Os parafusos têm diversas funcionalidades e aplicações. Mas você sabe para que serve cada tipo de parafuso? Eles podem ter formatos, tamanhos e usos diferentes. Desse modo, é fundamental saber identificar para qual situação cada um deles é indicado.
Em geral, é preciso avaliar partes como:
- fenda;
- rosca;
- cabeça;
- pescoço;
- ponto do parafuso.
Inclusive, existem modelos em que nem todas elas estarão presentes, ajudando na diferenciação de cada produto. De todo modo, saber identificar cada peça ajudará a atender clientes e ampliar as vendas, entregando soluções adequadas.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça os diferentes tipos de parafusos!
Parafuso Sextavado
O parafuso sextavado conta com uma cabeça de seis faces, formando um hexágono. Esse é muito conhecido e utilizado, pois permite a aplicação interna e externa. Em geral, é possível encontrá-lo em veículos e máquinas industriais de diferentes tipos.
Parafuso Auto Atarraxante
Parafuso Auto Atarraxante e Sextavado
Esse é um modelo bastante tradicional, com uma rosca mais fina e ponta para que ele consiga se fixar melhor no furo. Devido ao formato, é comum que ele não exija que você fure o local de aplicação previamente.
Ainda, ele tem alta resistência para suportar força, caso precise furar o espaço de aplicação com a peça. O parafuso auto atarraxante também é bastante utilizado com buchas em paredes diversas, além de ser usado na montagem de vários móveis.
Parafuso Allen ou Sextavado Interno
Parafuso Allen
O parafuso allen possui uma fenda em formato de hexágono na cabeça ou em sua haste, já que a peça pode conter apenas o corpo com a rosca. Assim, para que ele seja movimentado, é preciso ter uma chave bem específica, sextavada.
Esse tipo costuma ser aplicado em locais onde não há a intenção de que seja manuseado com frequência, como no interior de máquinas e equipamentos, especialmente nas indústrias.
Parafuso Sextavado Rosca Soberba
Parafuso Sextavado Rosca Soberba
O parafuso sextavado de rosca soberba tem como diferencial a possibilidade de ter uma ponta e uma base abaixo da cabeça e antes da rosca, na haste do parafuso.
Ele é bastante usada em portas, cercas e portões. Outra aplicação é em contrato, contando com o suporte de uma bucha de nylon para mantê-lo firme.
Parafuso Francês
Parafuso tipo francês
Esse tipo de parafuso tem uma cabeça arredondada, em formato de cogumelo, com uma base quadrada embaixo, antes da rosca. Isso permite travá-lo quando aplicado em furos na madeira — que deve ser quadrado.
Ele é utilizado, principalmente, para fixação de placas metálicas de reforço em:
- vigas;
- pallets;
- bancos;
- carrocerias;
- suportes diversos.
Vale destacar que após ele ser inserido no furo, a fixação é feita com uma porca.
Parafuso Máquina
Parafuso Máquina
Outro tipo de parafuso bastante conhecido é o máquina. Ele costuma ter a cabeça com fenda simples (em linha) ou philips, sem ponta. Além disso, é bastante comum em conexões metálicas e diferentes tipos de máquinas e equipamentos — inclusive eletrodomésticos e eletrônicos.
Parafuso para madeira
Parafuso para madeira
O parafuso específico de madeira, em regra, tem cabeça com fenda, philips e rosca mais larga, desenvolvida para maior aderência em peças de madeira. Assim, ele tem grande aplicação em móveis e outras estruturas desse material, como:
- rodapés;
- dobradiças;
- esquadrias.
Parafuso Fixer
Parafuso Fixer
O parafuso fixer é específico para a aplicação em madeira leve, aglomerados e MDF. Ele é semelhante ao de madeira, mas tem uma rosca cortante e é mais esguio. Esse tipo foi desenvolvido para trazer maior resistência, já que esses materiais estão mais sujeitos a fazer aberturas diante de furos e inserção de parafusos.
Parafuso Plastciser
Por fim, plastciser é um tipo de parafuso desenvolvido para aplicação em polímeros e outros componentes de plástico. Assim, ele pode ser usado em:
- brinquedos;
- automóveis;
- indústrias gerais;
- eletrodomésticos;
- entre outros.
Agora que você já conhece cada tipo de parafuso, pode otimizar os processos e o atendimento na empresa. Não se esqueça de contar com boas parcerias de modo a adquirir materiais de qualidade em metalurgia. Com a Metalúrgica São Raphael, por exemplo, você conta com uma empresa de confiança para produzir artefatos de aço de alta qualidade para o seu negócio.
Quer saber mais? Então acesse nosso site e confira as soluções da Metalúrgica São Raphael!