Você sabe como as correntes de aço surgiram? Descubra aqui!

Você sabe como as correntes de aço surgiram? Descubra aqui!

28 de outubro de 2022

As correntes de aço são itens bastante antigos

 

Você já se perguntou como as correntes de aço surgiram? Esses são itens que trazem bastante mobilidade e alta resistência. Inclusive, devido às suas características, ela é aplicada de diversas formas no cotidiano.

 

Por isso, é interessante compreender como elas foram criadas e quem foi o responsável por desenvolver esse artefato. Além disso, vale a pena saber mais sobre os benefícios que as correntes proporcionam e como elas podem ser utilizadas.

 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo este conteúdo e descubra como as correntes de aço surgiram!

 

Como as correntes de aço surgiram?

As correntes são itens bastante antigos — os primeiros registros dessa palavra datam de 225 a.C. Foram encontrados itens que seriam tipos primitivos de correntes utilizadas para puxar baldes em poços e realizar outras atividades básicas. De modo geral, elas eram feitas com anéis interligados de metais.

 

Foi somente no século XVI, com Leonardo da Vinci, que os primeiros modelos relacionados às correntes de aço começaram a ser desenvolvidos. Entretanto, os registros demonstram que elas mantinham o objetivo de apenas puxar objetos, como correntes de elos.

 

Porém, nos anos seguintes, Da Vinci teria desenvolvido modelos de correntes com rolamentos — existem esboços feitos pelo inventor que mostram esse artefato. Entretanto, a patente dessa criação foi obtida anos mais tarde, em 1880, por Hans Renold.

 

Ainda, em 1829, André Galle, um inventor francês, depositou o pedido de patente da corrente Gall, um tipo de corrente de rolo. Perceba, então, que esses artefatos são bastante antigos e que evoluíram ao longo do tempo, com participação de diferentes inventores em seu desenvolvimento.

 

Benefícios das correntes de aço

As correntes de aço passaram a se destacar no mercado devido aos benefícios. Com isso, diversos setores da indústria — e até mesmo projetos domésticos — passaram a utilizá-las. Para entender o motivo desse movimento, veja os benefícios que esses artefatos proporcionam!

 

Custo-benefício

A primeira vantagem é o custo-benefício. Há chances de encontrar modelos de alta qualidade por custos acessíveis, adequando-se com mais facilidade ao orçamento dos compradores. É comum que os custos com manutenção e limpeza sejam menores, especialmente quando o aço inox é o material utilizado.

 

Outro diferencial é a durabilidade: como as correntes de aço tendem a apresentar vida útil bastante longa, a tendência é não ter muitos gastos com trocas e reposições. No entanto, é essencial ter fornecedores de confiança para garantir todos os benefícios desse artefato.

 

Resistência à temperatura

As correntes de aço são desenvolvidas para ter alta resistência a temperaturas. Como resultado, elas conseguem se expor a diferentes ambientes, mais quentes ou frios, sem que aconteçam diminuições na capacidade de carga ou danos na estrutura.

 

Entretanto, caso a exposição supere 200 graus, as correntes podem ser afetadas. Em geral, isso se resume a uma pequena redução na sua capacidade. Para ter segurança, sempre confira as indicações das peças adquiridas.

 

Versatilidade

Por fim, a versatilidade das correntes de aço se destaca. Isso porque elas são aplicadas de diversas formas, em:

 

  • estruturas;
  • decorações;
  • maquinários;
  • equipamentos.

 

O motivo é a grande variedade de modelos e materiais que podem ser usados na fabricação do artefato, seja:

 

  • elos longos ou curtos;
  • contar ou não com solda;
  • apresentar tratamento térmico especial.

 

Portanto, é possível encontrar alternativas que atendam às diferentes necessidades.

 

Aplicações das correntes de aço

Além de conhecer as vantagens que o uso de correntes de aço proporciona, é interessante entender mais detalhes sobre as possíveis aplicações desse artefato. A seguir, confira como ele é utilizado em diferentes segmentos!

