cabo de aço enrolado em carretel

Cabo de aço: o que é e qual a sua funcionalidade?

24 de julho de 2023

O cabo de aço é um componente essencial para atividades em setores industriais, logística, construção civil e comércios. Trata-se de um produto resistente, versátil e que viabiliza um trabalho seguro e de qualidade.

Desse modo, os cabos de aço contam com características e tipos diferentes, sendo adaptáveis a todo tipo de uso, seja em equipamentos, movimentação e amarração de cargas, conhecer todos esses aspectos é crucial para garantir um uso seguro.

Mas afinal, você sabe o que é e quais os tipos de cabo de aço? Se deseja saber mais sobre esse item, veio ao lugar certo! Continue lendo este post e veja qual o conceito, tipos, funcionalidades e alguns cuidados no uso dos cabos de aço!

O que é cabo de aço?

O cabo de aço é um conjunto de fios de aço entrelaçados em torno de um arame central chamado alma, formando um cabo forte. Em outras palavras, consiste em um conjunto de arames torcidos, que formam uma estrutura estável.

Os arames que formam o cabo de aço podem ser produzidos em diâmetros diferentes, e quanto mais grossos, mais rígido e resistente o cabo será. Por outro lado, os arames mais finos proporcionam flexibilidade para o uso em atividades simples.

Quais os tipos de cabo de aço?

Os cabos de aço existem em diversos tamanhos e diâmetros, resistentes a abrasão e ao desgaste ao longo do tempo. A produção pode acontecer em diferentes tipos, que influenciam diretamente na aplicabilidade e forma de uso em cada tarefa.

Sendo assim, os principais tipos de cabos de aço são os seguintes:

  • galvanizado: produzidos com uma camada de zinco, sendo resistente a corrosão;
  • inoxidável: alta resistência a corrosão, ideal para ambientes expostos a substâncias corrosivas;
  • polido: arames e aço convencional, geralmente revestido com uma camada de graxa;
  • revestido: arames e aço convencional, porém, revestido com uma camada de proteção plástica.

Quais as funcionalidades do cabo de aço?

Os cabos de aço estão presentes no dia a dia de muitas organizações, desde atividades simples até as mais complexas, como a movimentação de cargas. Consiste em produtos essenciais para garantir a devida segurança e evitar acidentes graves.

Cada setor da economia utiliza o cabo de aço em meios diferentes, sempre como item indispensável à segurança, resistência e qualidade. As principais aplicações em cada setor se resumem da seguinte forma:

  • elevadores: os cabos são responsáveis pela movimentação do elevador;
  • academias: cabos revestidos são utilizados nos equipamentos;
  • indústria: usado em equipamentos, movimentação e elevação de cargas pesadas;
  • transportes: os cabos são usados para amarrar cargas e elevar a segurança;
  • indústrias químicas: o cabo de aço inoxidável é utilizado no processo produtivo;
  • setor naval: o cabo é aplicado para amarrações e equipamentos;
  • construção civil: utilizado em equipamentos para elevar cargas em edificações.

Cabe ressaltar que cada tipo de cabo é indicado para atividades compatíveis com seu limite de resistência, para garantir a devida segurança e eficiência. Por essa razão, avaliar os critérios técnicos é imprescindível para um uso adequado dos cabos de aço.

Quais os cuidados com o cabo de aço?

Embora sejam resistentes à abrasão, ao impacto e ao tempo, o uso do cabo de aço requer alguns cuidados. Trata-se de ações para garantir a segurança, reduzir riscos de acidentes e ainda preservar a vida útil do componente para evitar gastos.

O primeiro ponto a se observar é em relação ao armazenamento, que deve acontecer em um local limpo, seco e coberto. Além disso, o transporte também deve acontecer com segurança, com o cabo devidamente amarrado para evitar desgastes.

Outro ponto essencial é o acompanhamento profissional, para um uso correto, amarração adequada e sem formação de nós. A inspeção periódica também é fundamental para identificar riscos em fase inicial e providenciar a substituição.

Ter um produto que qualidade e produzido por uma empresa especialista faz toda a diferença, principalmente por ser um produto que exige resistência e segurança. Para isso, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa para adquirir o melhor cabo.

Com mais de 80 anos de tradição no mercado, a São Raphael é a maior fabricante de correntes, cabos de aço e artefatos de arame da América Latina. A melhor opção em qualidade, diversidade e materiais de alta resistência em um portfólio de produtos que atende a todas as áreas.

Viu como o cabo de aço é um item resistente e versátil? Ele auxilia na execução de muitas tarefas, sempre com segurança e durabilidade. Portanto, escolha o tipo ideal para seu negócio e não se esqueça de priorizar produtos de qualidade.

Gostou do post? Agora que já sabe o que é cabo de aço e suas funcionalidades, não deixe de contar com os melhores produtos do mercado! Acesse nosso site e veja uma linha de cabos de aço e outros produtos de alta qualidade e resistência!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!