O transporte de grãos é uma das atividades mais relevantes do agronegócio, responsável por movimentar grande parte da economia. Trata-se de uma etapa que viabiliza as operações comerciais, sejam elas no mercado interno ou externo.
Nesse sentido, é uma operação delicada que precisa acontecer de uma forma organizada, para preservar a qualidade da carga — exigindo cuidados durante todo o processo para garantir a segurança, reduzir riscos e evitar penalidades nas estradas.
Hoje, você vai entender como funciona o transporte de grãos e quais são os cuidados necessários para o sucesso da operação. Continue lendo e veja também como melhorar a conservação dos produtos e itens essenciais ao serviço!
Como é realizado o transporte de grãos?
O transporte de grãos é uma operação logística que leva os produtos da produção agrícola até os centros de comercialização ou exportação. Realizado por meio de veículos adaptados, é uma etapa crucial do planejamento de safra.
Conforme o tipo de grão, ciclo de vida das culturas e necessidades de armazenamento, as operações de transporte são planejadas. Assim, é possível levar o produto até o destino preservando os padrões de qualidade durante toda a rota.
Apesar de parecer uma tarefa simples, o transporte de grãos é delicado e acontece com uma organização minuciosa. Afinal, é preciso garantir que os produtos cheguem ao destino adequados para as posteriores etapas de processamento.
Qual a importância do transporte de grãos?
A produção agrícola é uma das atividades econômicas mais expressivas do país, especialmente em relação ao arroz, soja e milho. Segundo o IBGE, a produção já chegou a representar 92% de todos os grãos cultivados no país.
Sendo assim, as operações logísticas são imprescindíveis para movimentar a produção e a economia. Por meio do transporte rodoviário, é possível abastecer todo o mercado com produtos que são matéria-prima para a fabricação de inúmeros alimentos.
Quando é eficiente e bem-planejado, o transporte possibilita o escoamento da safra sem a ocorrência de perdas significativas.
Como melhorar a conservação dos grãos para o transporte?
A conservação dos grãos antes de realizar o transporte é fundamental para uma entrega de qualidade. Consiste em medidas para evitar a deterioração dos produtos e garantir que sejam devidamente acondicionados, reduzindo perdas.
O foco das ações para conservar os grãos acontece logo após a colheita, para o correto acondicionamento ainda na propriedade. Veja quais são as principais:
- garanta que os grãos estejam secos antes do armazenamento;
- faça uma limpeza após a colheita para remover impurezas;
- tenha atenção a temperatura ideal para o armazenamento;
- escolha um local seco e adequado para armazenar os grãos;
- determine o prazo máximo para o armazenamento;
- realize o devido controle de pragas;
- utilize veículos adaptados para o transporte.
Com um armazenamento adequado e planejado, a qualidade dos grãos será preservada até a realização do transporte. Uma ação primordial para entregar produtos em excelentes condições e abrir novas oportunidades de negócios.
Quais são os cuidados com o transporte de grãos?
1. Escolha os veículos conforme a carga
A escolha dos veículos é decisiva para um transporte de grãos seguro e eficiente, evitando riscos e prejuízos. Por isso, é preciso avaliar qual a melhor estrutura para levar os produtos até o destino sem comprometer a qualidade e a segurança.
Nesse momento, os seguintes requisitos devem ser considerados:
- capacidade de carga do veículo;
- volume da carroceria do veículo;
- condições da estrada e melhores rotas;
- mecanismo de carga e descarga;
- proteção contra intempéries.
Com um veículo apropriado para os grãos, será possível reduzir riscos de desperdícios e acidentes. Sobretudo, é a garantia de que o cliente irá receber a carga com a qualidade que precisa para conduzir os processos da melhor forma.
2. Faça um planejamento eficiente
O planejamento de rotas também garante um transporte de grãos rápido e seguro. Sendo assim, antes de tudo, é necessário estudar qual será o melhor caminho até o destino, definindo horários e um trajeto bem estruturado.
Para isso, alinhe todas as informações previamente, treine os motoristas e utilize sistemas de monitoramento em tempo real. Um bom planejamento de rotas contribui para preservar os grãos, reduzir acidentes e otimizar todo o tempo da entrega.
3. Atenção às exigências legais
O transporte rodoviário de cargas deve ser conduzido considerando as leis de trânsito e as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Negligenciar esse fator pode causar sérias consequências, como multas e até a apreensão carga.
Antes de realizar o transporte, certifique-se do porte de todos os documentos para a atividade exigidos por lei. Como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), licenciamento e outros.
4. Siga critérios para evitar danos a mercadoria
A entrega de produtos de qualidade e preservados ao cliente é a base para manter negócios promissores e gerar rentabilidade. Em vista disso, uma das etapas que mais exigem atenção é o transporte, operação onde a maioria dos danos ocorrem.
Você precisa adotar estratégias para garantir que a carga permaneça protegida em todo o trajeto, para oferecer o melhor ao cliente. Para isso, veja algumas dicas fundamentais:
- mantenha a manutenção preventiva do veículo em dia;
- organize a carga de forma uniforme e nivelada;
- realize a limpeza do veículo após cada entrega;
- treine os motoristas sobre boas práticas no transporte;
- monitore a umidade e temperatura da carga no transporte;
- utilize lonas de qualidade para proteger os grãos;
- use acessórios de qualidade na amarração de cargas.
Com um procedimento de transporte estruturado será possível evitar diversos danos aos grãos e elevar a segurança. Portanto, mantenha um controle criterioso em cada veículo para reduzir os riscos e entregar a mercadoria intacta ao cliente.
Conheça os produtos da Metalúrgica São Raphael!
Contar com itens de qualidade para o transporte de cargas é imprescindível para preservar a qualidade e a segurança. Trata-se de acessórios que auxiliam a garantir a devida resistência e fixação em todo o percurso, evitando acidentes e prejuízos.
Nesse sentido, a Metalúrgica São Raphael conta com uma linha exclusiva para a movimentação de cargas no agronegócio. São produtos certificados em qualidade e essenciais para garantir uma perfeita amarração de cargas e um transporte seguro.
Por exemplo:
- diversos tipos de correntes;
- corrente com esticador;
- tensionador de corrente;
- cabos de aço;
- manilhas;
- olhal;
- esticadores e muitos outros itens.
Conte com um catálogo completo e produzido em alto padrão de qualidade para realizar suas operações com maior tranquilidade. Tudo com uma parceria confiável e especialista, que atua com excelência há mais de 80 anos.
O transporte de grãos é uma operação que exige cuidados intensos e acessórios de alta qualidade. Por isso, é necessário ter atenção para garantir que todo o processo seja seguro e mantenha a carga devidamente protegida.
Gostou de saber sobre o transporte de grãos? Se deseja conhecer os melhores itens para a movimentação segura cargas, não perca tempo! Acesse o nosso site e confira uma linha completa de produtos para garantir a segurança e alta performance!