Conheça o tipo de corrente mais indicado para cada segmento da indústria

Conheça o tipo de corrente mais indicado para cada segmento da indústria

13 de outubro de 2021

As correntes são itens indispensáveis para atividades industriais, pois permitem realizar tarefas complexas com precisão e segurança. É um recurso que deve ser usado conforme o segmento, por isso, é possível encontrar diversos tipos de correntes.

 

Além da movimentação de cargas pesadas e amarrações, as correntes industriais são essenciais para transporte de produtos e equipamentos. Assim, contar com produtos de qualidade e produzidos especificamente para a indústria é importante de modo a evitar transtornos sérios.

 

Para garantir que as atividades industriais terão recursos de qualidade e próprios ao segmento, é indispensável entender mais sobre o assunto. Pensando nisso, continue a leitura deste artigo e saiba quais os tipos de corrente mais indicados para cada segmento industrial!

 

A importância de contar com correntes específicas

As indústrias são responsáveis por grande parte da movimentação econômica nacional e internacional, fornecendo diversos produtos aos setores comerciais. Dessa forma, executar tarefas com excelência e segurança é uma necessidade para ter bons resultados e conquistar competitividade.

 

Dessa forma, o uso de correntes específicas, com acabamentos, classificação e referência próprias é fundamental. Trata-se de um fator que oferece mais segurança, eficiência e durabilidade, garantindo tarefas com ótimo desempenho.

 

A finalidade das correntes nos setores industriais

As correntes têm diversas finalidades em uma indústria, desde tarefas simples até as mais complexas, que exigem atenção especial. É um produto que contribui para tornar as atividades mais práticas e assegurar proteção aos colaboradores e mercadorias, evitando acidentes ocupacionais graves.

 

As principais funções de correntes na indústria são:

  • transporte de materiais: movimentação de materiais pesados ou com dimensões consideráveis;
  • arraste de produtos: transporte de produtos em equipamentos que utilizam a corrente de elo como método de movimentação, como esteiras ou transportadores aéreos;
  • atividades de apoio: segurança contra peso e amarrações de cargas, por exemplo.

 

Os tipos de correntes para cada segmento industrial

O primeiro passo para adquirir correntes que ofereçam qualidade e a devida resistência é considerar o tipo de segmento da indústria. Ao analisar as características da atividade é possível definir o modelo ideal para ter produtividade e segurança.

 

Veja quais os tipos de correntes para alguns segmentos industriais!

 

1. Pesca

O setor de pesca desenvolve atividades que exigem força e resistência, por isso, é comum o uso de correntes de aço em dimensões apropriadas. Seja para amarração, ancoragem ou tarefas de apoio, esse tipo de acessório contribui para garantir uma execução segura do trabalho. Por exemplo, podemos citar correntes usadas como peso em redes de pesca (tarrafas).

 

2. Logística

Uma das atividades mais importantes do setor industrial é a logística, que leva produtos até o cliente final e movimenta a economia da empresa. Nessa área, a corrente de aço também é usada para amarrar e movimentar cargas, tanto na logística interna das empresas, quanto no transporte de mercadorias, certificando agilidade nas atividades.

 

3. Náutica

A indústria náutica é bastante específica e exige correntes fortes, com elos maiores, na linha de poitas, portos e navios, e elos menores na linha de âncoras para barcos de passeio. Por isso, é importante utilizar correntes de qualidade, que garantem a segurança contra intempéries e oferecem a devida resistência à umidade, como as de:

 

  • aço inox;
  • aço betuminado;
  • galvanizada à fogo.

 

4. Elevadores

A indústria de elevadores é mais um segmento que utiliza correntes como contra peso, fazendo o balanceamento dos cabos dos equipamentos. É comum o uso de correntes de aço revestidas com borracha ou corda entrelaçada nos elos, com dimensões que variam conforme as características do elevador.

 

5. Outros setores industriais

Outros setores industriais, como automobilísticos e alimentícios, necessitam de correntes. Embora não sejam atividades específicas, é preciso utilizar correntes soldadas de aço de modo a executar tarefas de amarrações, movimentações e arrastes.

 

Metalúrgica São Raphael: fornecedor certificado em correntes para indústrias

Contar com fornecedores reconhecidos e certificados em qualidade é a melhor forma de ter tranquilidade e garantir segurança na execução de tarefas complexas.

 

Nesse contexto, a Metalúrgica São Raphael é a opção ideal para adquirir correntes produzidas com qualidade, processos inovadores e certificados. Atuando há mais de 80 no mercado, é uma empresa confiável e a maior fornecedora de correntes e acessórios de aço da América do Sul.

 

Na São Raphael, você encontra diversos tipos de correntes para uso industrial, tendo a durabilidade garantida para efetuar atividades produtivas, seguras e eficientes. Entre elas:

  • corrente grau 8;
  • corrente calibrada;
  • corrente de elo longo;
  • corrente emborrachada;
  • corrente de elo curto normal e torcido.

 

Nesse artigo, você compreendeu melhor como o tipo de corrente é um atributo importante, que deve ser definido conforme a atividade industrial. Assim, será possível ter qualidade para executar as tarefas com precisão e evitar diversos riscos para o negócio.

 

Deseja contar com correntes e acessórios de qualidade? Conheça os produtos São Raphael e tenha um fornecedor certificado na ISO 9001:2015!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!