Indústrias

Uma das principais aplicações das correntes de aço é na indústria, geralmente como elemento de transmissão de força. Logo, existem diversas máquinas e equipamentos que precisam delas para funcionar de maneira correta. Veja as principais funções:

 

  • atividades de apoio: é o caso de amarrações de carga e outras aplicações para trazer segurança contra peso;
  • transporte de materiais: elas conseguem levar cargas para diferentes pontos por meio de transportadores específicos e elevadores;
  • sincronização: utilizadas em maquinários como motores industriais que precisam sincronizar o tempo de acionamento de componentes;
  • transmissão de potências: nesse caso, são usadas junto a engrenagens para transmitir força entre diferentes componentes de uma estrutura.

 

Siderúrgicas

As siderúrgicas também usam corrente em seus equipamentos ou estruturas de funcionamento. Ao lidar com aço e ferro fundido, é comum a necessidade de movimentar cargas pesadas, ou utilizar maquinários que precisam de correntes em sua composição, de modo a melhorar o funcionamento.

 

Indústria alimentícia

Especificamente no setor de alimentos, é comum que as correntes de aço inox sejam utilizadas. Isso porque elas não geram impactos químicos de aroma ou sabor. Afinal, outros materiais poderiam gerar contaminação e interferências. Aqui, as correntes são aplicadas em equipamentos para:

 

  • transporte;
  • processamento;
  • armazenamento;
  • preparação de diferentes alimentos e bebidas.

 

Construção civil

Outro setor conhecido pelo uso de grandes equipamentos que possuem corrente em sua estrutura, e pela necessidade de movimentar grandes cargas, é a construção civil. Elas podem ser usadas, por exemplo, para movimentar materiais pesados utilizados em diferentes projetos.

 

Esses artefatos em aço colaboram com a movimentação de carga, garantindo maior segurança no processo. Ainda, a depender do projeto, existem correntes decorativas, aplicadas na fase de acabamento e decoração de uma obra.

 

Setor automobilístico

O setor automobilístico usa as correntes de modo semelhante ao que acontece na indústria. Além disso, há a aplicação na fabricação de peças de veículos, como:

 

  • motos;
  • carros;
  • caminhões;
  • entre outros.

 

Outra possibilidade é a aplicação nas bicicletas, que precisam das correntes em sua estrutura.

 

Náuticos

A indústria de veículos e estruturas náuticas utiliza correntes em sua rotina, sendo utilizadas em:

 

  • portos;
  • navios;
  • âncoras;
  • linhas de âncora.

 

Outras estruturas marítimas ou pluviais que exijam o uso desse artefato se beneficiam, principalmente devido à resistência do aço.

 

Nesse caso, pela exposição a água e necessidade de ter maior proteção contra intempéries, é comum o uso de aço inox. Porém, o betumado ou galvanizado a fogo também são procurados como materiais de produção dessas correntes.

 

Decoração de casas

Mesmo sem ser por meio de um projeto de construção civil, existem aplicações para essa peça na decoração de casas. Nesse caso, é comum recorrer às correntes leves, que podem criar cortinas para separar ambientes, transformar-se em suportes para diferentes móveis ou na composição de peças de arte.

 

Do mesmo modo, fábricas de itens decorativos conseguem incorporar as correntes nos diferentes elementos produzidos, por exemplo:

 

  • vasos;
  • lustres;
  • prateleiras;
  • mobiliários.

 

Assim, elas podem ter elos de diferentes tamanhos para se adequar da melhor forma ao restante do ambiente.

 

Agora você já conhece a história das correntes de aço e de que maneira elas são aplicadas. Como visto, essas peças são bastante versáteis, tendo diversas utilidades em diferentes setores. Porém, em todos os casos, é preciso ter uma boa fornecedora desse material e de outros artefatos — como a Metalúrgica São Raphael.

Curtiu conhecer essas curiosidades sobre a história do aço? Aproveite para assinar a newsletter e fique por dentro de mais assuntos como esse!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!