9 equipamentos de movimentação de cargas: por que conhecê-los e como optar pelo ideal?

9 equipamentos de movimentação de cargas: por que conhecê-los e como optar pelo ideal?

17 de fevereiro de 2023

O manuseio de mercadorias nas empresas é um processo relevante, que exige atenção especial. Trata-se de serviços que devem acontecer de acordo com características próprias, por isso, é essencial conhecer os equipamentos de movimentação de cargas.

 

Nesse contexto, a movimentação de cargas necessita de tecnologias, ferramentas e equipamentos específicos para garantir a segurança e eficiência. Esses são itens que otimizam os serviços e auxiliam a desenvolver processos logísticos ágeis, precisos e intuitivos.

 

Neste conteúdo, você verá nove tipos de equipamentos de movimentação de cargas, as vantagens de escolher o adequado e como elevar a eficiência no processo. Continue a leitura!

 

Tipos de movimentação de cargas

 

A movimentação de cargas é uma atividade que pode acontecer em diferentes tipos, conforme as características da mercadoria e objetivos da operação. Sendo assim, antes de tudo, é importante conhecer quais são essas modalidades.

 

Desse modo, os tipos de movimentação de cargas mais comuns nas empresas, construções e armazéns são:

 

  • rebocagem: sistema de reboque, ou seja, um veículo puxa as mercadorias na horizontal;
  • içamento: com linga de corrente ou cabos de aço presos na carga, suspende e leva de um lugar para o outro;
  • elevação: é uma atividade adotada para elevar cargas e acomodá-las em meios de transporte;
  • rolamento: sistema de rolamentos em que a carga desliza de um ponto a outro, comum em armazéns.

 

Cada tipo de movimentação é indicada para situações distintas, considerando as dimensões da carga, particularidades e questões de segurança. Por isso, a identificação do tipo de movimentação é crucial para a escolha dos equipamentos, acessórios e procedimentos operacionais.

 

Como tornar a movimentação de cargas eficiente

 

Os processos logísticos são decisivos para o desempenho de uma empresa e contribuem para a produtividade e bons resultados. Diante disso, saber como otimizar as operações de modo a torná-las mais eficazes é determinante para toda empresa.

 

Nesse sentido, algumas estratégias são cruciais, com potencial para impulsionar a atuação das equipes, por exemplo:

 

  • controle os gastos;
  • padronize seus processos;
  • planeje e tenha metas claras;
  • defina uma boa estratégia de entregas;
  • faça uma boa gestão de riscos e perdas;
  • treine toda a equipe, conforme as funções.

 

Com todas essas ações, o desempenho das tarefas na movimentação de cargas será satisfatório, além de evitar erros, prejuízos e acidentes. É a base para uma gestão proativa, que atua com foco na melhoria contínua, para alcançar resultados cada vez melhores.

 

9 principais equipamentos de movimentação de cargas

 

Durante as operações de movimentação de cargas são utilizados diversos equipamentos e acessórios. Trata-se de meios que possibilitam que uma carga pesada seja manuseada e transportada com segurança e precisão dentro de uma empresa.

 

Em outras palavras, são equipamentos utilizados para movimentação, elevação e transferência de cargas nas operações logísticas. Compreender todas as possibilidades é essencial de modo a ter clareza e utilizar o meio correto e seguro para os processos.

 

Veja, a seguir, quais são os tipos de equipamentos de movimentação de cargas!

 

1. Empilhadeiras

 

As empilhadeiras são um dos equipamentos de movimentação de cargas mais comuns nas empresas e permitem movimentar e elevar pesos de até 16 toneladas. Podem ser movidas à combustão ou eletricidade, com diversos tipos e capacidades.

 

As principais empilhadeiras são:

 

  • patolada: permite que o trabalhador opere em pé;
  • retrátil: compacto, flexível e ideal para ambientes pequenos;
  • contrabalançada: modelo de maior capacidade e ideal para cargas mais pesadas.

 

2. Transpaletes

 

Considerado o equipamento mais simples de movimentação de cargas, o transpalete realiza o manuseio vertical das cargas. Pode ser manual ou elétrico, e é ideal para a organização de paletes em armazéns e estoques.

 

3. Comboios

 

O comboio é um conjunto de plataformas, puxadas por um veículo que desloca as mercadorias na horizontal. Um equipamento prático e muito útil para movimentar cargas dentro das instalações das empresas.

