • ferro;
  • cobre;
  • alumínio.

 

Qual a diferença entre ductilidade e fragilidade?

Embora sejam confundidas no mercado, a ductilidade e a fragilidade possuem propriedades opostas, que devem ser bem entendidas para lidar com materiais. A ductilidade é a capacidade do material de se deformar permanentemente antes de apresentar rupturas.

 

Por sua vez, a fragilidade acontece quando o objeto sofre rompimentos ou rupturas espontâneas quando exposto a cargas ou tensões, sem se deformar. Ou seja, o material quebra sem apresentar nenhum alongamento. Por isso, quanto maior a ductilidade, menor será a fragilidade do componente.

 

Como identificar a ductilidade de um material?

A ductilidade é medida por testes, sendo que os resultados são expressos em porcentagem. O principal teste para identificar a ductilidade de um material é o ensaio de tração, procedimento que realiza a aplicação de forças perpendiculares à superfície da amostra até ocorrer sua ruptura.

 

Dessa forma, é possível saber qual a capacidade do objeto em suportar essas tensões até se romper totalmente. Nesse processo, é medida a ductilidade e os resultados considerados de modo a definir a melhor forma de utilização e aplicação dessa matéria-prima.

 

Metalúrgica são Raphael: sinônimo de qualidade e resistência!

A análise da ductilidade é imprescindível aos profissionais que usam componentes metálicos e de aço, pois determinam a resistência e qualidade das peças. Sendo assim, contar com fornecedores confiáveis e que ofereçam produtos com características corretas para uma conformação adequada é indispensável.

 

Para tanto, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa. Com 80 anos atuando no mercado, a empresa é tradicional e conta com certificações importantes, como a ISO 9001:2015, de modo a oferecer produtos fabricados em processos modernos, tecnológicos e extremamente rigorosos.

 

A São Raphael disponibiliza uma linha completa de correntes, cabos de aço e acessórios de aço para as mais diversas aplicabilidades. São soluções resistentes e que atendem aos padrões de segurança, qualidade e desempenho.

 

Como você percebeu, a ductilidade é uma propriedade importante e deve ser bem avaliada em uma linha de produção. Afinal, contar com materiais dúcteis é essencial quando pensamos em processos de dobras de aços e outras matérias-primas, garantindo segurança e durabilidade, independentemente da aplicação.

 

Gostou do post? Se você deseja conhecer produtos e soluções de qualidade, acesse nosso site.


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!