Saiba como evitar acidentes no transporte usando a amarração de cargas em caminhões

Saiba como evitar acidentes no transporte usando a amarração de cargas em caminhões

24 de fevereiro de 2022

O transporte de cargas exige cuidados para garantir a segurança durante todo o processo. Entre as medidas que devem ser adotadas, vale destacar a amarração de cargas em caminhões, que precisa seguir requisitos importantes de modo a atender à legislação e proporcionar maior proteção.

 

As normas foram definidas pela Resolução n.º 552/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e complementadas pela Resolução n.º 676/17. Portanto, é importante se atualizar sobre as regras existentes para evitar acidentes.

 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post. Nele, você conhecerá os tipos de amarração de cargas em caminhões e as ações para evitar acidentes no transporte. Vamos lá?!

 

Principais tipos de amarração

 

A amarração de cargas em caminhões engloba os procedimentos e equipamentos usados para fixar determinada carga à carroceria do veículo. O objetivo é trazer estabilidade durante o transporte, com segurança para que não aconteçam danos e outros problemas com a mercadoria.

 

A falta de fixação faz com que a mercadoria se movimente mais, o que pode causar:

 

  • tombamentos;
  • danos aos produtos;
  • problemas mecânicos;
  • desprendimento da carga.

 

Outro ponto relevante é o próprio cumprimento da legislação, que traz normas que devem ser seguidas para proteger o veículo de transporte e o trânsito. Assim, o descumprimento das regras previstas pode gerar multas e outras penalidades.

 

No entanto, vale saber que existem diferentes tipos de amarração. Veja, a seguir, quais são elas!

 

Fixação envolvente

 

Também conhecida como tie-down, ela aumenta o torque nos cabos e nas cintas, fazendo com que o peso da carga seja forçado contra o chão. Isso deixa as mercadorias presas, evitando que elas se movimentem na viagem. Ela é indicada para objetos empilhados.

 

Fixação direta em contentores específicos

 

A fixação direta utiliza contêineres ou basculantes para reter a carga. Assim, é a própria estrutura da carroceria do caminhão que contém a mercadoria.

 

Nesse caso, os contentores são fabricados conforme às necessidades de cada empresa.

 

Fixação direta com o uso de bloqueadores

 

A fixação direta com o uso de bloqueadores fixa a carga na carroceria com grades laterais ou painéis dianteiros e traseiros no caminhão. Esse é o modelo mais tradicional de amarração.

 

Fixação direta com dispositivos de fixação

 

Por fim, a amarração de cargas em caminhões pode ser feita com dispositivos de fixação, aqueles que utilizam ganchos fixados no chassi do veículo. Outras possibilidades são o uso de:

 

 

Essa modalidade costuma ser aplicada no transporte de objetos pesados, como blocos de materiais e máquinas de grande porte.

 

Aqui, além da amarração correta, é preciso ter atenção aos pontos de fixação do caminhão e sua capacidade em relação ao peso da mercadoria que será transportada.

 

Ações para evitar acidentes no transporte

 

A segurança do transporte de carga exige algumas ações imprescindíveis para evitar acidentes. Conheça as principais!

 

Conhecer os tipos de amarração

 

Para começar, é fundamental conhecer os tipos de amarração. Assim, além de entender os conceitos apresentados, vale pesquisar com mais detalhes como aplicá-las e os cuidados específicos para elas oferecerem a segurança necessária.

 

Utilizar equipamentos adequados

 

Outra dica essencial é o uso de equipamentos adequados para amarração. Afinal, cada caminhão tem características próprias em relação à carroceria e pontos de amarração.

 

Ademais, os equipamentos e dispositivos complementares devem ser de boa procedência para assegurar que a carga e o caminhão não sofram danos.

 

Se atentar ao modelo da carroceria

 

Como os caminhões podem ter diferentes tipos de carroceria, esse ponto deve ser considerado ao avaliar a amarração que será usada.

 

Por exemplo, existem modelos que não são tão rígidos e, com isso, não comportam certos tipos de carga. Também há variações em relação à presença de fixadores e ganchos.

 

Portanto, conhecer os tipos de amarração de cargas em caminhões e as ações para evitar acidentes é essencial para segurança na transferência de mercadorias. Assim, é possível garantir que elas cheguem de maneira adequada ao destino e prevenir prejuízos.

 

Que tal ver mais dicas para segurança da sua empresa? Confira nosso artigo: Correntes certificadas: importância das normas ABNT!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!