Cabos de Aço: conheça as diferenças entre alma de fibra e alma de aço

Cabos de Aço: conheça as diferenças entre alma de fibra e alma de aço

16 de julho de 2021

Os cabos de aço são indispensáveis em diversas atividades profissionais e segmentos da economia, como o comércio, indústria e logística. Trata-se de um recurso que oferece segurança, resistência e alto desempenho para facilitar tarefas complexas.

 

Nesse sentido, os cabos de aço contribuem como uma solução segura que evita contratempos que podem ser graves, principalmente na suspensão, movimentação e amarração de cargas e objetos pesados. No Brasil, esse material deve seguir a norma ABNT NBR ISO 2408.

 

Por ser um instrumento essencial, saber mais sobre os cabos de aço é importante de modo a garantir eficiência e segurança na sua empresa. Continue a leitura e entenda o conceito de alma de fibra e alma de aço, conheça suas diferenças e escolha a melhor para às suas necessidades. 

 

Afinal, qual o conceito de cabos de aço?

Muitas atividades profissionais exigem precisão em movimentação ou amarração de cargas pesadas, que devem ser executadas com cuidado. Esse manuseio é repleto de riscos e é essencial contar com recursos que ofereçam resistência de modo a evitar acidentes e avarias no material.

 

Nesse contexto surgem os cabos de aço, estruturas extremamente resistentes, que tem como principal função proporcionar suspensão, movimentação, amarração de cargas pesadas ou de pesos diversificados em várias tarefas.

 

Além disso, os cabos de aço existem em diferentes diâmetros para atender requisitos específicos, seja na indústria, comércio, prestação de serviços, construção civil, elevadores, serviços logísticos, entre outras.

 

Quais são as vantagens de usar cabos de aço?

Os cabos de aço são indispensáveis em muitas situações, pois oferecem firmeza no carregamento de mercadorias e facilidade nos afazeres que demandam exatidão. Sendo assim, é um produto que proporciona benefícios importantes, principalmente na segurança de profissionais e da carga transportada.

 

Dessa forma, é essencial contar com cabos de aço desenvolvidos por uma empresa confiável e compatível com as tarefas que serão executadas — fatores imprescindíveis para usufruir de todos os benefícios e ter tranquilidade nos negócios.

 

O que é a alma de cabos de aço?

A alma de um cabo de aço é um núcleo em torno do qual as pernas são dispostas em forma de hélice. Seu objetivo é fazer com que as pernas sejam posicionadas para que o esforço aplicado no material seja distribuído uniformemente entre elas. 

 

A alma pode ser constituída de fibra natural ou artificial, podendo ainda ser formada por uma perna ou um cabo de aço independente.

 

O que é cabo de aço alma de fibra?

Embora pareça apenas uma estrutura composta por fios de aço torcidas, os cabos de aço são desenvolvidos com processos extremamente técnicos.

 

Os cabos contam com um fio interno que tem o objetivo de manter a posição dos fios de aço e contribuir na distribuição de cargas no material, favorecendo a resistência.

 

No caso da alma de fibra, o fio interno que passa no núcleo dos cabos é constituído de filamentos naturais ou artificiais. Os cabos de aço com alma de fibra são indicados para usos específicos e também oferecem grande resistência.

 

O que é cabo de aço alma de aço?

O cabo com alma de aço segue a mesma lógica da alma de fibra, ou seja, o fio que passa no núcleo do objeto é de aço, assim como os outros que compõem o material. Em outras palavras, a alma é um fio único, feito de metal, que passa no interior dos cabos.

 

O objetivo da alma de aço também é favorecer o posicionamento dos cabos entrelaçados e ajudar a distribuir o peso de forma uniforme durante o uso. A alma de aço é um importante componente aos cabos e tem uma responsabilidade essencial.

 

Quais são as diferenças entre alma de aço e alma de fibra?

