Experiência do cliente: por que você deve investir nessa estratégia?

Experiência do cliente: por que você deve investir nessa estratégia?

21 de outubro de 2022

Entenda a importância de investir em experiência do cliente

 

A fidelização dos consumidores é um aspecto indispensável para o sucesso de um negócio, com potencial para promover excelentes resultados. Por essa razão, investir em métodos para melhorar a experiência do cliente se tornou uma necessidade.

 

Diante da competitividade do mercado, investir em estratégias que promovam uma experiência de compra enriquecedora é um grande diferencial. Sobretudo, para atender um público que está cada vez mais exigente, e elevar as chances de atrair e fidelizar clientes.

 

Mas afinal, quais as melhores estratégias para garantir a satisfação dos consumidores? Se deseja esclarecer suas dúvidas, veio ao lugar certo. Continue a leitura e veja a importância e dicas valiosas para melhorar a experiência do cliente!

 

O que é a experiência do cliente?

A experiência do cliente consiste na percepção e nível de satisfação do cliente após contato e interação com uma empresa. Em outras palavras, é a imagem que um negócio passa ao consumidor em todo o contato comercial.

 

Sendo assim, a experiência do cliente é compreendida em toda a jornada de compra, desde o contato inicial, conversão e pós-venda. Dessa forma, é a sensação que a empresa gerou na interação com o consumidor e se ele está satisfeito ou não.

 

Diante disso, a experiência do cliente é constituída com base em pilares, os quais são:

 

  1. esforço: práticas adotadas pela empresa para reduzir o esforço do cliente na interação com a marca, como um bom atendimento, por exemplo;
  2. emocional: criação de vínculo emocional com o cliente;
  3. sucesso: garantia de sucesso em todo o contato do cliente com a marca.

 

Nessa perspectiva, a experiência do cliente é um fator que tem relação direta com as estratégias comerciais e visa promover um contato único e personalizado. Ou seja, a base para o crescimento e consolidação da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Qual a importância da experiência do cliente?

A experiência do cliente é um grande diferencial competitivo para uma marca e contribui consideravelmente para o processo de fidelização. Trata-se de um fator relevante para atrair, converter e manter o contato contínuo com o consumidor.

 

Segundo pesquisa desenvolvida por PwC Brasil, isso é essencial para a decisão de compra, sendo um critério indispensável para 89% dos brasileiros. Em vista disso, pode-se dizer que é crucial investir em estratégias de modo a elevar a experiência do cliente.

 

Sendo assim, consiste em um conjunto de métodos importantes para se destacar e manter resultados sólidos. Por isso, é comum notar empresas que desenvolvem um setor específico em aprimorar as interações com o cliente.

 

Como melhorar a experiência do cliente?

Tornar a experiência do consumidor positiva e personalizada em todas as etapas de contato com a marca é muito poderoso para o sucesso das empresas. No entanto, para ter resultados reais, é importante entender como implementar as melhores estratégias.

 

Isso significa que os gestores devem estudar bem a empresa, mercado e público-alvo de modo a obter dados e estabelecer ações precisas. Além disso, é preciso envolver toda a equipe, não apenas os que têm contato direto com o cliente.

 

Veja a seguir quais as melhores estratégias para aperfeiçoar a experiência do cliente!

 

Desenvolva um bom planejamento

O primeiro passo é desenvolver um planejamento específico para a experiência do cliente, considerando todos os fatores. Inicialmente, faça um diagnóstico da empresa de modo a entender quais são os pontos positivos e os que precisam melhorar.

 

A partir disso, tenha em mente os seguintes fatores:

 

  • estudo do mercado;
  • capacitação da equipe;
  • possíveis investimentos;
  • estudo sobre os clientes;
  • avaliação dos concorrentes.

 

Crie uma cultura na empresa

Para manter uma política de boas práticas, é importante criar uma cultura organizacional e garantir que seja seguida por todos os funcionários. Sendo assim, invista em procedimentos e métodos de modo a promover uma cultura que tenha a experiência do cliente como prioridade.

 

Conheça bem seu público

As ações e interações com o cliente devem acontecer de forma estruturada, conforme perfil e comportamento do consumidor. Para isso, estudar e conhecer o público-alvo é indispensável para ter dados precisos e direcionar suas estratégias.

 

Mapeie a jornada do cliente

O contato do consumidor com a empresa acontece em diferentes etapas até a conclusão de uma venda, que devem ser criteriosamente conhecidas. Sendo assim, faça um mapeamento de toda a jornada do cliente para identificar formas de aprimorar cada processo.

 

Crie uma conexão emocional

A conexão emocional é importante para tornar o processo de compra mais agradável e facilitar a conversa. Por isso, é essencial utilizar estratégias sensoriais, tanto no ponto de venda quanto no contato a distância com o cliente, de modo a melhorar a experiência.

 

Pense em todas as etapas

Para ter bons resultados e garantir uma experiência enriquecedora, é imprescindível pensar em todas as etapas da jornada de compra. Assim, a equipe precisa estar alinhada, de modo a atender bem em todos os contatos, especialmente, no pós-venda.

 

Envolva tecnologia no negócio

A tecnologia é indispensável no meio empresarial, e oferece recursos para aperfeiçoar e otimizar diversos processos, inclusive no contato com o cliente. Portanto, estude as possibilidades de implementar recursos tecnológicos nas atividades da empresa.

 

Seja inteligente e dê valor ou feedback

Os questionamentos e dúvidas dos clientes devem ser prontamente solucionados, com canais de comunicação diversificados e ativos. Por isso, estabeleça um compromisso com o feedback e demonstre interesse em responder a cada solicitação.

 

Invista no layout da loja

O ponto de venda tem papel crucial na experiência do cliente e, por esse motivo, deve ser visto como fator estratégico. Assim, é importante definir um layout inteligente, que favoreça uma boa experiência de compra, e ainda estimule o consumidor a fechar novos negócios.

 

Ofereça um ótimo atendimento

O atendimento é a chave para fidelização e melhor experiência do consumidor ao manter contato com a empresa. Por isso, treine sua equipe de modo a proporcionar atendimentos personalizados e encantar o cliente em todas as interações com a marca.

 

Ofereça uma boa experiência pós-venda

A venda é um processo abrangente e não termina quando o cliente fecha negócio e realiza o pagamento. É indispensável ter um bom pós-venda de modo a garantir que as necessidades do consumidor foram atendidas, fator essencial para a experiência.

 

Sendo assim, algumas boas práticas são:

 

  • crie programas de fidelidade;
  • faça pesquisas de satisfação;
  • ofereça canais de comunicação diversificados;
  • invista em um departamento de customer success.

 

Ofereça uma experiência personalizada

A personalização tem grande potencial para elevar a experiência do cliente e favorecer a fidelidade com a marca. Por isso, avalie os consumidores e invista em atendimento personalizado e soluções que atendam as dores específicas de cada um.

 

Torne os processos mais ágeis

A agilidade nos processos de atendimento ao consumidor é muito avaliado, contribuindo na melhor experiência de compra. Por esse motivo, elimine burocracias e proporcione atendimentos e entregas rápidas e de qualidade para todos os clientes.

 

Como pode notar, a experiência do cliente é um fator decisivo para atrair e fidelizar o consumidor e, com isso, potencializar resultados. Portanto, não deixe de investir nas estratégias de modo a melhorar a performance do seu negócio, garantir a satisfação e alavancar as vendas.

Gostou do post? Agora que entendeu tudo sobre experiência do cliente, o que acha de disseminar boas informações para seus contatos? Não perca tempo e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!