Revenimento do aço: como é feito e para que serve?

Revenimento do aço: como é feito e para que serve?

31 de março de 2023

O revenimento do aço é um processo fundamental para reduzir a fragilidade e aumentar a durabilidade do material encruado em processo de fabricação ou após passar por tratamento térmico — assim como a têmpera, sendo o tratamento térmico mais comum entre aços e metais, tendo grande relevância para as indústrias.

Portanto, é fundamental entender mais sobre o processo. Dessa forma, ao buscar materiais no mercado, você conseguirá entender melhor a relevância de observar se o produto passou pelo procedimento e os benefícios que isso traz.

Quer saber mais? Então, continue lendo para descobrir o que é o revenimento do aço, como funciona e como esse material pode ser aplicado. Confira!

Importância do revenimento do aço

O revenimento do aço é um tratamento térmico aplicado no material recém-temperado, após o seu endurecimento. O objetivo é diminuir as tensões que surgem após a têmpera e aumentar a sua qualidade. Assim, a etapa se torna essencial devido aos benefícios que proporciona:

  • aumento da ductilidade;
  • melhora da tenacidade e durabilidade;
  • alívio do estresse do material, facilitando a solda;
  • aumenta a resistência e a flexibilidade do material.

Esse processo é importante porque, após o endurecimento inicial do aço, ele pode ficar muito duro e quebradiço. Por outro lado, se o material não passar pela têmpera, ele pode não ter resistência suficiente. Logo, o revenimento é essencial para garantir a usabilidade do aço e reduzir os riscos de problemas na sua aplicação, como trincas e falhas.

Fases do revenimento dos aços

Para entender mais sobre o revenimento do aço, é interessante conferir suas diferentes fases. Descubra como o processo funciona!

Aquecimento

A primeira etapa é o aquecimento. Nela, o aço é aquecido até uma temperatura inferior à sua temperatura de têmpera. Em geral, isso é feito utilizando fornos de indução, a gás ou elétricos industriais. Ainda, é possível que o processo seja feito a vácuo ou com gás inerte. Aqui, o objetivo é trazer proteção contra oxidação.

Manutenção da temperatura

Após o forno chegar à temperatura pretendida no processo de aquecimento, ele é mantido estável com o aço dentro por um determinado período. Esse tempo é definido anteriormente, conforme as características do produto.

Resfriamento

Depois do término do tempo de manutenção de temperatura, o forno é desligado e o aço inicia o processo de resfriamento, seguindo uma taxa específica. Vale destacar que, como há diferentes tipos de aço, as temperaturas utilizadas no procedimento podem variar.

É importante saber que esse material pode apresentar diferentes cores, conforme a temperatura utilizada. Assim, a mudança nas cores ajuda os profissionais a identificar o nível de revenido aplicado em cada peça, conforme as necessidades da indústria.

Aplicações do revenimento do aço

O revenimento em aço é essencial para diferentes aplicações e estruturas, já que ele proporciona durabilidade, resistência e flexibilidade para adequação aos projetos. Veja as principais aplicações!

Construção de pontes e edifícios

Pontes e edifícios são conhecidos por exigirem uma estrutura bastante robusta — e o aço revenido é um material importante no processo. Isso porque, como dito anteriormente, o revenimento do aço aumenta a ductilidade. Dessa forma, as estruturas metálicas das pontes ou edifícios não rompem bruscamente, garantindo maior segurança. 

Entretanto, o produto ideal dependerá de cada projeto e suas especificações técnicas.

Caminhões basculantes e calhas

Os caminhões basculantes e calhas passam por atritos constantes em sua superfície devido à movimentação das cargas. Por isso, é essencial que eles sejam feitos com um material que ofereça maior resistência durante o transporte.

Assim, caminhões podem utilizar chapas temperadas e revenidas. Aqui, o revenimento ajuda no alívio de tensões das chapas utilizadas pelos caminhões, de modo a devolver um pouco da ductilidade do metal e reduzir o estresse dos componentes soldados.

Engrenagens

As engrenagens são peças de aço fundamentais para o bom funcionamento de diferentes sistemas, equipamentos e máquinas. Nesse cenário, a resistência do metal revenido é um diferencial importante, porque o tratamento térmico do aço alivia as tensões na peça, de modo a não ocorrer a trinca.

Correntes soldadas Grau 8

O processo de produção das correntes soldadas grau 8 exige dobramento na formação dos elos e passa por tratamento térmico para aumentar a resistência de carga. O aço revenido auxilia ao reduzir as tensões resultantes da operação, evitando trincas e quebras por fadiga.

Pronto! Agora que você conhece mais sobre o processo de revenimento do aço, é possível notar sua relevância. Afinal, esse tratamento térmico traz diversos benefícios para o produto, garantindo a melhor aplicação em diferentes equipamentos e projetos.

Quer conferir mais dicas? Siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!