Olhal de suspensão segurando carga

Olhal de suspensão: saiba o que é e as suas aplicações na indústria

26 de janeiro de 2024

O olhal de suspensão é um acessório muito importante para a elevação, movimentação e sustentação de cargas. Trata-se de um dispositivo que pode ser utilizado em diferentes formas, em máquinas, equipamentos, motores e outros meios.

Também chamado de parafuso olhal, o produto é um aliado em tarefas que exigem precisão, resistência e durabilidade. Produzido a partir de aço inox ou outras ligas metálicas, é possível encontrá-lo em diferentes tipos e tamanhos.

Neste post, você vai saber o que é um olhal de suspensão e por que é um acessório importante para inúmeras atividades. Continue a leitura e veja também quais são as aplicações e como adquirir um produto de qualidade para sua empresa!

O que é um olhal de suspensão?

O olhal é um elemento formado por uma cabeça, geralmente em formato de anel circular e outra parte utilizada para se fixar ao equipamento ou material que será movimentado. Consiste em um dispositivo forjado em aço e permite passar uma corda, um cabo ou um gancho, para a movimentação, elevação e sustentação de cargas pesadas.

Existem basicamente 2 tipos de olhais de suspensão:

  • olhais aparafusáveis;
  • olhais soldáveis

O olhal de suspensão existe em diversos tamanhos, capacidades, tipos e acabamentos, que direcionam a forma de uso. É um item muito comum em diversas tarefas e considerado essencial para promover a devida segurança e praticidade.

Quais as aplicações do produto?

O olhal conta com uma base em rosca, que permite ser parafusado em superfícies diversas — como paredes, madeira ou soldado em uma base de aço, onde é possível fixar nele ganchos, manilhas, cordas ou cabos de aço considerando cada atividade.

Quando aplicado em uma superfície, o olhal de suspensão viabiliza o içamento, fixação e a movimentação de cargas. É comum notar a presença do acessório em operações logísticas, indústrias, mecânicas, embarcações e muitos outros setores.

Qual o melhor olhal de suspensão?

O olhal de suspensão é produzido de acordo com sua capacidade de resistência de carga, diferenciando o seu tamanho e a forma de fixá-lo. Todos são confeccionados em aço, mas é preciso ter atenção para identificar o produto compatível com o peso da carga. 

Dessa forma, analise a atividade em questão para calcular a distribuição de carga para cada ponto de ancoragem, buscando equilibrar os esforços e considerando que podem ocorrer variações em peças não uniformes.

Para atividades que envolvem cargas mais altas, é necessário contar com um olhal de suspensão forjado. São produtos mais resistentes, desenvolvidos para suportar alta tensão e garantir maior segurança nas tarefas.

Veja a capacidade de carga de um modelo de olhal de suspensão comercializado pela Metalúrgica São Raphael:

  • Olhal 10 mm: capacidade de 0° 1000 Kgf e de 400 Kgf a 90°;
  • Olhal 12 mm: capacidade de 0° 2000 Kgf e de 750 Kgf a 90°;
  • Olhal 16 mm: capacidade de 0° 4000 Kgf e de 1500 Kgf a 90°;
  • Olhal 20 mm: capacidade de 0° 6000 Kgf e de 2300 Kgf a 90°.

Como demonstrado acima, o olhal possui capacidade de carga diferente conforme o ângulo em que é exercido o esforço. Esse fator é importante e deve ser considerado para evitar acidentes.

Seja na logística, indústria ou construção civil, ter um olhal de suspensão de qualidade é determinante, inclusive para promover a segurança ocupacional. Como se utilizam cargas pesadas, em caso de acidentes os danos podem ser significativos.

Onde adquirir um olhal de suspensão?

Ter produtos de alta performance e qualidade para as atividades empresariais é indispensável para promover a segurança e eficiência. Afinal, trata-se de elementos utilizados para lidar com movimentação de cargas elevadas e com alto risco ocupacional.

Assim sendo, o principal requisito que deve ser avaliado para a compra de um olhal de suspensão é a confiabilidade da empresa fornecedora. Para adquirir itens de qualidade e que sejam adequados para as operações, com a devida resistência e durabilidade.

Há mais de 80 anos no mercado, a Metalúrgica São Raphael é considerada a maior fabricante de corrente soldada e artefatos em aço na América Latina. Uma empresa confiável e que oferece produtos desenvolvidos com base em padrões de qualidade internacionais.

Além de diversos tipos de olhal de suspensão forjados, a São Raphael conta com uma ampla linha de produtos e acessórios em aço. Todos fabricados em processos modernos e tecnológicos para garantir a eficiência, segurança e durabilidade.

Lembre-se que investir em produtos de qualidade é a base para a excelência nas atividades da empresa. Nesse momento, a Metalúrgica São Raphael é a parceira ideal para garantir itens que vão superar suas expectativas, principalmente no custo-benefício.

Como percebemos neste conteúdo, o olhal de suspensão é elemento importante e que atua em diversas situações em empresas e na construção civil. Garantir um produto de qualidade é indispensável para ter a devida resistência e segurança nas operações.

Gostou do post? Agora que viu sobre o olhal de suspensão, o que acha de conhecer uma linha de produtos de excelência para sua empresa? Acesse o site da Metalúrgica São Raphael e veja um portfólio de alta qualidade e variedade!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!