Tanto a alma de aço quanto a alma de fibra são extremamente importantes, de modo a garantir qualidade e resistência em um cabo de aço, devido às suas funções. Essas estruturas contribuem para ter um cabo uniforme e que atenda às necessidades profissionais.

 

No entanto, os cabos de aço com alma de fibra e alma de aço são indicados para atividades diferentes. Por isso, é fundamental analisar as características de cada alternativa e as suas necessidades antes de determinar o cabo ideal.

 

Os cabos de aço com alma de fibra geralmente são mais flexíveis, ou seja, são mais fáceis de manusear e armazenar. Além disso, a capacidade de cargas de um cabo com alma de fibra pode ser inferior quando comparado aos com alma de aço.

 

Por outro lado, os cabos de aço com alma de aço são mais rígidos e utilizados em tarefas que exigem grande capacidade de carga. A alma de aço contribui para cabos mais fortes, ideais aos trabalhos industriais que exigem força mecânica e durabilidade. Além de proporcionarem mais resistência ao amassamento e aumentarem a reação à tração. 

 

Qual a melhor alternativa para utilizar?

A escolha pelo cabo de aço ideal dependerá das tarefas executadas, a forma de exposição do serviço e a qualidade dos produtos. 

 

Assim, é preciso salientar que os cabos de aço com alma de fibra são ideais para usar em ambientes cobertos ou livres da ação da umidade e do tempo, pois a fibra, seja natural ou artificial, é comprometida e favorece oxidações, colocando a resistência do cabo em risco.

 

Os cabos de aço com alma de aço são rígidos e resistentes contra impactos e trações, além de conseguirem levar cargas superiores. Por isso, seu uso é ideal em qualquer ambiente, mesmo que haja presença de umidade ou variação de temperaturas.

 

Um cabo de 6 pernas com alma de aço apresenta aumento de 7,5% na resistência à tração e cerca de 10% no peso comparado a um cabo com alma de fibra do mesmo diâmetro e construção.

 

É importante falar que os cabos de aço exigem cuidados de modo a garantir segurança e durabilidade. Portanto, os profissionais devem se atentar ao armazenamento correto e uso compatível com cada diâmetro de cabo, fatores que contribuem para usufruir de todos os benefícios, além de maior eficiência e tranquilidade.

 

Metalúrgica São Raphael: excelência em cabos de aço!

A qualidade é um requisito indispensável na escolha de qualquer tipo de produto ou insumo com intuito de atender à indústria. É uma garantia de que tudo seja conforme as normas regulamentadoras, proporcionando eficiência e resistência nas tarefas.

 

Sendo assim, é necessário contar com fornecedores conhecidos e tradicionais no mercado de modo a conseguir produtos de qualidade e que atendam suas expectativas. 

 

Nesse sentido, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa quando falamos de cabos de aço e acessórios como clips, esticadores e sapatilhas. Com mais de 80 anos no mercado, é uma empresa tradicional, reconhecida pela qualidade dos produtos e considerada a maior fabricante de correntes e artefatos de arame da América do Sul.

 

Os processos de fabricação da Metalúrgica São Raphael são modernos e contam com uma equipe capacitada, além de ser certificada na ISO 9001:2015 — um portfólio de produtos variados e com foco na qualidade, ideais de modo a atender atividades industriais, da construção civil, agropecuária e outros.

 

Dessa forma, se você deseja cabos de aço de qualidade e desenvolvidos para oferecer o máximo em resistência e durabilidade, a Metalúrgica São Raphael é a melhor escolha. Assim você terá a tranquilidade de contar com produtos e soluções perfeitas à sua rotina profissional.

 

Como você percebeu, os cabos de aço têm diferentes características, que vão além do diâmetro e comprimento. Portanto, não deixe de considerar cada particularidade e contar com soluções que ofereçam segurança e melhor desempenho.

 

Agora que você já sabe a importância de escolher materiais de qualidade, conheça os produtos da São Raphael, que assegura cabos de aço resistentes para seu negócio!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!