7 dicas para escolher o melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios

7 dicas para escolher o melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios

05 de agosto de 2022

Se você está em busca do melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios, veja 6 dicas para guiar essa decisão!

 

Um dos segredos para ter um negócio de sucesso é oferecer produtos ou serviços de qualidade e ter um atendimento de excelência. Nesse sentido, para empresas que atuam no setor metalúrgico, é fundamental saber escolher corretamente o distribuidor de cabos de aço e acessórios.

 

Essa é uma forma de assegurar que os itens utilizados nos processos internos ou para disponibilização ao cliente atenderão aos padrões esperados pelo público. Contudo, é normal que surjam dificuldades no momento de definir o que avaliar para tomar decisões.

 

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo listando 7 dicas para escolher o melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios. Acompanhe!

 

Qual é a importância de escolher o melhor fornecedor para a sua empresa?

Primeiro, vale a pena reforçar a importância de escolher o melhor fornecedor para a sua empresa. Na prática, isso afeta as suas entregas aos clientes. Na prestação de serviços, isso influencia em:

 

  • prazo de entrega;
  • desempenho geral;
  • qualidade final percebida pelos contratantes.

 

Na revenda de produtos, os clientes têm contato direto com cada item. Assim, eventuais defeitos ou até mesmo uma qualidade inferior são facilmente percebidos — e podem prejudicar a reputação da sua empresa.

 

Ademais, o distribuidor é responsável pela certificação do cabo de aço conforme as normas vigentes, relativas às suas características e utilização. Logo, ele assegura a qualidade dos seus produtos para os clientes ou para a realização de serviços.

 

Portanto, saber como escolher boas parcerias pode ser o diferencial para manter a saúde do seu negócio e conquistar bons resultados no mercado.

 

Quais são as 7 dicas para escolher o melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios?

Agora que você já sabe por que é tão importante saber escolher o melhor distribuidor para a sua empresa, veja 7 dicas para ajudar nas escolhas!

 

1. Avalie a experiência do distribuidor

Para começar, avalie a experiência do distribuidor no mercado. Esse pode ser um fator bastante relevante para garantir produtos diferenciados, que acompanham as tendências e sigam as melhores técnicas de produção. Nesse sentido, vale entender:

 

  • o mix de produtos;
  • a trajetória da empresa;
  • as práticas adotadas na rotina;
  • outros fatores que afetam as entregas.

 

Afinal, você precisará de materiais de qualidade que atendam as necessidades de seus clientes para que a parceria entregue bons resultados, certo?

 

A internet é uma ótima aliada para essa pesquisa: os buscadores, como o Google, podem trazer diversas informações relevantes. Além disso, uma conversa franca com o fornecedor para conhecer mais sobre a experiência e soluções disponíveis é fundamental para desenvolver um relacionamento de maior confiança.

 

2. Veja se ele tem compromisso com prazos

Outra dica fundamental é analisar se ele tem compromissos com prazos. Aqui, existem dois passos cruciais. O primeiro é:

 

  • pesquisar opiniões de outros clientes;
  • verificar avaliações na internet;
  • avaliar a existência de reclamações para entender se atrasos são frequentes;
  • quais são as soluções ofertadas pela empresa.

 

O segundo é verificar os termos do contrato para entender os prazos mínimos e máximos para entregas em relação à data de cada pedido. Isso é fundamental para garantir o maior alinhamento e evitar que os materiais não sejam entregues conforme as necessidades da sua empresa.

 

Para complementar, verifique se existem alternativas para as situações de urgência — como o pagamento de um frete diferenciado. Tudo isso ajudará a otimizar o planejamento e evitar imprevistos durante a parceria, que podem prejudicar as suas vendas e entregas para os clientes.