 

4. Guindastes

 

Os guindastes são equipamentos ideais para cargas muito pesadas e volumosas, tanto na elevação quanto na transferência. Existem diversos tipos que atendem situações mais expressivas, comuns na construção civil, terminais portuários e grandes indústrias.

 

Os principais tipos de guindastes são:

 

  • grua florestal: utilizada para movimentação de madeiras;
  • munk: muito comum, é um guindaste instalado em um caminhão;
  • grua: equipamento que movimenta cargas na vertical e horizontal, controlada eletronicamente;
  • pórticos: grande estrutura utilizada para desembarcar e embarcar cargas em terminais portuários;
  • pinça ou multiangular: modelo composto por uma pinça e contrapeso, que podem ser montados e desmontados após o uso.

 

5. Transelevador

 

Os transelevadores são equipamentos modernos e autônomos, que organizam as cargas nas prateleiras com uso da robótica. Trata-se de um mecanismo vantajoso e, além de melhorar a produtividade, contribui para aproveitar melhor os espaços.

 

6. Pontes rolantes

 

Por meio de um sistema de trilhos, as pontes rolantes elevam e movimentam cargas de grande peso e volume. São equipamentos instalados em indústrias e outros setores, que trabalham com volumes expressivos em um galpão.

 

7. Esteiras

 

As esteiras são equipamentos muito comuns em galpões grandes, que exigem que uma mercadoria seja movimentada com frequência e agilidade. Basta colocar a carga sobre ela que será enviada para outro ponto sem esforços e de forma contínua.

 

8. Monovia

 

A monovia é um equipamento ideal para grandes empresas que precisam movimentar cargas pesadas entre dois pontos. Ela consiste em uma base instalada no local, que realiza o transporte suspenso de cargas pesadas dentro das instalações da empresa.

 

9. Transportador de roletes

 

Considerado ideal para cargas leves e sensíveis, o transporte de roletes é semelhante a uma esteira, que pode atuar por energia elétrica ou gravidade. Esse tipo é muito comum em empresas de bebidas e outros alimentos, responsável por otimizar o processo de movimentação.

 

Vantagens de escolher o modelo adequado

 

O uso do modelo adequado para a movimentação de cargas é importante por diversos fatores, inclusive pela redução de custos e aumento da segurança. Por isso, é indispensável planejar tudo com muito cuidado e ter apoio profissional de modo a identificar soluções ideais.

 

Nesse sentido, contar com o equipamento de movimentação de cargas compatível com as características e objetivos, proporciona as seguintes vantagens:

 

  • ganho de tempo;
  • diminuição de custos;
  • otimização de processos;
  • maior qualidade no serviço;
  • maior produtividade da equipe;
  • maior segurança para os envolvidos;
  • maior agilidade na armazenagem e transporte.

 

A importância de escolher ferramentas adequadas

 

A movimentação de cargas não depende apenas dos equipamentos que citamos nos tópicos anteriores. O uso de acessórios, como correntes e cabos de aço, são indispensáveis para garantir processos seguros e evitar complicações.

 

Sendo assim, procurar um fornecedor especialista, que atue com altos padrões de qualidade, é a melhor alternativa para ter acessórios resistentes e duráveis. Trata-se de uma parceria importante para realizar a movimentação de cargas com excelência.

 

Presente no mercado há mais de 80 anos, a Metalúrgica São Raphael é a fornecedora ideal para ter os melhores acessórios para a movimentação de cargas. São diversos componentes complementares, produzidos por alto padrão e política de qualidade.

 

Considerada a maior fabricante de correntes e artefatos de arame da América Latina, na São Raphael você encontra uma linha completa de produtos específicos para movimentação de cargas, por exemplo:

 

  • manilha;
  • correntes;
  • pega chapa;
  • tornel girador;
  • anel de grau 8;
  • linga de grau 8;
  • cinta de poliéster;
  • conector de grau 8;
  • tensionador de corrente;
  • olhal de suspensão forjado.

 

Como pode notar, seja para içamento, elevação, rebocagem ou rolamento, utilizar acessórios e equipamentos de movimentação de cargas adequados é essencial. Portanto, avalie cada alternativa e conte com itens de qualidade para garantir a excelência nas operações.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais são os equipamentos para movimentação de cargas, acesse nosso site e conheça mais sobre a São Raphael!

 


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!