Tensionador de corrente: está fazendo a amarração de cargas de forma segura?

Tensionador de corrente: está fazendo a amarração de cargas de forma segura?

07 de outubro de 2022

Você sabe tudo sobre tensionador de corrente?

 

O tensionador de corrente é um elemento imprescindível para a movimentação e amarração de cargas de diversos tipos. Trata-se de um item que contribui para a fixação e estabilidade, promovendo a segurança em todo o percurso.

 

Nesse contexto, os tensionadores são acessórios que auxiliam a tracionar as correntes para:

 

  • movimentação;
  • fixação de cargas pesadas.

 

É um elemento muito importante, por isso, é indispensável saber como utilizá-lo corretamente.

 

Neste post, você verá informações relevantes para lidar com esse equipamento de uma forma prática e segura. Continue lendo e entenda a importância do tensionador de corrente e dicas valiosas para escolher o modelo ideal para suas atividades!

 

Importância da segurança no transporte de cargas

O transporte de cargas é um dos serviços mais importantes do país, responsável por movimentar praticamente todos os setores da economia. Por ser uma atividade que envolve diversos riscos, deve ser desenvolvida por meio de um bom planejamento e prevenção.

 

Isso é importante, principalmente, para cargas pesadas e volumosas, principalmente granito e maquinário (tratores, por exemplo), que exigem medidas especiais de movimentação e fixação — fator crucial de modo a  garantir uma logística segura e evitar acidentes graves.

 

Assim, é imprescindível utilizar equipamentos e acessórios de qualidade para fazer o transporte de cargas adequado, inclusive das correntes e do tensionador — itens que desempenham papel crucial na fixação e segurança da carga.

 

Características dos tensionadores de correntes

Os tensionadores de correntes são acessórios amplamente utilizados no transporte e movimentação de cargas pesadas. Os equipamentos conseguem tracionar as correntes para suportar e fixar pesos consideráveis, que exigem alta capacidade e resistência.

 

Nesse sentido, oferece condições para a conexão de ganhos e correntes de modo a facilitar o manuseio e a segurança das cargas, inclusive no transporte. São equipamentos que existem em diversos tipos e capacidades, mas que contam com características em comum.

 

Veja, a seguir, quais são as principais características dos tensionadores de correntes!

 

Revestimento

Os tensionadores são revestidos por materiais resistentes que suportam a exposição aos fatores climáticos sem levar à corrosão. Em outras palavras, consiste em acabamentos específicos e próprios para suportar:

 

  • fricção;
  • umidade;
  • temperaturas.

 

Alavanca tipo catraca

Uma das principais características dos tensionadores é a alavanca tipo catraca, utilizada para o manuseio e tração das correntes. Por meio do acionamento manual na alavanca, a corrente é esticada e chega até o nível desejado para o serviço.

 

Fixação

O tensionador de correntes tem características para aplicação na fixação de cargas em caminhões e carretas no transporte rodoviário e interno das cidades. Além disso, é extremamente útil para a movimentação de cargas em indústrias e diversas outras aplicabilidades que exigem a fixação.

 

Segurança

Outra característica dos tensionadores é a segurança, pois garantem a devida resistência e tensão para o manuseio e fixação das cargas. Sobretudo, é um serviço que deve seguir regulamentações legais, como a Resolução n.º 552/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e a Resolução n.º 676/17.

 

Como escolher o tensionador de corrente ideal

Para ter um produto adequado para a fixação e movimentação de cargas, é importante considerar alguns fatores no momento da compra. Como se trata de um acessório que tem relação direta com a segurança, contar com a qualidade é indispensável.

 

Diante disso, o mercado oferece diversas possibilidades e a escolha correta faz toda a diferença para o desempenho das atividades, inclusive em relação à durabilidade e resistência, aspectos relevantes para qualquer empresa.

 

Veja, nos próximos tópicos, as principais dicas para escolher o melhor tensionador de corrente!

 

Considere o tipo de carga

A primeira informação que você precisa ter em mente é o tipo de carga que será fixada para a movimentação ou transporte rodoviário. O peso e dimensões são fatores que interferem na escolha do tensionador, que deve oferecer a devida resistência.

 

Assim, é fundamental analisar o tipo de corrente utilizada para a amarração da carga, pois o tensionador deve ser compatível com ela. Desse modo, os profissionais terão todos os equipamentos necessários de modo a realizar um serviço seguro.

 

Conheça os tipos de amarração

Saber quais são os tipos de amarração é fundamental para escolher o mais adequado à  carga e garantir a segurança durante o transporte. Trata-se de um serviço decisivo de modo a evitar riscos de acidentes graves, que causam diversos prejuízos.

 

Por esse motivo, certifique-se de que os profissionais sabem qual é a melhor forma para amarrar a carga com o uso do tensionador, sempre considerando as melhores práticas e requisitos legais de modo a garantir uma movimentação e transporte livre de riscos e transtornos.

 

Atente-se a qualidade

A qualidade é o principal critério que deve ser avaliado ao escolher o tensionador de corrente à empresa. Afinal, para garantir a segurança e durabilidade, é essencial ter um produto de primeira, evitando custos excessivos e riscos.

 

Portanto, sempre procure marcas confiáveis, certificadas em qualidade e especialistas no fornecimento de acessórios de aço.

 

Considere o tipo e capacidade

Existem diversos tipos de tensionadores de correntes no mercado, aplicáveis nas mais diversas situações e características das cargas. Portanto, é importante identificar o modelo compatível com a resistência exigida para uma movimentação segura.

 

Nesse sentido, consulte sua equipe e identifique qual é o tipo e capacidade mais indicada para a realização da fixação das cargas. Com dados precisos, você terá maior direcionamento na busca do produto ideal e garantia de segurança nas operações.

 

Importância de contar com bons fornecedores

Vimos até agora que os tensionadores de correntes são equipamentos que desempenham função extremamente relevante para o transporte. É um elemento indispensável na fixação de cargas e proporciona segurança de modo a evitar acidentes durante as operações logísticas.

 

Por isso, entre os  principais aspectos que devem ser avaliados na compra estão: buscar o melhor fornecedor no mercado e contar com um equipamento de primeira linha.

 

Nesse sentido, se deseja oferecer um produto de alta performance e produzido por especialistas, a São Raphael é a melhor alternativa. Há mais de 80 anos no mercado, a empresa conta com processos modernos e expertise quando o assunto é:

 

  • qualidade;
  • resistência;
  • durabilidade.

 

Na Metalúrgica São Raphael, você encontra o tensionador de corrente ideal para suas atividades, de diversos tamanhos de correntes e capacidade. São produtos de alta qualidade, desenvolvidos por uma equipe qualificada e processos certificados em padrões internacionais.

 

Desse modo, é uma empresa confiável que oferece atendimentos personalizados para atender às suas necessidades com excelência. As vantagens vão além do custo-benefício e fazem toda a diferença para o desenvolvimento da movimentação e transporte de cargas.

 

Como percebeu, o tensionador de corrente é um equipamento indispensável para a segurança na amarração e movimentação de cargas pesadas. Portanto, escolher o modelo ideal, produzido por uma empresa confiável e de qualidade, é a melhor forma para evitar riscos e garantir a eficiência.

Gostou do post? Agora que você viu informações importantes sobre o tensionador de corrente, acesse nosso site e conheça mais sobre a Metalúrgica São Raphael!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!