5 dicas para você fazer uma gestão de estoque eficiente no seu negócio

5 dicas para você fazer uma gestão de estoque eficiente no seu negócio

09 de abril de 2021

A gestão de estoque tem um papel crucial para o sucesso do negócio, pois influencia diretamente nas receitas, resultados e objetivos. Trata-se da organização de um dos principais ativos de uma empresa e é essencial para a excelência operacional.

 

Gerenciar bem o estoque consiste no equilíbrio entre a produção, armazenagem e entregas, garantindo a qualidade em todo o ciclo operações com relação constante com o planejamento empresarial estratégico e financeiro.

 

Se você deseja alcançar um desempenho satisfatório e melhorar os resultados no seu negócio, ter atenção especial com o estoque é imprescindível. Para te ajudar, preparamos 5 dicas valiosas para desenvolver uma gestão de estoque eficiente e garantir operações produtivas e em alto nível!

 

O que significa gestão de estoque

O estoque é um dos ativos mais valiosos para qualquer empresa, pois armazena os produtos acabados e a matéria-prima. Sendo assim, é um setor capaz de influenciar na qualidade dos produtos e na experiência do cliente.

 

A gestão de estoque consiste na capacidade de a empresa manter um fluxo de atividades bem planejado, organizando e controlando as atividades. Em outras palavras, a gestão assegura o controle total do estoque, evitando faltas e excessos que são prejudiciais, além de preservar a qualidade.

 

Os benefícios da gestão de estoque

As vantagens de desenvolver uma gestão de estoque eficiente vão além de facilitar o dia a dia nas operações internas da empresa. É possível garantir um bom andamento das atividades, reduzir os custos e contribuir com a melhoria contínua dos processos.

 

Além disso, investir em uma gestão de estoque eficiente proporciona os seguintes benefícios:

  • agiliza as entregas;
  • aumento da produtividade;
  • impulsiona as oportunidades;
  • melhora a relação com o cliente;
  • facilita o planejamento de compras.

 

5 dicas para gerenciar o estoque com eficiência

O gerenciamento eficaz do estoque é um objetivo que exige uma mudança de cultura e hábitos na empresa para ser alcançado. Dessa forma, é preciso conhecer as operações e definir um planejamento para aperfeiçoar e padronizar cada tarefa.

 

Veja dicas importantes para ajudar a fazer uma gestão eficiente do estoque!

 

1. Faça inventários periódicos

A realização periódica dos inventários é fundamental para ajustar os saldos, comparando a quantidade real com as planilhas e sistemas digitais. Ou seja, contribui para monitorar os desvios, manter o controle e certificar que tudo está dentro dos padrões aceitáveis.

 

2. Calcule os custos de armazenamento

Outra ação essencial para a gestão de estoque é o cálculo dos custos de armazenamento. Ao realizar essa análise, você pode estabelecer metas e estratégias para otimizar as tarefas e impulsionar os resultados.

 

3. Defina as datas e períodos para comprar

As compras devem acontecer de maneira planejada e compatível com a gestão do estoque. Por isso, elabore um cronograma com períodos pré-determinados para fazer as compras, assim, você evita excessos e prejuízos para a empresa.

 

4. Estabeleça um volume de estoque para cada produto

Para a gestão de estoque ser eficiente deve estabelecer um volume para cada produto, de acordo com as vendas. Contudo, a quantidade deve ser minuciosamente planejada, evitando faltas ou excesso de produtos que ficam estagnados.

 

É aconselhável que os gestores do estoque mantenham uma comunicação direta com o setor de vendas para identificarem quais os produtos que têm mais saída, ou até mesmo fazer a previsão de demanda para garantir que sempre tenha produtos disponíveis.

 

5. Capacite a equipe

Por fim, é indispensável contar com uma equipe capacitada e que trabalhe em harmonia com os objetivos da gestão. Para tanto, invista na em treinamentos periódicos para seus colaboradores, principalmente em relação aos procedimentos e sistemas informatizados.

 

A equipe é responsável pelas atividades que movimentam o estoque, por isso, treiná-los periodicamente é importante para manter a motivação e reduzir falhas. Além de garantir serviços de qualidade e que funcionam bem, promovendo uma gestão com foco nos resultados.

 

Como você percebeu, a gestão de estoque é decisiva para melhorar a produtividade e lucratividade do negócio. Superar os obstáculos e desenvolver um trabalho de qualidade é capaz de promover vantagens essenciais para o crescimento da empresa em um mercado muito competitivo.

 

Gostou do artigo? O que acha de conhecer produtos de alta qualidade para sua empresa? Acesse o site da Metalúrgica São Raphael e veja as soluções que oferecemos!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!