Como a Curva ABC otimiza a gestão do seu estoque?

Como a Curva ABC otimiza a gestão do seu estoque?

17 de março de 2023

Uma empresa de sucesso precisa observar diversos fatores — e a gestão do estoque está entre os principais pontos. Afinal, é preciso garantir demandas suficientes, ao mesmo tempo, em que se evita o excesso de produtos. Nesse cenário, a Curva ABC pode ser uma ótima aliada para otimizar os resultados.

 

Essa é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na gestão e garantir o melhor direcionamento do capital de giro do negócio. Assim, fica mais fácil superar os desafios comuns no momento de lidar com o estoque, prevenindo erros e outros problemas.

 

Quer conhecer esse conceito e entender como ele funciona? A seguir, você aprenderá o que é a Curva ABC, como ela é aplicada na prática e a sua importância para as empresas. Acompanhe!

 

O que é Curva ABC?

 

A Curva ABC é uma ferramenta voltada ao controle e organização de estoques. Ela visa organizar todos os itens que fazem parte do depósito de uma empresa conforme a sua relevância para a manutenção do negócio.

 

Dessa maneira, o estoque deixa de ser controlado apenas ao observar o volume de cada produto e dados relacionados a ele. A estratégia considerará o papel das mercadorias no funcionamento da empresa, ajudando a estabelecer prioridades e entender a melhor forma de fazer o controle de volume de cada item.

 

Inclusive, devido aos seus benefícios e funcionamento, a estratégia já foi adaptada para outros setores da empresa. Utilizando os mesmos princípios, os gestores podem organizar processos internos ou classificar clientes, por exemplo.

 

Como ela funciona?

 

Para entender o funcionamento da Curva ABC, vale conhecer o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20. De acordo com ele, 80% das consequências observadas são resultadas de apenas 20% das causas identificadas.

 

Adaptando essa teoria, foi criada a Curva ABC, com 3 classes de produtos listados conforme os resultados que eles podem trazer. Entenda a seguir!

 

Classe A

 

A classe A traz os produtos que seriam responsáveis pelos 80% de resultados, indicando um total de 20% das mercadorias que compõem o estoque da empresa. Logo, esses são considerados os itens mais importantes para o funcionamento do negócio e a busca pelos resultados.

 

Isso significa que eles são prioridades, caso seja preciso decidir para onde destinar as verbas de compra, por exemplo. Afinal, como eles representam um alto percentual nas vendas e nos lucros do negócio, eles devem ser melhores trabalhados e administrados na gestão de estoque.

 

Classe B

 

Já a classe B representa 30% dos produtos da empresa que, no caso, seriam responsáveis por 15% dos resultados — já que a adaptação do Princípio de Pareto foi feita criando uma terceira divisão.

 

Ou seja, essas são mercadorias importantes para a empresa, e tendem a ter uma participação interessante nos resultados. Aqui, a atenção dada será intermediária e a classe fica localizada após os itens A na ordem de prioridade da empresa.

 

Classe C

 

Por fim, temos a classe C. Ela traz o restante dos produtos, englobando 50% dos itens da empresa que, juntos, entregam 5% do faturamento total do negócio. Perceba que as classes A e B, juntas, têm a mesma participação em percentual de itens, mas concentram 95% dos resultados.

 

Nesse caso, eles exigem uma atenção diferenciada em relação aos custos de manutenção no estoque. Se tiver uma data de validade, por exemplo, há mais riscos de que esses itens vençam antes de serem escoados para os consumidores. Também é comum que esses produtos não precisem ser comprados com tanta frequência.

 

Vale destacar que, ao analisar os resultados da empresa, você pode identificar alguns volumes diferentes dos que foram citados neste artigo. Por esse motivo, a estratégia deve ser estudada e adaptada conforme a realidade do negócio.

 

Como aplicar a Curva ABC na gestão de estoque?

 

Após entender o conceito, é comum que surja dúvidas sobre como aplicá-lo, na prática. O ponto de partida será realizar uma análise detalhada dos resultados obtidos, conforme cada produto negociado. Assim, produza relatórios, separando:

 

  1. cada produto da empresa;
  2. o faturamento obtido com ele em determinado prazo;
  3. o percentual que ele corresponde no faturamento.

 

A partir disso, você poderá trabalhar as diferentes classificações, conforme a Curva ABC. Essa é uma parte exata, que depende de fórmulas e cálculos — aqui, programas específicos e planilhas podem ajudar.

 

Por fim, confira os resultados obtidos e organize os produtos conforme as classificações de prioridade — e não se esqueça de refazer essa análise periodicamente! Isso ajudará a realizar eventuais ajustes, de modo que as prioridades permaneçam alinhadas aos resultados obtidos pela empresa.

 

Qual é a importância da ferramenta nas empresas?

 

Entendendo o funcionamento da Curva ABC, é mais fácil compreender sua importância para a empresa. Principalmente, ela ajuda a estabelecer as prioridades na manutenção do estoque, causando impactos positivos na administração e gestão financeira.

 

A seguir, veja as principais vantagens de adotar a ferramenta no seu negócio!

 

Facilita o gerenciamento de estoque

 

Uma das principais dores ao gerenciar o estoque é saber qual o volume ideal de cada item e, diante de limites no orçamento, entender o que priorizar. Com a Curva ABC, os gestores terão acesso a dados robustos sobre os resultados que cada mercadoria consegue entregar. Logo, a tomada de decisão se torna mais simples.

 

Do mesmo modo, a equipe do setor de estoque terá mais facilidade no dia a dia para fazer o acompanhamento do volume de produtos, com entradas e saídas, identificando com mais tranquilidade o que deve ser reposto.

 

Estoques mais alinhados à realidade de vendas

 

Ao considerar o papel do produto no desempenho da empresa e os dados sobre as saídas, as compras se tornam mais efetivas. Será fácil identificar, por exemplo, um item que deve se manter com um estoque muito baixo e aquele que não exige reposições frequentes.

 

Como resultado, a tendência é que o volume mantido de estoque funcione melhor e de maneira equilibrada. Ao aproveitar essa vantagem, a empresa terá mais benefícios — que você verá a seguir.

 

Reduz os riscos de falta de produtos

 

Quando um cliente deseja comprar um produto, mas ele está em falta na empresa, o mais comum é que ele procure um concorrente para conseguir o item. Nesse caso, é possível que a falta de estoque gere prejuízos, porque causa insatisfação no cliente e pode fazer com que, em novas oportunidades, ele priorize outro estabelecimento.

 

Se o produto estiver entre aqueles que trazem melhores resultados, os prejuízos são ainda maiores. Nesse sentido, a Curva ABC ajuda a garantir que a falta de produtos essenciais não seja um problema na rotina do negócio, embasando a previsão de demanda.

 

Otimiza o uso de recursos da empresa

 

Por fim, a Curva ABC permite otimizar o uso de recursos da empresa. Isso porque ela demonstra prioridades de compra e, com isso, fica mais fácil evitar:

 

  • excesso de estoque;
  • aquisições desnecessárias;
  • perdas de itens por falta de escoamento ao cliente.

 

Como você viu, a Curva ABC traz meios de organizar a gestão de estoque considerando a prioridade de cada produto no portfólio da empresa. Ao aplicá-la em seu negócio, é possível otimizar o setor de compra da empresa e buscar resultados mais alinhados em relação às mercadorias negociadas.

 

Então, gostou de aprender mais sobre essa ferramenta relevante para a gestão de estoque? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e espalhe esse conhecimento!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!