Tornel Giratório São Raphael

Tornel giratório: a sua aplicabilidade para movimentação de carga

08 de março de 2024

Você sabe o que é e qual é a importância de um tornel giratório? O equipamento ajuda a evitar a torção de cabos de aço e cordas. Faz toda a diferença ao içar objetos pesados e acaba gerando vantagens em diversas situações.

Não só ele, mas outros itens também são úteis, se não essenciais, para esse tipo de atividade. Ou seja, escolher qual é correto na hora de levantar carregamentos ou peças permite a realização de um trabalho seguro e qualificado.

Descubra como isso ocorre e muito mais a seguir!

O que é um tornel giratório

O tornel giratório é um equipamento composto por 3 peças que permitem que seu encaixe gire 360º. A primeira é a rosca, que fica na extremidade inferior de um componente que pode ser um gancho, pegador, manilha ou olhal. Essa parte atravessa outra peça do conjunto capaz de girar em torno do eixo da rosca fixado por uma porca.

Essa formatação permite movimentar cargas com maior autonomia e posicioná-las mais facilmente em diversas situações. Ainda serve para controlar e, até mesmo, desfazer qualquer torção, oscilação ou giro do que está sendo elevado.

Aplicações de um tornel girador

A principal aplicação de um tornel giratório é permitir a rotação 360º de cargas em elevação. Como efeito, ele atende a necessidade de estabilizar esse conjunto, evitando acidentes ou danos causados pelas forças em ação sobre correntes e cabos que formam o sistema de içamento.

Nesse caso, o risco de rompimento ocorre quando a torção se contrapõe à gravidade, elevando os esforços nos equipamentos. Ou ainda se há algum atrito sendo gerado, já que isso acaba desgastando os componentes.

Outro uso é para movimentar objetos pesados em ângulo, uma vez que precisam ficar mudando de lado ou de direção. Dessa forma, a locomoção desses itens se torna mais fácil, requerendo menos da equipe. Como efeito, a chance de ocorrer impactos é minimizada, por exemplo.

Essas funções acabam favorecendo algumas atividades presentes em setores como pesca, logística, transportes, construção, armazenagem, petróleo e naval.

Motivos para usar o tornel giratório

Segurança

A segurança engloba sua capacidade de distribuir de modo mais uniforme o peso, associada ao controle que oferece durante a movimentação. Ou seja, o risco de rompimento é reduzido quando nem a carga, nem a força de elevação ficam concentradas em um único ponto.

Ainda contribui para a flexibilidade de girar o carregamento 360º. Quando se trata de itens em desequilíbrio ou irregularidades de forma e peso, essa vantagem reduz riscos ligados a danos causados por batidas ao movimentar ou quedas no momento de posicionar.

Por fim, o material em que é fabricado é outra fonte de garantia. Afinal, a liga metálica de que são fabricados precisa contar com uma ductilidade adequada, permitindo, assim, lidar com condições e esforços dinâmicos comuns a esse tipo de operação. Nesse caso, a escolha do fornecedor é central.

Versatilidade

Só o fato do tornel giratório poder girar para qualquer lado já representa muito em termos de versatilidade. Afinal, o posicionamento da carga durante a movimentação ou quando é armazenada fica mais fácil.

Isso se deve às diversas formatações que podem ser aplicadas, somadas a sua variedade de modelos e tamanhos, pois, em sua extremidade é viável encontrar olhais, ganchos, manilhas ou pegadores, se adaptando a uma ampla gama de situações.

Nesse sentido, cada fornecedor tem suas próprias configurações. Entre eles, a Metalúrgica São Raphael, com sua política de qualidade certificada pela ISO 9001, oferece um tornel girador modelo olhal x, olhal em 6 tamanhos diferentes para atuarem em cargas de trabalho que chegam aos 5.660 quilos.

Ainda que seja um item que não se destaca facilmente, o tornel giratório é um equipamento muito útil para o transporte de cargas. Isso ocorre especialmente quando sua elevação é necessária, enquanto garante segurança da operação.

Aproveite e conheça o catálogo da Metalúrgica São Raphael. Nele, você vai encontrar esse e outros artefatos de metais com a garantia de nossa empresa!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!