Corrente grau 8: o que é e quais as suas aplicações

Corrente grau 8: o que é e quais as suas aplicações

09 de janeiro de 2024

Quando se trata de resistência, a liga que compõem a corrente grau 8 se destaca. Ela acrescenta um ganho de 250% nesse critério quando comparada aos modelos de correntaria da linha comum, com os mesmos diâmetros.

Essa é uma solução utilizada em diversas situações em que a segurança da operação depende do quanto as amarras suportam. Ou seja, é mais que uma opção diferenciada, sendo aplicável a vários segmentos e processos que precisam movimentar ou amarrar uma carga.

Continue a leitura deste artigo e confira mais detalhes sobre esse produto!

O que é corrente grau 8?

Uma corrente grau 8 é um modelo composto por uma liga metálica de aço que após ser produzida, recebe um tratamento térmico elevando sua resistência. Por norma, a liga resultante deve suportar 800 N/mm². Ou seja, cada milímetro quadrado aguenta 80 kgf.

Isso significa que a carga máxima a que pode ser submetida sem se romper é maior em relação à corrente da linha comum. Nesse contexto, é encontrada com facilidade em diâmetros que vão de 4 até 45mm, atendendo as especificações da norma ISO 3076.

Para que serve a corrente grau 8?

Com a resistência como marca, uma corrente grau 8 se torna útil para atividades como:

Além disso, é importante utilizar a corrente com os acessórios grau 8, como ganchos, anelões, conectores e outros, que seguem a linha de cada bitola, ou seja, a corrente 10 mm possui a linha de acessórios correspondentes à mesma carga e são construídos de forma que uma medida maior ou menor não encaixe..

Quais são as aplicações da corrente grau 8?

Com base na finalidade e nas características desse tipo de corrente, a aplicação mais comum envolve a amarração e fixação de cargas para serem transportadas. Nesse caso, é preciso que o tensionamento leve em consideração a força que será aplicada na frenagem, além do peso do equipamento.

Já em guindastes, gruas e guinchos, o içamento seguro está diretamente relacionado ao chamado Fator de Segurança. Ele considera a carga de ruptura 4 vezes maior que a carga de trabalho permitida para não haver riscos nesse momento, além de mais alguns fatores de carga que dependem da temperatura, do número de pernas, o ângulo de inclinação, se vai apoiar em cantos vivos e principalmente trancos, seguindo a norma ABNT NBR 15516. 

Importante salientar a obrigatoriedade da placa de identificação da linga, que demonstra a capacidade e as especificações de acordo com sua montagem.

Portanto, o uso correto de qualquer equipamento necessário para segurança em operações de elevação e movimentação, demanda conhecimento. Isso inclui tanto entender qual é a melhor solução para cada situação, quanto como utilizá-la.

Para qual segmento ela é indicada?

Os segmentos com operações em que esse tipo de movimentação ou amarração ocorrem, são os principais usuários da corrente grau 8. Afinal, são eles que mais têm a ganhar com sua aplicação. Por norma, estão incluídos nessa lista:

  • metalúrgicas, siderúrgicas e fundições;
  • indústria automobilística;
  • setor agrícola e de pesca;
  • estaleiros navais;
  • setor de transportes e logística;
  • construção;
  • petroquímico;
  • mineração.

Quais são as vantagens em utilizá-la?

Quando se trata de corrente grau 8, suas vantagens são totalmente relacionadas a sua principal característica: a resistência. Confira o que ela agrega:

Resistência: a maior vantagem

Mais que sua capacidade de aguentar uma carga maior em comparação com outros tipos de correntes com o mesmo diâmetro, a resistência da corrente grau 8 apresenta outros diferenciais. A começar por sua ductilidade que ajuda a suportar tração e receber uma força de trabalho elevada.

Além disso, consegue manter suas características quando exposta a uma amplitude térmica que varia de 40ºC negativos a mais de 200ºC. Dessa faixa até 300ºC, aplica-se uma redução de 10% e de 300ºC até o limite de 400º, sua perda é de 25% dessa capacidade.

Manuseio: maior facilidade em relação a sua capacidade

Um grande desafio ao se trabalhar com cargas pesadas é a necessidade de usar correntes grossas para garantir a capacidade de elevação. Isso resulta em um equipamento difícil de manusear em razão do tamanho e do peso.

Nesse cenário, a principal característica da corrente grau 8 ajuda de forma prática, facilitando ajustes e aplicações.

Durabilidade: fazendo o investimento valer

Outro problema da movimentação de pesos elevados é o desgaste dos equipamentos. As rupturas acabam sendo mais comuns, encurtando a vida útil.

Quando se trata de corrente grau 8, uma consequência da resistência é a maior durabilidade, reduzindo o custo de recompra ou manutenção.

Segurança: a razão de ser da corrente grau 8

O maior e mais relevante efeito da resistência superior da corrente grau 8 é a segurança que garante aos processos. As operações de levantamento e movimentação acabam gerando riscos menores com seu uso, deixando a equipe e as cargas mais protegidas.

Nesse quesito, a linha grau 8 possui um procedimento de inspeção, que possibilita acompanhar os desgastes das correntes e acessórios, evitando que o equipamento seja utilizado em condições inadequadas.

Apesar de suas vantagens, a escolha do fornecedor faz toda diferença. Por isso, confie na experiência de mais de 80 anos da Metalúrgica São Raphael e em suas políticas de qualificação na hora de comprar e certificar a corrente, que é 100% testada em nossa fábrica, por equipamentos modernos, garantindo sua qualidade.

Os diferenciais da corrente grau 8 fazem esse modelo valer a pena. Afinal, é mais que um investimento em qualidade, pois garante segurança, facilidade e durabilidade.

Gostou do conteúdo? Então, conheça nosso catálogo e encontre o que você precisa!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!