Correntes certificadas: entenda a importância das normas da ABNT

Correntes certificadas: entenda a importância das normas da ABNT

26 de novembro de 2021

As correntes são elementos importantes para atividades profissionais, contribuindo em tarefas que exigem precisão e resistência a altas tensões. Por isso, é imprescindível contar com produtos confiáveis e seguros, como as correntes certificadas

 

A produção das correntes certificadas segue critérios técnicos específicos, que garantem a qualidade e resistência conforme o modelo — requisitos básicos para ter tranquilidade e evitar imprevistos.

 

Afinal, você sabe porque as normas técnicas ABNT são importantes na produção de correntes? Neste artigo, explicamos isso e os benefícios das correntes certificadas para garantir processos eficientes e mais seguros! 

 

Qual a importância das correntes certificadas?

Os setores que usam correntes, seja construção civil, logística, indústrias e comércios, precisam contar com resistência e qualidade. São requisitos primordiais para garantir bom desempenho e proteção, evitando riscos que podem causar acidentes graves.

 

Quando uma empresa fabricante de correntes tem selo da qualidade, alcançado por sua adequação às normas técnicas e padronização internacional, a produção acontece em alto nível, gerando produtos de:

  • qualidade;
  • confiança;
  • preparados para atender às atividades.

 

Em outras palavras, as correntes certificadas são produtos com qualidade e proporcionam toda a resistência para atividade em que é indicada. Fator considerado indispensável na execução correta de tarefas profissionais, cumprindo questões de segurança.

 

Em 2021, a norma ABNT NBR 15293, que regula os requisitos para correntes soldadas não calibradas, foi revisada para substituir a edição de 2005. A análise foi feita pela Comissão de Estudo de Correntes, Lingas de Correntes e Acessórios do Comitê Brasileiro de Materiais, Equipamentos e Estruturas Oceânicas para a Indústria do Petróleo e Gás Natural na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

É relevante informar que a norma citada faz parte de estudos normativos no campo de materiais, equipamentos e estruturas oceânicas usados em:

  • exploração;
  • perfuração;
  • produção terrestre e oceânica;
  • refino e transporte por tubulação de petróleo e gás natural.

 

A norma NBR especifica os requisitos básicos para correntes soldadas não calibradas, na faixa de tamanhos abrangidos de 1,2 mm a 38 mm, correspondendo ao diâmetro nominal (DN) da barra, ou arame de aço.

 

O diferencial nas correntes soldadas não calibradas está na análise comprobatória da barra, arame ou elo acabado de aço acalmada. Isso porque quando passam pelas etapas de produção adquirem quantias nas propriedades mecânicas, como:

  • matéria-prima;
  • camada de zinco;
  • número da Norma;
  • tipo de acabamento;
  • tamanho nominal em milímetros;
  • quantidade e descrição do material;
  • carga máxima de trabalho e ruptura;
  • emissão do certificado e autenticação;
  • rastreabilidade e tratamento superficial;
  • informações com nome do fabricante ou representante autorizado.

 

Esses requisitos revelam o nível de qualidade que garante o diferencial competitivo do produto.

 

O que é a padronização da ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela normalização técnica no Brasil em diversos setores comerciais, industriais e prestação de serviços — sendo entidade membro da Organização Internacional de Padronização (ISO).

 

Diante disso, a ABNT estabelece uma série de normas para padronizar processos a partir do cumprimento de procedimentos. As empresas são certificadas quando efetuam ações conforme os critérios rigorosos de padronização internacional.

 

Assim, a padronização da ABNT estabelece regulamentos que devem ser seguidos pelas empresas de modo a promover segurança e qualidade dos produtos. Após as auditorias de verificação, as organizações podem obter o certificado, fator importante e diferencial para se destacar no mercado. 

 

Quais são os benefícios das correntes certificadas?

A qualidade é um requisito importante para qualquer produto e permite que os clientes tenham confiabilidade e segurança na execução das tarefas. Quando se trata das correntes, essa realidade é ainda mais importante, pois é um material responsável por serviços intensos, como amarração de cargas.

 

Nesse contexto, adquirir correntes certificadas proporciona benefícios essenciais para qualquer profissional ou empresa. Além da qualidade superior a outros produtos, é a garantia de que a organização fabricante atua de forma responsável e em alto nível de excelência.

 

Veja quais são os principais benefícios de adquirir correntes certificadas!