 

3. Busque certificações que garantem a qualidade dos produtos

A opinião de outros clientes pode ajudar a entender o padrão de qualidade das entregas. No entanto, para ter mais segurança nas escolhas e garantir a excelência a longo prazo, avalie as certificações do distribuidor de cabos de aço e acessórios.

 

Existem diferentes alternativas no mercado. Veja alguns exemplos de certificações relevantes:

 

  • ISO 9001/2015: atesta que o cliente segue uma estrutura completa para gestão de processo de alta qualidade e focada na satisfação dos consumidores, seguindo padrões internacionais e práticas de melhorias constantes;
  • ISO 14001/2015: visa a preocupação da empresa com relação ao meio ambiente e sustentabilidade, através de um Sistema de Gestão Ambiental;
  • ISO 45001/2018: demonstra a preocupação com segurança e saúde do trabalho, evidenciando maior ética e qualidade dos processos internos do fornecedor.

 

Tenha em mente que fornecedores que buscam adequação aos padrões de qualidade internacional tendem a apresentar resultados mais consistentes. Ademais, esse diferencial chegará ao seu cliente, promovendo benefícios para o negócio.

 

4. Negocie a garantia de estoque

Ao pesquisar um distribuidor, você precisa entender se ele atende aos estoques necessários nos seus pedidos. Afinal, a sua empresa deve possuir os produtos e materiais procurados pelos clientes para conseguir fechar vendas e aumentar as chances de fidelizar o público. 

 

A indisponibilidade gera insatisfação nos seus clientes e pode fazer com que eles procurem a concorrência, quebrando o ciclo de fidelização e recompra. Logo, ao negociar com o distribuidor, veja se ele tem capacidade de garantir os estoques, repassando dados de vendas para alinhar as expectativas.

 

5. Veja se é possível desenvolver projetos customizados

Se você quer entregar diferenciais aos clientes, precisa ter distribuidores que ajudem nessa tarefa. Logo, para escolher o melhor fornecedor de cabos de aço e acessórios, avalie se ele tem disponibilidade para desenvolver projetos customizados.

 

Isso permite que a sua empresa pense em soluções diferenciadas para atrair o público e possa disponibilizar os serviços para clientes diferenciados, que exigem personalizações nas correntes, cabos e artefatos.

 

Aqui, é fundamental negociar todos os termos para entender como funciona o processo, incluindo:

 

  • custos envolvidos;
  • prazos necessários;
  • eventuais limitações;
  • passos que devem ser observados.

 

6. Considere os custos e as formas de pagamento

A qualidade deve ser o foco principal na busca de distribuidores, mas é preciso considerar os custos envolvidos, porque a sua empresa deve ter condições de arcar com o preço e margem praticado pelo distribuidor de modo a obter os lucros necessários para a viabilidade do negócio. Sendo assim:

 

  • avalie o custo-benefício;
  • analise a tabela de preços;
  • negocie condições alinhadas ao orçamento da empresa.

 

Veja, por exemplo, se aquisições em maior volume ou a compra recorrente podem gerar vantagens. Ainda, verifique as formas de pagamento aceitas e demais custos, como o frete.

 

7. Conte com uma empresa renomada

A última dica é contar com uma empresa renomada, que seja reconhecida no mercado por sua política de qualidade e experiência. Isso assegura melhores entregas para o seu negócio e gera efeitos positivos no público: lembre-se de que os clientes pesquisam as marcas do mercado, então esse cuidado evita qualquer quebra de expectativa.

 

Agora que você já conhece as nossas dicas para escolher o melhor distribuidor de cabos de aço e acessórios, ficará mais fácil analisar os diferentes fornecedores para fechar os contratos mais vantajosos.

 

E, para ter sucesso nas suas estratégias, vale conhecer os diferenciais da São Raphael — a maior fabricante de corrente soldada da América Latina — e nossas linhas de produtos.

Que tal aproveitar a oportunidade e firmar uma parceria de excelência? Acesse o site da São Raphael e conheça nossa linha de cabos de aço e acessórios!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!