Conheça as 6 propriedades do aço e saiba escolher o melhor para cada aplicação

Conheça as 6 propriedades do aço e saiba escolher o melhor para cada aplicação

23 de março de 2022

 propriedades do aço Composto por ligas de carbono, as propriedades do aço são expressivas e oferecem condições ideais para diversas aplicabilidades. Trata-se de um elemento indispensável em todos os segmentos, principalmente na construção civil, fabricação de utensílios e no automobilístico.

 

Em outras palavras, o aço é um metal que se destaca pelas suas grandes propriedades mecânicas, resistindo às pressões, cargas e tensões elevadas — além da capacidade de transmitir esforços sem sofrer alterações severas na estrutura.

 

Por isso, conhecer bem sobre esse assunto é importante para escolher os itens ideais às suas atividades. Confira, neste artigo, quais as 6 propriedades do aço e acerte na sua decisão!

 

Classificação da propriedade do aço

 

O aço é classificado conforme sua composição química e processo produtivo, criando diferentes tipos de ligas, direcionadas para aplicações específicas. É uma forma de criar soluções eficazes aos diferentes usos no mercado.

 

Saiba quais são essas classificações das propriedades do aço!

 

Integrados

 

A classificação integrada são aquelas que operam em três fases básicas:

 

  • redução;
  • refino;
  • laminação.

 

São usinas que participam de todo o processo produtivo e fabricam aço, ou seja, indústrias que geram o material bruto.

 

Semi integrados

 

As empresas semi integradas são aquelas que atuam apenas em duas fases:

 

  • refino;
  • laminação.

 

Dessa forma, partem do ferro gusa ou sucata metálica e transformam em produtos para, posteriormente, realizar o processo de laminação.

 

6 Propriedades e aplicações do aço

 

O aço tem diversas propriedades, por isso, é um dos materiais mais importantes para os segmentos profissionais, especialmente à construção civil e indústrias.

 

Em vista disso, são características que devem ser consideradas para identificar os produtos ideais ao seu uso.

 

Veja, a seguir, quais são as principais propriedades do aço!

 

1. Densidade

 

A concentração de aço em uma peça determinará qual a densidade, ou seja, é um fator que varia conforme a quantidade de aço presente na liga.

 

Assim, diferentes graus de aço podem ter densidades distintas, que variam entre 7,75 g/cm³ e 8,05 g/cm³.

 

2. Ductilidade do aço

 

Uma peça de aço que pode ser dobrada e torcida sem sofrer fraturas é mais dúctil, em relação a materiais quebradiços. Portanto, a ductilidade é uma propriedade diretamente relacionada à resistência à tração, sendo essencial ter elementos com essa característica.

 

3. Ponto de Fusão

 

O ponto de fusão é o limite de temperatura em que o aço se funde, e esse fator pode acontecer de formas diferentes. O aço carbono atinge a fusão em uma temperatura média de 1.540 °C, por outro lado, o aço inoxidável tem o ponto de fusão em torno de 1.510 °C.

 

4. Condutividade elétrica

 

Embora seja uma propriedade pouco conhecida, a condutividade elétrica é muito importante. Os produtos metálicos têm grande capacidade de condução elétrica, por isso, é preciso ter atenção com o uso próximo a redes de energia elétrica.

 

5. Resistência à corrosão e força

 

Um dos pontos que mais devem ser avaliados é a resistência à corrosão, principalmente se o item foi usado exposto ao tempo. Por outro lado, a força é uma propriedade que demonstra a capacidade do aço em resistir a deformações mecânicas.

 

Dessa forma, a força é avaliada nas seguintes formas:

 

  • resistência à compressão no aço;
  • resistência à tração, ou seja, forças que tentam separar o aço;
  • resistência ao cisalhamento, ou seja, forças que tentam cortar o aço;
  • força de torção, ou seja, resistência a forças que atuam em sentidos opostos.

 

6. Maleabilidade

 

A flexibilidade é uma das características mais importantes do aço e tem total influência no seu objetivo de uso. Quando exposto a altas temperaturas, o aço pode ser moldado em diversos formatos, fator essencial para produção de diversos itens, como correntes e móveis.

 

As propriedades do aço são diversas, como você pôde notar até aqui, e considerá-las é essencial para a definição do seu projeto. Entretanto, outro ponto fundamental para atingir seus objetivos é contar com fornecedores, profissionais e especialistas.

 

Gostou de saber mais sobre as propriedades do aço? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos: Correntes certificadas: a importância das normas ABNT!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!