O que é Gestão Ambiental e como a São Raphael atua para isso?

O que é Gestão Ambiental e como a São Raphael atua para isso?

02 de junho de 2023

A gestão ambiental é um assunto do qual as empresas não podem mais fugir. Afinal, a proteção ao meio ambiente está em destaque atualmente. Isso ocorre pela sua influência na vida das pessoas e pelo crescimento da conscientização nesse sentido.

Assim, buscar soluções para prevenir ou minimizar os impactos de suas ações é central para os negócios. Em especial os que produzem muitos resíduos em seus processos. Dessa forma, além do bem-estar do planeta, tais empreendimentos ganham vantagem competitiva.

Neste conteúdo, entenda melhor como a gestão ambiental funciona e de que modo a Metalúrgica São Raphael atua nesse sentido!

O que é Gestão Ambiental?

A gestão ambiental é uma área que se dedica a mapear, controlar, diminuir ao mínimo, compensar, evitar e monitorar os impactos da ação humana no meio ambiente com o objetivo de:

  • atender as necessidades de empreendimentos e pessoas, enquanto consegue preservar a natureza dos efeitos delas;
  • inibir os danos ou a destruição do ecossistema do qual todos fazem parte e dependem para sobreviver;
  • entregar às futuras gerações os recursos naturais necessários para que possam viver de forma saudável.

Em uma empresa, trata-se de uma função que visa cumprir a legislação acerca da responsabilidade do negócio sobre esse aspecto. Para tanto, cria estratégias capazes de garantir a implementação das melhores práticas para atingir esses objetivos. Entre elas:

  • determinar quais são as ações que dão causa a consequências negativas para o ecossistema;
  • utilizar de maneira adequada, racional, consciente e sustentável tanto os meios quanto os insumos, maximizando seu aproveitamento;
  • reduzir, reutilizar, reciclar, reaproveitar ou descartar corretamente os resíduos provenientes dos processos para que não se tornem poluentes;
  • desenvolver diretrizes e mecanismos que impeçam ou minimizem o risco de contaminação do ar, água e solo, ou de acidentes.

O que é a norma ISO 140001?

As normas ISO 9001 são referência em políticas de qualidade para a execução de processos eficientes, que entregam o melhor custo-benefício. Com a ABNT NBR ISO 14001, a questão ambiental também entra nessa conta.

Basicamente, essa normativa especifica quais são os requisitos e as regras para implementação funcional de um Sistema de Gestão Ambiental. Desse modo, possibilita o cumprimento da legislação pertinente, enquanto gera benefícios à saúde financeira a imagem do negócio.

Sua aplicação oportuniza que as empresas se tornem capazes de se estruturar para proteger o meio ambiente de suas ações. Ainda, ajuda desenvolver medidas de prevenção, acompanhamento ou controle de danos com base em princípios como:

  • realização de um planejamento capaz de diagnosticar os potenciais efeitos de suas atividades e delimitar metas para tanto;
  • criação de uma política ambiental que indique quais os compromissos, os critérios e as responsabilidades para onde se voltar;
  • definição de aplicações e atividades a serem feitas conforme os procedimentos descritos para evitar, monitorar ou reagir aos cenários;
  • verificação contínua do atendimento dos objetivos a partir de métodos, instrumentos e registros, agindo corretivamente quando necessário;
  • promoção de revisões para conferir a eficácia do modelo de gerenciamento da área e realizar adequações para atingir o previsto ou otimizar as práticas.

Quais são as políticas de Gestão Ambiental da São Raphael?

Desde 2021, como uma organização cujas práticas e produtos são certificados, a Metalúrgica São Raphael conta com a Certificação ISO 14001. Ou seja, seu Sistema de Gestão Ambiental não só segue os princípios dessa norma, como atende aos seus requisitos, sendo reconhecido por isso.

Tal compromisso da empresa com o meio ambiente se baseia em ações que incluem:

  • garantir que o consumo dos recursos naturais ocorra de forma consciente e controlada;
  • desenvolver processos que previnam a poluição, reduzindo os efeitos negativos das atividades na natureza;
  • atuar proativamente em favor da sustentabilidade do Sistema de Gestão Ambiental como instrumento para isso;
  • assegurar o atendimento completo dos requisitos legais dessa área pelo negócio e seus colaboradores;
  • manter a contínua melhoria do modelo e dos procedimentos de gestão ambiental vigentes, adequando suas ações;
  • promover na prática o descarte correto dos resíduos e rejeitos produzidos no empreendimento — perigosos ou não, provenientes da fabricação, de refeitórios ou escritórios —, treinando a equipe para realizar a coleta seletiva ao mesmo tempo que disponibiliza a infraestrutura adequada para tanto, separando tais elementos.

A gestão ambiental é um assunto relevante para a Metalúrgica São Raphael que, consciente de seu papel, se propõe a preservar a natureza por meio de boas práticas. Por isso, atende a norma ABNT NBR ISO 14001 e se mantém buscando atingir continuamente os objetivos dessa área.

Gostou? Então, descubra mais sobre a São Raphael no site!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!