Manilha na movimentação de cargas: peça essencial que deve ser de qualidade

13 de maio de 2022

Manilha na movimentação de cargasAs manilhas podem ser fabricadas em diferentes formatos e aços. De forma geral, é composta por um corpo e pino em aço forjado. Esse último componente serve para travar a conexão.

Para a aplicação em movimentação de cargas, é de suma importância trabalhar apenas com as Manilhas Pesadas, fabricadas em aço ligado especial (pino e/ou corpo), atendendo às normas certificadoras, e submetidas a tratamento térmico para aumento de resistência.

Com tantas opções e formatos diferentes, é preciso conhecer os objetivos de cada peça para escolher a ideal. Pensando nisso, continue a leitura para saber a importância da manilha na movimentação de cargas, como ela pode ser aplicada e como encontrar os produtos ideais para sua empresa.

Importância da Manilha Pesada na movimentação de cargas

A Manilha Pesada é uma peça que pode ser aplicada de diversas formas, mas tem relevância especial na movimentação de mercadorias e fixação. Assim, ela atua na elevação e amarração da carga, correntes ou como ponto de ancoragem.

Na prática, a peça une cabos e correntes de aço, além de cintas têxteis, funcionando como um mecanismo de travamento. Com isso, ela tem aplicação ampla em diversos setores, como:

  • construção civil;
  • indústria mecânica;
  • montagens de estruturas;
  • transportes de mercadorias.

A fabricação da peça costuma ser feita com aço em liga e acabamento galvanizado. Isso traz maior resistência à oxidação, garantindo durabilidade e segurança em suas diferentes aplicações.

Aplicações da Manilhas Pesadas

A aplicação das manilhas pode variar conforme a necessidade, considerando aplicação e carga de trabalho exigida.

Vale entender o papel da manilha em diferentes processos. Isso ajudará a assimilar melhor a importância de ter materiais de qualidade nas suas operações. Confira a seguir!

Amarração de carga

O transporte de cargas e processos logísticos exigem a adoção de cuidados para evitar danos aos itens que estão sendo movimentados. Nesse sentido, a amarração de carga se torna essencial, sendo que ela deve estar bem fixada.

Portanto, as manilhas ajudam a fortalecer a amarração, atuando em conjunto com outros equipamentos, como as correntes, podendo criar pontos de pega ou fixação com maior praticidade.

Movimentação de carga

Na movimentação de carga, incluindo a elevação, elas têm aplicação mais ampla. Aqui, as manilhas funcionam como ponto de união ou ancoragem dos cabos e correntes.

A vantagem é que elas podem ser adquiridas em diferentes modelos e especificações. Com isso, os profissionais envolvidos no processo podem buscar as peças que se encaixam melhor em cada necessidade.

Formatos de Manilhas Pesadas na movimentação de carga

Como visto, a manilha pode ser de diferentes tipos, o que influencia em sua estrutura. Entenda mais sobre os modelos que podem ser utilizados!

Manilha Pesada curva com pino roscado

A manilha curva com pino roscado, ou manilha âncora, é usada na elevação e movimentação de cargas para unir cabos e correntes de aços. Ela tem capacidade de levar cargas em variadas direções e se diferencia por seu formato ter uma parte arredondada.

Ela é fechada com um pino roscado, exigindo atenção ao apertar os pinos para que o dispositivo funcione da maneira adequada. Entretanto, esse processo é mais ágil comparado a outros modelos, como a da manilha curva porca e cupilha.

Manilha Pesada curva porca e cupilha

A manilha curva porca e cupilha tem a mesma finalidade e semelhança no formato do modelo anterior. Entretanto, as duas partes que a formam não se desprendem com facilidade.

Ela costuma ser utilizada em conexões permanentes, sendo necessário rosquear as porcas e travá-las com a cupilha para uso.

Manilha Pesada reta com pino roscado

Com formato reto, algemas estreitas e um circuito fechado, a manilha reta com pino roscado é usada em cabos de aço e correntes durante a movimentação de carga, sendo o tipo mais comum, e mais frequente em cargas altas em linhas.

Manilha Pesada reta porca e cupilha

A manilha reta porca e cupilha tem a mesma finalidade e semelhança no formato do modelo anterior. Entretanto, as duas partes que a formam não se desprendem com facilidade.

Ela costuma ser utilizada em conexões permanentes, sendo necessário rosquear as porcas e travá-las com a cupilha para uso.

Cuidados em relação ao uso das manilhas

Em todos os casos, é importante lembrar que a utilização das manilhas precisa considerar a finalidade da aplicação e a carga exigida (diâmetro de correntes e cabos utilizados).

Ademais, é preciso buscar peças fabricadas conforme as normas técnicas, com a certificação que assegurem essa característica.

Além disso, é importante inspecionar as peças antes da aplicação, de modo a evitar qualquer irregularidade ou problema que possa comprometer a operação. Veja alguns pontos de atenção:

  • siga as instruções e demais boas práticas para instalação;
  • observe eventuais sinais de desgastes ou empeno nos pinos e aros;
  • confira se todas as peças da manilha estão corretamente encaixadas;
  • veja se existem deformações, que podem ser geradas por altas temperaturas e outros problemas.

Portanto, não se esqueça de ter profissionais capacitados, que conheçam todas as normas técnicas cabíveis e aplicáveis no procedimento. Vale destacar que na movimentação, os documentos referentes às manilhas devem acompanhar a carga.

Metalúrgica São Raphael: referência em produtos para movimentação e elevação de cargas

Ao entender a importância de escolher uma boa manilha para movimentação de cargas e diferentes aplicações, é preciso ter bons fornecedores que prezam pela segurança de suas operações. Nesse caso, vale a pena contar com a São Raphael.

São mais de 80 anos de atuação com produtos de qualidade e atendimento personalizado, se comprometendo com o bem-estar e a satisfação dos clientes. Além disso, a São Raphael é a maior fabricante de correntes e artefatos de arame da América do Sul.

Ainda, a empresa é especializada na distribuição de manilhas, correntes e outros acessórios de aplicação industrial. Para tanto, todos os produtos são fabricados, testados e certificados seguindo as normas da ABNT e padrões da certificação ISO 9001:2015.

Agora que você já conhece mais sobre o papel da manilha na movimentação de cargas e como escolher peças de qualidade, não se esqueça de procurar um fornecedor de segurança. Afinal, isso pode garantir maior alinhamento nas suas operações, com redução de custos e eficiência nos processos.

Quer encontrar as melhores manilhas para movimentação de cargas na sua empresa? Acesse nosso portfólio de produtos e conheça os diferenciais da Metalúrgica São Raphael!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!