Apenas em 2021, foram mais de 33 mil ocorrências de furto e roubo de moto no estado de São Paulo. Esse dado do Boletim Tracker-FECAP por si só já demonstra como é importante se prevenir.
Mais que isso, é preciso olhar para os efeitos desses crimes. Além dos danos materiais, a saúde e o bem-estar das vítimas ficam em risco. Assim, tomar medidas visando dificultar a ação dos criminosos é fundamental para evitar prejuízos em diversos sentidos.
Veja cinco maneiras eficazes de se proteger a seguir!
1. Correntes, cadeados e travas são essenciais
Uma medida de prevenção ideal para furto de moto, é o uso de correntes, cadeados e travas. Ainda que seja uma ação simples, isso é bastante eficaz contra tentativas furtivas; afinal, dificulta e aumenta o tempo necessário para o criminoso agir.
Enquanto há opções para o travamento do guidão direto de fábrica, é possível investir em modelos voltados ao disco de freio ou a coroa. Já a utilização de itens de correntaria associados a cadeados permite prender as rodas.
Nesse caso, um cuidado ao escolher o que utilizar é garantir que não risquem a lataria. Um bom exemplo são as correntes emborrachadas da Metalúrgica São Raphael. Seu acabamento nesse material recobre o aço e reduz as chances de danos. Além disso, são certificadas.
2. A tecnologia ajuda a evitar o roubo de moto
A tecnologia atual é outra aliada na prevenção de furto ou roubo de moto. Itens como rastreadores, bloqueadores de movimento e alarmes se tornam uma armadilha para os criminosos. Com equipamentos de qualidade fica fácil:
- saber onde o veículo está, se ele for levado;
- impedir a movimentação ou parar a motocicleta travando-a;
- chamar a atenção para o crime em andamento, criando um empecilho.
3. Cuidado com caminhos e locais para estacionar
O furto ou roubo de moto geralmente ocorre em locais e situações de vulnerabilidade do veículo. Portanto, selecionar com cuidado por onde seguir ou parar está incluso nas medidas de precaução.
Para começar, é melhor deixar a motocicleta em garagens ou estacionamentos fechados do que na rua. Além de mais restritivos, esses lugares normalmente têm câmeras de vigilância. Ou seja, a combinação de menos circulação com o risco de identificação inibe muitos criminosos.
Mas é fundamental saber se é um ambiente seguro. Uma forma de fazer isso é conferindo quais barreiras de acesso há, desde portões e cancelas até guardas ou porteiros, por exemplo. Outra dica é posicionar o bem em um ponto de difícil visualização.
A essa atitude se somam outras, como minimizar a exposição noturna tanto ao estacionar quanto ao trafegar. Aliás, a escolha das vias e localidades em que passa também ajuda a diminuir riscos. Entre as ações a serem implementadas em prol disso se destacam:
- evitar áreas perigosas;
- eliminar ao máximo o tempo parado;
- reduzir as distrações durante a pilotagem;
- mudar com frequência o trajeto e os horários que segue;
- não expor por onde habitualmente anda nas redes sociais.
4. Chamar a atenção nunca é uma boa ideia
Escolher estacionar em um lugar discreto e pouco visível reduz riscos. Entretanto, essa não é a única medida visando chamar menos atenção dos criminosos que deve ser aplicada.
O uso de acessórios diferenciados, por exemplo, faz o veículo se destacar. São desde itens metalizados substituídos por versões maiores até complementos decorativos que são bonitos, mas aumentam a visibilidade. Como efeito disso, as chances de furto ou roubo de moto só crescem.
5. Ter um seguro vale a pena
O seguro é uma precaução que visa ressarcir o dono no pior cenário. Embora ninguém queira ter que passar por isso, a realidade exige esse tipo de prudência. Ainda mais se a motocicleta também é um instrumento de trabalho.
Hoje há no mercado brasileiro diversas opções de apólices que cobrem furto e roubo de moto, além de outras situações. Portanto, pesquise para saber qual melhor se encaixa nas suas necessidades e invista nisso, pois vale a pena.
Com o conjunto de situações que envolvem furto ou roubo de moto em um patamar tão alto, não é viável descuidar. Nesse sentido, a precaução é a melhor saída. Com as cinco dicas desse conteúdo você já sabe por onde começar a implementar maneiras eficazes de evitar esses problemas.
Aproveite também para conhecer as redes sociais da Metalúrgica São Raphael e ver boas dicas por lá. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!