Fidelização de clientes: conheça a importância dessa tática

Fidelização de clientes: conheça a importância dessa tática

15 de julho de 2022

A fidelização de clientes é uma tática fundamental para quem tem um negócio, e deseja  potencializar vendas e aumentar a clientela. Assim, é importante conhecer seus principais detalhes e como funciona na prática de modo a conseguir aplicá-la corretamente.

 

Essa estratégia diz respeito a conseguir que os clientes da sua empresa retornem mais vezes, tornando-se consumidores fiéis do negócio.

 

Conhecendo as vantagens da fidelização, você pode avaliar se essa estratégia funcionará na sua empresa e se vale a pena encontrar meios para colocá-la em prática.

 

Quer saber quais são os principais benefícios da fidelização de clientes? Então, continue a leitura e entenda!

 

Quais são os benefícios da fidelização de clientes?

Entender as vantagens da fidelização de clientes pode demonstrar a importância de aplicar essa tática na sua empresa. Conheça, a seguir, os principais pontos sobre a estratégia!

 

Potencialização da recompra

O primeiro benefício da fidelização de clientes é a potencialização da recompra na sua empresa. Os consumidores costumam ter mais necessidades após a primeira compra e, se eles não forem fiéis, podem ir a concorrentes.

 

Por outro lado, uma empresa que aposta na fidelização tem mais garantias de que seus clientes voltem à loja para fazer a recompra, sem que considerem outras alternativas. Assim, ela tem relação direta com a lucratividade, geração de caixa e saúde financeira do negócio.

 

Aumento de indicações de clientes

Além da recompra, os seus clientes, que estão fidelizados, tendem a indicar a empresa para outras pessoas, podendo aumentar suas vendas. Um consumidor fiel tem confiança na companhia, está satisfeito com os serviços e com o atendimento prestado.

 

Dessa forma, ele tem mais segurança em indicar os produtos ou serviços para amigos, parentes e conhecidos. Ele se torna, indiretamente, um promotor da empresa, melhorando a propaganda orgânica e qualificada. Assim, traz novos clientes em potencial e contribui para a robustez do seu negócio.

 

Gasto por compra tende a ser maior

Você já percebeu que diversos clientes desejam comprar mais de um produto ou contratar mais de um serviço? Quando há fidelização, as compras e contratações são feitas com frequência, além de aumentar o ticket médio de cada atendimento realizado.

 

Isso acontece por um motivo: eles confiam no seu negócio. Quando clientes fiéis querem adquirir mais de um produto, não terão problemas em fazer todas as compras na sua empresa. Além disso, estão propensos a gastar um pouco mais, ainda que a concorrência tenha descontos ou ofertas melhores.

 

Previsibilidade da receita

Outra questão relevante a respeito da fidelização de clientes é o aumento da previsibilidade de receita. Quem tem uma empresa sabe que não é possível determinar com precisão qual será o faturamento do mês, não é mesmo? Afinal, o resultado depende das vendas e contratações, que não são previsíveis.

 

Contudo, quando há fidelização de clientes, você tem mais controle sobre as vendas, já que a clientela costuma voltar para comprar mais e garantir uma certa receita periodicamente. Por outro lado, quando não há clientes fiéis, a companhia sempre depende de novos consumidores, gerando dificuldade para assegurar o rendimento do negócio.

 

Como alcançar a fidelização de clientes?

Você já entendeu os principais benefícios da fidelização de clientes, então deve estar curioso para saber como aplicar essa tática no seu negócio, não é mesmo? A principal dica sobre o assunto é apostar na relação mais próxima, no pós-venda, e contar sempre com produtos e serviços de qualidade.

 

É comum pensar que a fidelização tem a ver apenas com preços, mas esse é um erro grave. Visando fidelizar, a empresa deve mostrar ao cliente que ele é valioso e especial. Uma relação de confiança, bom atendimento e qualidade é a chave para que o consumidor retorne e indique o negócio.

 

Por isso, crie um vínculo com os clientes, mantenha o contato após a venda de modo a colher feedbacks e oferecer mais facilidades, e tenha informações sobre seus consumidores. A partir disso, é possível se adaptar e criar estratégias para a fidelização.

 

Ademais, contar com bons fornecedores é uma dica muito valiosa. Afinal, são eles que garantem a qualidade de seus produtos. Essas parcerias são fundamentais para que o negócio ofereça boas condições e excelência aos potenciais clientes.

 

Entendeu o que é a fidelização de clientes e as vantagens dessa tática? Então, não se esqueça de contar com bons produtos e priorizar a qualidade de suas mercadorias e serviços! Aproveite para compartilhar o post com outras pessoas, nas redes sociais.


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!