Mosquetão oval: o que é e para que serve

Mosquetão oval: o que é e para que serve

06 de outubro de 2023

Entre tipos, classes e formatos, há opções de mosquetão oval, em D, em pêra, com rosca ou sem rosca. Ou seja, a lista de variedades é extensa. Por isso, é fundamental entender para que serve esse item e qual a indicação de cada modelo. Afinal, escolher o certo para cada tarefa, torna todo o trabalho mais seguro e eficaz.

Além disso, tomar esse cuidado significa qualificar a execução de atividades diversas que envolvem a utilização dessa peça. Pois, suas funcionalidades diversificadas respondem às necessidades igualmente distintas.

Descubra a seguir mais sobre o assunto!

Para que serve um mosquetão oval?

Indiferentemente do tipo, modelo ou classe, um mosquetão é definido como um acessório conector em formato de gancho ou elo metálico — na maioria das vezes, em aço ou alumínio —, com um mecanismo de abre e fecha. Nesse fechamento, costuma-se ter uma ou mais travas de segurança. Assim, ele permite aumentar a segurança em diversas operações.

Como se classificam os diferentes mosquetões?

Para entender melhor a classificação dos mosquetões, vale considerar as categorias de classes, formato e tipos, bem como as diferenças entre eles. Exploraremos essas classificações a seguir.

Mosquetões por classes 

1. Classe A

Essa variedade de mosquetão é profissional e se caracteriza por funcionar como um conector de ancoragem. É um modelo ideal para ser fixado, a fim de servir de âncora para o engate de cordas e correntes, durante uma atividade.

2. Classe B

Essa variedade se refere à opção profissional, cujo uso é indicado para conectar cordas, correntes, chapas e equipamentos. Dessa forma, o formato varia conforme a função. Por isso, trata-se de um modelo de conector de base ou básico.

3. Classe M

Outra variedade que entra na categoria profissional, esse modelo tem um conector multiuso que pode ser empregado em diversas finalidades e atender a funções de outros tipos e classes, sendo bastante versátil.

4. Classe T

Por ser caracterizado em ter um conector do tipo terminal, esse modelo somente permite exercer força de um sentido. Sua utilização mais comum é em conjunto com talabartes e cintas de tecido para locomover cargas.

5. Classe Q

Tanto mosquetão classe Q quanto o tipo Q são modelos de alta segurança. Afinal, contam com uma rosca cuja trava é em parafuso que depende de uma chave para ser fixado. Assim, se aplicam a tarefas que exigem garantias de proteção, incluindo polias para transporte de cargas ou EPIs para a movimentação vertical de pessoas.

Mosquetões esportivos

Os mosquetões esportivos são regulamentados pela norma EN 12275 e certificados pela União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA). Classificam-se em cinco tipos:

1. Tipo B

O modelo identificado como tipo B se caracteriza por não possuir trava. Desse modo, sua abertura com mola se torna bastante ampla, mas pouco resistente. Assim, é ideal para atividades em que é preciso engatá-lo rapidamente, não sendo recomendado para descensores e ancoragens.

2. Tipo H ou HMS

Indicado para ser usado em cordas amarradas em um nó chamado de meio volta do fiel, seu objetivo é garantir a segurança de operações recreativas. Para tanto, esse modelo é produzido em formato semelhante ao de pêra. Além disso, sua constituição visa não causar danos por atrito ao material utilizado na amarração.

3. Tipo K

Altamente resistentes e seguros, os mosquetões que se encaixam nessa categoria contam com travas automáticas. São voltados para atividades de lazer, como escaladas em paredes rochosas. Também se caracterizam por apresentarem uma base larga que facilita sua estabilidade.

4. Tipo X

Em formato de mosquetão oval, essa variedade é comumente vista em sistemas de polias e roldanas ou em equipamentos de movimentação para evitar quedas bruscas. Se destaca por assegurar a estabilidade ao locomover itens ou pessoas, já que equilibra as forças sofridas entre seus dois lados em curva, cujo tamanho é igual.

Os mosquetões podem ser encontrados no mercado em diversos formatos, conforme mencionado anteriormente, o que define sua utilização de acordo com cada tarefa a ser realizada.

A seguir podemos observar alguns exemplos: 

1. Formato Pêra

Como seu nome indica, esse mosquetão tem um formato triangular. Por se limitar a definir sua forma, essa variedade pode ser encontrada em opções dentro das diversas outras classes e tipos.

2. Formato D

Esse mosquetão possui o formato D, sendo comumente utilizado para ancoragens por possuir elevada resistência.

3. Formato Oval

O mosquetão oval possui um formato semelhante ao de um elo de corrente soldada, sendo um produto versátil e resistente. Muito utilizado em sistemas de polias e emendas de corrente soldada, além de diversas outras funções.

Como o mosquetão oval se diferencia dos demais modelos?

O mosquetão oval se destaca devido à sua versatilidade e características únicas, que o tornam uma escolha inteligente em situações diversas. Confira as principais diferenças que o distinguem:

  • conexões equilibradas: o formato oval do mosquetão permite conectar equipamentos, cordas, chapas, peças móveis e cabos de aço de forma equilibrada, distribuindo o peso de maneira uniforme;
  • estabilidade em içamento: é ideal para ancorar sistemas de roldanas e polias, garantindo um içamento de cargas estável e seguro;
  • mobilidade e segurança: durante atividades como escaladas ou rapel, o mosquetão oval oferece mobilidade e segurança, tornando-o uma escolha valiosa para esportes de aventura;
  • trabalhos em altura: ele é comumente usado na composição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhos em altura, reduzindo os riscos associados a essas operações.

Enquanto existem diversos tipos e classes de mosquetões disponíveis, o mosquetão oval se sobressai como uma opção versátil e segura, adequada para uma ampla gama de atividades. Portanto, ao escolher o mosquetão, considere se o formato oval atende às suas necessidades específicas. 

Gostou deste conteúdo? Então, conheça o blog da Metalurgica São Raphael e tenha acesso a outras informações tão úteis quanto essa!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!