Veja como evitar a oxidação do ferro em seus estoques

Veja como evitar a oxidação do ferro em seus estoques

09 de dezembro de 2022

A oxidação do ferro é uma reação química em que ocorre a transferência de elétrons entre dois reagentes

 

A oxidação do ferro é uma reação química, considerada uma das principais causas da perda de materiais metálicos no meio empresarial. Trata-se de uma situação que leva a grandes prejuízos — por esse motivo, é importante ter atenção.

 

Nesse contexto, o ferro é um dos metais mais suscetíveis a oxidação, processo que compromete a resistência e impede o uso do componente. Esse é um problema que ocorre facilmente nos estoques e pega muitos gestores e empreendedores de surpresa.

 

Se você deseja saber mais sobre o assunto para proteger os seus produtos da forma correta, vamos te ajudar. Continue a leitura deste post e veja dicas valiosas sobre como evitar a oxidação do ferro nos seus estoques e eliminar prejuízos!

 

O que é oxidação do ferro?

A oxidação do ferro é uma reação química em que ocorre a transferência de elétrons entre dois reagentes. Em decorrência desse processo, acontece a degradação inicial do metal e se não houver tratamento, leva ao surgimento de ferrugem e corrosão.

 

Qual a diferença entre oxidação e corrosão?

A diferença entre esses dois processos é uma das principais dúvidas entre muitas pessoas, mas o conceito é muito simples. A corrosão consiste no desgaste do metal a partir da oxidação, ou seja, uma consequência dela.

 

Como evitar a oxidação do ferro nos estoques?

A oxidação é um risco sério para os produtos metálicos, como correntes e outros artefatos, que estão estocados em uma empresa ou comércio. Com o tempo, a corrosão compromete toda a estrutura e impede a venda ou utilização.

 

Por isso, veja a seguir algumas ações cruciais para evitar a oxidação do ferro!

 

Evite contato com água

A água é um risco para as peças de ferro e aceleram, de forma considerável, o processo de oxidação. Dessa forma, garanta que o estoque esteja seco, de modo a preservar todos os produtos, principalmente os que demoram a sair.

 

Não expor o material à umidade do ar

A umidade do ar é um fator que provoca a oxidação do ferro e merece atenção especial. Sendo assim, avalie as condições do estoque e evite colocar os produtos em ferro em ambientes úmidos, pois os danos serão inevitáveis. Utilize embalagens que ajudam a manter o produto seco.

 

Cuide do local em que ele será armazenado

O estoque é considerado um dos maiores ativos de um negócio, por isso, é importante cuidar das estruturas e ter um espaço organizado. Nesse sentido, garanta que o ambiente permaneça limpo e livre de umidade.

 

Galvanize os objetos

A galvanização é um processo de acabamento em peças de ferro, que aplica uma camada de zinco na superfície da peça, evitando a corrosão. Dessa forma, é uma boa alternativa para aumentar a durabilidade e resistência do produto, principalmente os que serão expostos ao tempo.

 

Mantenha os objetos sempre limpos

A sujeira é um aspecto com potencial para causar danos às peças de ferro, inclusive acelerar a oxidação. Por isso, é fundamental manter todos os produtos de ferro limpos, sobretudo os espaços do estoque onde ficarão armazenadas.

 

Por que é importante contar com produtos de qualidade?

Para impedir o processo de oxidação e alcançar a durabilidade, é substancial a qualidade dos artefatos e acessórios de ferro. Por isso, é um critério decisivo para toda empresa, pois contribui para evitar perdas, prejuízos e reduzir custos.

 

Assim, contar com uma fornecedora reconhecida no mercado é muito importante e te ajudará a conseguir soluções modernas e resistentes. Trata-se de um grande diferencial, tanto em questões técnicas quanto no custo-benefício de cada produto.

 

Se deseja ter os melhores produtos do mercado, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa. Com mais de 80 anos no mercado, produz correntes e artefatos de aço seguindo padrões de qualidade internacionais, com equipe especializada e processos certificados.

 

Como você percebeu, a oxidação do ferro é um processo perigoso, com potencial para causar danos sérios aos materiais. Por isso, adote medidas para evitar essa reação e sempre priorize produtos de qualidade de modo a ter ainda mais tranquilidade e resistência.

Gostou do post? Agora que você entendeu como evitar a oxidação do ferro e a importância de produtos de qualidade, acesse nosso site. Veja agora mesmo uma linha completa de produtos de alta performance para o seu negócio!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!