Conheça os tipos de parafuso e otimize suas vendas

Conheça os tipos de parafuso e otimize suas vendas

13 de janeiro de 2023

Parafuso são raphael

 

Os parafusos têm diversas funcionalidades e aplicações. Mas você sabe para que serve cada tipo de parafuso? Eles podem ter formatos, tamanhos e usos diferentes. Desse modo, é fundamental saber identificar para qual situação cada um deles é indicado.

 

Em geral, é preciso avaliar partes como:

 

  • fenda;
  • rosca;
  • cabeça;
  • pescoço;
  • ponto do parafuso.

 

Inclusive, existem modelos em que nem todas elas estarão presentes, ajudando na diferenciação de cada produto. De todo modo, saber identificar cada peça ajudará a atender clientes e ampliar as vendas, entregando soluções adequadas.

 

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça os diferentes tipos de parafusos!

 

Parafuso Sextavado

 

O parafuso sextavado conta com uma cabeça de seis faces, formando um hexágono. Esse é muito conhecido e utilizado, pois permite a aplicação interna e externa. Em geral, é possível encontrá-lo em veículos e máquinas industriais de diferentes tipos.

 

Parafuso Auto Atarraxante

 

parafuso são Raphael

Parafuso Auto Atarraxante e Sextavado

 

Esse é um modelo bastante tradicional, com uma rosca mais fina e ponta para que ele consiga se fixar melhor no furo. Devido ao formato, é comum que ele não exija que você fure o local de aplicação previamente.

 

Ainda, ele tem alta resistência para suportar força, caso precise furar o espaço de aplicação com a peça. O parafuso auto atarraxante também é bastante utilizado com buchas em paredes diversas, além de ser usado na montagem de vários móveis.

 

Parafuso Allen ou Sextavado Interno

 

parafuso são raphael

Parafuso Allen

 

O parafuso allen possui uma fenda em formato de hexágono na cabeça ou em sua haste, já que a peça pode conter apenas o corpo com a rosca. Assim, para que ele seja movimentado, é preciso ter uma chave bem específica, sextavada.

 

Esse tipo costuma ser aplicado em locais onde não há a intenção de que seja manuseado com frequência, como no interior de máquinas e equipamentos, especialmente nas indústrias.

 

Parafuso Sextavado Rosca Soberba

 

parafuso são raphael

Parafuso Sextavado Rosca Soberba

 

O parafuso sextavado de rosca soberba tem como diferencial a possibilidade de ter uma ponta e uma base abaixo da cabeça e antes da rosca, na haste do parafuso.

 

Ele é bastante usada em portas, cercas e portões. Outra aplicação é em contrato, contando com o suporte de uma bucha de nylon para mantê-lo firme.

 

Parafuso Francês

 

parafuso são raphael

Parafuso tipo francês

 

Esse tipo de parafuso tem uma cabeça arredondada, em formato de cogumelo, com uma base quadrada embaixo, antes da rosca. Isso permite travá-lo quando aplicado em furos na madeira — que deve ser quadrado.

 

Ele é utilizado, principalmente, para fixação de placas metálicas de reforço em:

 

  • vigas;
  • pallets;
  • bancos;
  • carrocerias;
  • suportes diversos.

 

Vale destacar que após ele ser inserido no furo, a fixação é feita com uma porca.

 

Parafuso Máquina

 

Parafuso são raphael

Parafuso Máquina

 

Outro tipo de parafuso bastante conhecido é o máquina. Ele costuma ter a cabeça com fenda simples (em linha) ou philips, sem ponta. Além disso, é bastante comum em conexões metálicas e diferentes tipos de máquinas e equipamentos — inclusive eletrodomésticos e eletrônicos.

 

Parafuso para madeira

 

parafuso são raphael

Parafuso para madeira

 

O parafuso específico de madeira, em regra, tem cabeça com fenda, philips e rosca mais larga, desenvolvida para maior aderência em peças de madeira. Assim, ele tem grande aplicação em móveis e outras estruturas desse material, como:

 

  • rodapés;
  • dobradiças;
  • esquadrias.

 

Parafuso Fixer

 

Parafuso São Raphael

Parafuso Fixer

 

O parafuso fixer é específico para a aplicação em madeira leve, aglomerados e MDF. Ele é semelhante ao de madeira, mas tem uma rosca cortante e é mais esguio. Esse tipo foi desenvolvido para trazer maior resistência, já que esses materiais estão mais sujeitos a fazer aberturas diante de furos e inserção de parafusos.

 

Parafuso Plastciser

 

Por fim, plastciser é um tipo de parafuso desenvolvido para aplicação em polímeros e outros componentes de plástico. Assim, ele pode ser usado em:

 

  • brinquedos;
  • automóveis;
  • indústrias gerais;
  • eletrodomésticos;
  • entre outros.

 

Agora que você já conhece cada tipo de parafuso, pode otimizar os processos e o atendimento na empresa. Não se esqueça de contar com boas parcerias de modo a adquirir materiais de qualidade em metalurgia. Com a Metalúrgica São Raphael, por exemplo, você conta com uma empresa de confiança para produzir artefatos de aço de alta qualidade para o seu negócio.

Quer saber mais? Então acesse nosso site e confira as soluções da Metalúrgica São Raphael!

 


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!