 

Maior confiabilidade

Empresas certificadas transmitem imagem positiva aos clientes, devido ao investimento na melhoria contínua das atividades internas. Com isso, é possível ter maior confiança nos produtos da marca, que atenderá exatamente às necessidades da atividade que se deseja executar.

 

Garantia da segurança

A segurança é um dos principais atributos de uma corrente, que deve resistir a grandes tensões para possibilitar tarefas profissionais. As correntes certificadas são produzidas com foco na resistência de modo a oferecer o máximo de segurança e evitar acidentes.

 

Excelência em qualidade

As correntes certificadas são produzidas com processos adequados e rigorosos critérios técnicos internacionais. Além da empresa ter atividades regularizadas, as correntes são excelentes e garantem uso adequado, livre de transtornos e prejuízos.

 

Durabilidade e resistência

Outra vantagem importante que as correntes certificadas proporcionam é a maior durabilidade e resistência para executar tarefas. Seja na amarração ou movimentação de cargas, ter produtos duráveis e resistentes é essencial para evitar diversas complicações e prejuízos financeiros.

 

Boa procedência

Por fim, contar com correntes e outros produtos certificados é garantia da boa procedência, o que é crucial para oferecer serviços cada vez melhores. Portanto, analisar a certificação de uma empresa, antes de comprar produtos, contribui para melhorar todos os serviços e conceder experiência enriquecedora ao cliente.

 

Por que é importante contar com a ISO 9001:2015?

A ISO 9001:2015 é referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, um conjunto de procedimentos aplicáveis a diversos processos. Seu foco específico é controlar atividades para gerar o máximo em qualidade, seguindo critérios rigorosos em cada etapa produtiva, seja gerencial ou operacional.

 

Diante disso, contar com a certificação na ISO 9001: 2015 é grande diferencial e resguarda que os produtos serão de ótima qualidade. Trabalhar com certificações é um passo para o sucesso, seja na própria empresa ou negócios parceiros.

 

Além de oferecer produtos ainda melhores aos clientes, as empresas certificadas oferecem tranquilidade de saber que toda a operação é regularizada. Ou seja, é o principal caminho para a melhoria contínua dos resultados, fator importante de modo a alcançar os objetivos.

 

Quais são as vantagens de trabalhar com empresas certificadas?

A certificação é um processo criterioso, em que são avaliadas minuciosamente questões gerenciais e operacionais da empresa. Nas auditorias internas e externas são examinados todos os quesitos para garantir que a organização atue de forma compatível com a padronização internacional.

 

Nesse sentido, uma empresa certificada tem maiores possibilidades de oferecer produtos de qualidade, pensados para satisfazer às necessidades dos clientes. O que proporciona vantagens aos contratantes e consumidores, levando ao aumento do reconhecimento no mercado.

 

Assim, adquirir produtos de empresas certificadas, principalmente na ABNT 9001:2015, é um grande passo para aperfeiçoar serviços e atestar qualidade. Além de ser essencial para aumentar a competitividade e promover a satisfação do público-alvo.

 

Ter parceiros certificados, que oferecem produtos de qualidade com bom custo-benefício, é primordial para seu negócio ter sucesso. Sobretudo, devido à otimização dos resultados e definição de tarefas seguras, precisas e com potencial de alcançar desempenho satisfatório.

 

A Metalúrgica São Raphael é uma empresa tradicional no mercado, que atua há mais de 80 anos como a maior fornecedora de correntes e artefatos de arame da América do Sul. 

 

Certificada na ISO 9001:2015, a São Raphael conta com processos modernos, padronizados e conforme os requisitos técnicos internacionais. Sempre produzindo com foco na qualidade para oferecer um extenso catálogo de produtos, que contribuem para ter tranquilidade, resistência e durabilidade.

 

Além das correntes certificadas, Metalúrgica São Raphael têm produtos como:

  • Correntes;
  • Esticadores;
  • Cabos de aço;
  • Barra roscada;
  • Linha para animais;
  • Artefatos com rosca;
  • Produtos em aço inox;
  • Produtos de aplicação industrial.

 

Você pode contar com a São Raphael para otimizar os processos da sua empresa e torná-los seguros, seguindo as normas e regulamentações do setor. 

 

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter no final da página para receber as principais novidades e tendências do setor metalúrgico e logístico!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!