Conheça 4 tipos de amarração de cargas e tenha mais segurança em seu transporte

Conheça 4 tipos de amarração de cargas e tenha mais segurança em seu transporte

03 de fevereiro de 2023

Você sabe quais são os tipos de amarração de cargas? A segurança no transporte rodoviário é um assunto extremamente importante. Trata-se de um fator essencial para:

 

  • pedestres e as cargas;
  • preservar os motoristas;
  • evitar acidentes graves.

 

No entanto, a segurança no transporte de cargas não está limitada apenas à correta manutenção do veículo e à condução. Assim, o processo de amarração é primordial, tendo papel relevante para garantir a proteção durante todo o percurso.

 

Neste post, apresentaremos a importância de ter atenção especial com esse tema e como influencia na prevenção de acidentes. Continue lendo e veja quais os 4 tipos de amarração de cargas, como fazer e os cuidados a tomar. Boa leitura!

 

A importância da amarração de cargas

 

A amarração de cargas é uma atividade crucial para o transporte, afinal, contribui para a fixação adequada e mitigação de riscos de acidentes — fator que garante a estabilidade da carga durante o trajeto e movimentação do caminhão.

 

Em outras palavras, a correta amarração da carga favorece a segurança e evita situações que podem causar acidentes graves. Por esse motivo, é importante para toda empresa, e deve ser realizada com atenção e cuidado.

 

4 tipos de amarração de cargas

 

Por ser considerada essencial para a segurança no trânsito, a amarração de cargas é prevista pela Resolução 676/17 do CONTRAN, que determina os procedimentos corretos, proibições e outros aspectos relacionados a esse processo.

 

Nesse sentido, conhecer os tipos de amarração de cargas é o passo inicial para a regularidade e correta prevenção nos serviços de transporte. Assim, você terá facilidade em escolher o modelo ideal de modo a preservar a segurança em todo o frete.

 

Veja a seguir quais os 4 tipos principais de amarração de cargas!

 

1. Fixação envolvente — tie-down

 

O tie down é uma técnica de amarração em que se aumenta o torque nas cintas ou cabos, de modo a pressionar contra o piso da carroceria. Nesse modelo, a carga fica fortemente fixa e, com isso, evita movimentações e eleva a segurança no transporte.

 

2. Fixação direta em contenedores específicos

 

A fixação direta em contenedores específicos é um tipo de amarração em que a carga é fixada na própria estrutura da carroceria do veículo. Trata-se de um modelo mais personalizável, ou seja, produzido especificamente para determinadas situações, como:

 

  • tanques;
  • contêineres;
  • basculantes.

 

3. Fixação direta com o uso de bloqueadores

 

Nesse tipo de amarração, a carga é fixada diretamente nas estruturas da carroceria, com uso de bloqueadores. Essa técnica de amarração é eficiente e oferece resistência para o transporte, por isso, é muito comum nas estradas brasileiras.

 

4. Fixação direta com dispositivos de fixação

 

A fixação direta com uso de dispositivos é um dos tipos de amarração mais comuns, que oferece segurança, além de praticidade, para a amarração. No processo, são utilizados alguns equipamentos para prender a carga na carroceria, ajustando a tensão, como:

 

  • cintas e catracas;
  • correntes com acessórios (ganchos e esticadores);
  • cabos de aço com acessórios (ganchos e esticadores).

 

Como escolher e os cuidados com a amarração

 

A amarração é uma atividade técnica que precisa acontecer conforme as normas, características do veículo e da carga. Isso significa que alguns cuidados são indispensáveis para obter bons resultados e garantir processos seguros. Diante disso, tenha atenção aos seguintes pontos:

 

  • se preciso, adapte o veículo;
  • conheça os tipos de amarração;
  • atente-se ao modelo da carroceria;
  • não utilize cordas para a amarração;
  • não amarre diretamente nas travessas de madeira.

 

Além disso, a utilização de equipamentos adequados, como grampos, ganchos, cintas, é imprescindível para uma amarração adequada. Portanto, escolha itens de qualidade e produzidos por empresas especialistas de modo a garantir a resistência e durabilidade.

 

Como você viu, os tipos de amarração de cargas são essenciais para garantir um transporte seguro, evitar acidentes e prejuízos. Por isso, avalie sua carroceria e carga de modo a escolher a opção ideal e ter um trabalho eficiente, livre de riscos.

 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais são os tipos de amarração de cargas, o que acha de ler outro artigo incrível? Continue aperfeiçoando seus conhecimentos e veja agora sobre manilha na movimentação de cargas!

 


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!