Veja como instalar varal de teto e garantir sua durabilidade

Veja como instalar varal de teto e garantir sua durabilidade

02 de setembro de 2022

Saiba como instalar varal de teto

 

Você sabe como instalar varal de teto? A busca por essa solução no mercado aumentou devido aos novos hábitos em relação à moradia: mais pessoas estão morando em casas e apartamentos menores e precisam de recursos para aproveitar o espaço.

 

Assim, por trazerem praticidade no dia a dia, o varal de teto é uma boa saída. Além disso, também é utilizado em studios pelo mesmo motivo.

 

No entanto, é preciso saber como fazer uma instalação de qualidade de modo a atender às necessidades dos seus clientes. Se você tem dúvidas sobre a realização correta desse serviço, continue a leitura deste conteúdo!

 

Entenda a crescente do mercado de varal de teto

Em imóveis que possuem espaços menores com possibilidades de otimização no uso, o varal de teto passou a ter maior procura pelo público. Logo, a busca por itens para a instalação segura dessa estrutura também se tornou mais ampla.

 

Nesse sentido, para conseguir atender os clientes da melhor forma, é importante saber como escolher os materiais ideais e a maneira correta de instalar a estrutura.

 

Vale destacar que essa não é uma tarefa necessariamente complicada. No entanto, sem adotar os devidos cuidados, os riscos de ter problemas com o resultado são grandes. Afinal, o varal deve ser fácil de usar e garantir a segurança durante o uso.

 

Saiba como instalar varal de teto

A seguir, descubra os materiais necessários para a instalação do varal de teto e como utilizar cada um deles nesse processo!

 

Varal de teto

Comece adquirindo os materiais necessários para a instalação do varal de teto. Isso é fundamental de modo que você não tenha imprevistos no processo. Geralmente, é preciso utilizar:

 

  • polias;
  • cordas;
  • buchas;
  • abraçadeiras.

 

Cordas

A corda precisa ser resistente, em um material adequado para lidar com a umidade do ambiente e o peso das roupas. Além disso, tire medidas do espaço de modo a entender o comprimento necessário. Cabos de aço revestidos, por exemplo, podem ser uma opção para utilizar.

 

Pitão

O pitão é um tipo de parafuso que possui um olhal fechado, como um gancho sem abertura. Assim, ele permite anexar as cordas do varão com maior segurança, evitando que ela passe pelas aberturas e faça a estrutura cair no chão.

 

Em geral, são utilizados quatro pitões, mas isso pode variar conforme o tamanho e peso do varal.

 

Broca

A broca é utilizada para fazer os furos no teto, onde serão anexados os pitões, visando a sustentação do varal. Nesse caso, verifique o tamanho das buchas e parafusos a fim de que os buracos sejam adequados. Considere a segurança necessária à estrutura de modo a definir o tamanho ideal.


Além disso, é importante verificar se o local onde será instalado o varal for de madeira, não é recomendado utilizar buchas, devendo-se utilizar pitões com rosca específicas para esse material.

 

Buchas

As buchas são utilizadas para dar sustentação ao pitão, considerando o furo feito no teto. Aqui não tem segredo:

 

  1. compre as buchas no tamanho correto considerando o pitão;
  2. insira-as nos furos realizados;
  3. rosqueie os pitões;
  4. por fim, verifique se todas as peças estão firmes para receber o varal.

 

Polias

O varal de teto fica em uma altura elevada para viabilizar a circulação no espaço. Por isso, o ideal é que seja possível movimentá-lo, baixando e levantando a grade de modo a facilitar a rotina de estender e recolher roupas.

 

Então é preciso instalar as polias, que permitirão realizar esse processo com mais conforto. Elas aliviam o atrito da corda ou cabo com o pitão, reduzindo a força necessária para essa operação e diminuindo o desgaste prematuro das peças.

 

Não se esqueça de medir a corda com cuidado para que todo o movimento possa ser realizado com tranquilidade.

 

Abraçadeiras

As abraçadeiras ficam conectadas ao varal de teto e ligam a estrutura à corda. Então, após instalar a polia, passe a corda por elas e prenda-as ao varal com as abraçadeiras.

 

Aperte bem todas as ligações de modo a manter a estrutura segura. Depois, é só planejar os locais para firmar a corda, regulando a altura do varal, e a instalação estará concluída.

 

Conte com materiais de qualidade

Além de entender como instalar varal de teto, é preciso ter atenção à compra dos materiais. Essa estrutura será movimentada com frequência, ficará exposta à umidade,  luz solar, e precisará aguentar peso — lembre-se, roupas molhadas pesam mais.

 

Portanto, é fundamental contar com materiais de qualidade e durabilidade. Afinal, não basta ter uma instalação satisfatória: ela precisa durar, caso contrário, o procedimento precisará ser feito com recorrência.

 

Para isso, você pode contar com os materiais da Metalúrgica São Raphael. Temos peças de alta performance que te ajudarão em diferentes projetos. Fornecemos diferentes modelos de pitão, com tamanhos e acabamentos que atendem a necessidades variadas, garantindo clientes satisfeitos.

 

Conhecendo essas dicas sobre como instalar um varal de teto, você pode realizar o serviço com mais segurança. Dessa maneira, há chances de entregar projetos de destaque para promover uma boa experiência aos clientes e obter melhores resultados no negócio.

 

Essas dicas foram úteis? Aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e informá-los sobre o assunto!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!