Içamento de carga: como fazê-lo com segurança?

Içamento de carga: como fazê-lo com segurança?

04 de novembro de 2022

Saiba como fazer o içamento de carga!

 

O içamento de carga é um processo relevante quando é preciso movimentar mercadorias com grandes volumes ou pesos elevados. Na prática, o processo consiste em elevar o item até determinado ponto, movimentá-lo e depois baixá-lo no local desejado.

 

Assim, o procedimento costuma ser essencial para empresas do ramo de construção, transporte de cargas e outros setores. No entanto, para que tudo aconteça conforme previsto, sem problemas ou acidentes, é preciso saber como fazer o içamento com segurança.

 

Pensando nisso, criamos esse artigo para que você tenha conhecimento no assunto. Continue a leitura e confira as nossas principais dicas!

 

Quando utilizar o içamento de carga?

O içamento de carga é recomendado para situações em que é necessário transportar verticalmente um móvel ou qualquer outra carga de grande porte que não passe por alguns espaços, como:

 

  • portas;
  • escadas;
  • corredores;
  • elevadores.

 

Além disso, esse processo é necessário em outras situações, como na construção de empreendimentos com diversos pavimentos. Porém, esse processo exige muito cuidado e equipamentos de qualidade para garantir a segurança da operação.

 

Como é feito esse processo?

Cada procedimento varia conforme a finalidade. No geral, como o objetivo é a elevação dos itens, o processo é feito por meio de:

 

  • correntes;
  • guindastes;
  • equipamentos e materiais robustos.

 

Ele deve ser estruturado conforme a finalidade desejada e necessidades da empresa. Afinal, o içamento de carga para descarregar mercadorias é diferente do que acontece na construção de um prédio, por exemplo.

 

Quais cuidados ter no içamento de carga?

O içamento de carga traz alguns riscos, porque envolve a movimentação de itens pesados. Ainda, os prejuízos são elevados em casos de queda e acidentes. Descubra quais cuidados adotar nesse processo!

 

Manter equipamentos sempre bem conservados

Todos os equipamentos devem estar em perfeito estado de conservação para garantir que eles ainda estarão adequados para uso. Em caso de danos, é importante realizar o conserto ou substituição antes de realizar um novo içamento.

 

Realizar análise e manutenção periódica

Para evitar acidentes, é fundamental analisar periodicamente os equipamentos para identificar se existem problemas. Além disso, é interessante realizar a manutenção periódica, visando aumentar a vida útil de todos os itens e eliminando os riscos de falhas.

 

Conhecer o volume que será içado e suas características

Para escolher materiais adequados que evitem danos e suportem o peso da carga içada, é preciso avaliar algumas características. Então, analise com atenção:

 

  • volume;
  • dimensão;
  • outros detalhes relevantes.

 

Isolar e sinalizar o local

Outro cuidado é adotar sinalizações em todo o local, além de isolar a área ao redor de onde será feito o içamento. Dessa forma, mesmo que aconteça algum acidente, os riscos de ter maiores danos e ferir alguém são menores.

 

Utilizar EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual protegem ou, ao menos, reduzem a exposição dos trabalhadores a riscos no ambiente de trabalho. Logo, analise quais são os perigos existentes para providenciar os EPIs mais adequados para mitigá-los.

 

Quais equipamentos podem ser utilizados?

Continue a leitura, a seguir, e conheça alguns dos equipamentos que podem ser usados no içamento de carga!

 

Guindastes

Os guindastes podem ser móveis ou fixos, sendo que o segundo é mais comum em ambientes industriais ou construções mais elevadas. Já o primeiro têm diversas variedades, então, é preciso identificar o mais adequado para o içamento, considerando:

 

  • local específico;
  • necessidades do projeto.

 

Empilhadeiras

A empilhadeira ajuda na movimentação de mercadorias com diversos pesos, podendo ter capacidade para mais de 15 toneladas. Nesse caso, ela ajudará no transporte dos itens que precisam ser içados.

 

Correntes

As correntes são utilizadas para fixar todos os itens relacionados ao içamento de cargas, sendo fundamental para garantir que o material seja movimentado sem riscos. Logo, é essencial ter materiais de alta qualidade para a segurança da operação.

 

Linga

É formada por uma ou mais correntes e seus acessórios, conectadas a terminais específicos, que podem estar acima ou abaixo. Ela é instalada de modo a conectar a carga ao equipamento que será utilizado para o içamento.

 

Gancho

O gancho é utilizado como terminal no içamento de carga, permitindo conectar diferentes correntes e outros itens utilizados para suportar todo o peso e viabilizar o levantamento em segurança.

 

Pega chapa

Esse é um equipamento de segurança para transportar as cargas na horizontal e vertical, sem riscos de danificá-la.

 

Guindautos

Os guindautos são equipamentos mais utilizados para grandes cargas, como contêineres, estruturas metálicas ou de concretos e grandes volumes. Nesse caso, ele é utilizado como alternativa ao guindaste. Além desses itens, existem outros equipamentos importantes, como:

 

 

Portanto, analise as necessidades relacionadas à carga para definir quais são as opções mais adequadas para o processo.

 

Agora que você sabe como fazer o içamento de carga com segurança, fica mais fácil organizar esses processos. Lembre-se de contar com boas parcerias para ter acesso a materiais de qualidade, como a Metalúrgica São Raphael — temos um amplo portfólio de produtos para auxiliar nesse serviço.

Se você está em busca dos melhores materiais para fazer o içamento com maior segurança, acesse o site da Metalúrgica São Raphael e conheça os nossos produtos!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!