Redes de proteção: segurança em primeiro lugar

Redes de proteção: segurança em primeiro lugar

02 de julho de 2021

As redes de proteção são importantes para ter tranquilidade em relação à segurança, principalmente quando envolve crianças e pets em casa. 

 

Além de ser uma forma de cuidado, o material ganhou espaço na arquitetura e engenharia, sendo usado como peças de design, em piscinas, espaços recreativos e muitos outros. 

 

Hoje, explicamos quais os tipos de rede de proteção e como instalá-las, garantindo segurança e eficiência. Continue a leitura e entenda a importância das redes, e como escolher a melhor opção para sua residência ou comércio! 

 

O que são as redes de proteção?

As janelas, sacadas de edifícios ou pavimentos superiores de uma residência oferecem riscos elevados, especialmente para quem tem crianças ou animais. De fato, é uma situação que deve ser levada a sério e exige medidas preventivas imediatas, de modo a evitar transtornos e problemas irreversíveis.

 

Nesse contexto, as redes de proteção são a melhor forma de resguardar o ambiente sem comprometer o design. Trata-se de estruturas compostas por fios entrelaçados que formam uma tela resistente, capaz de proteger contra quedas.

 

A rede de proteção é produzida por materiais não metálicos, de tamanhos e tipos diferentes, com intuito de atender diversas necessidades. No entanto, é preciso contar com produtos de qualidade e fixadores resistentes para ter a precaução desejada.

 

Sendo assim, as redes de proteção podem ser instaladas em diversas estruturas, por exemplo:

 

  • portas;
  • janelas;
  • sacadas;
  • escadas;
  • varandas.

 

O crescente uso das redes de proteção

O principal objetivo das redes de proteção é evitar o risco de acidentes e quedas de pessoas, animais e objetos. As aplicações da rede estão mais diversificadas, devido à versatilidade e possibilidades de ter não apenas segurança, mas design e inovação.

 

Dessa forma, o uso desse material está em ascensão na construção civil, pois evita acidentes com os funcionários, queda de objetos e ainda impede a entrada de pássaros. Ou seja, é um produto que contribui à segurança ocupacional em obras de todos os portes.

 

Além disso, as redes de proteção são muito utilizadas no design, pois oferecem inúmeras possibilidades para decoração, inclusive, em conjunto com outros elementos como plantas e objetos, garantindo vantagens que vão além da eficiência e cuidado.  

 

Qual a importância de colocar uma rede de proteção?

Quem mora ou trabalha em ambientes altos entende os riscos que a altura pode oferecer, principalmente se há crianças, idosos ou animais de estimação. Em muitas situações, o risco de queda é elevado e contar com medidas protetivas é a melhor forma de ter tranquilidade.

 

Assim, instalar redes de proteção de qualidade é uma forma de precaução a acidentes graves ou fatais. Confira alguns casos.  

 

Proteção das crianças

Os pais de crianças, principalmente abaixo dos 12 anos, se preocupam com o risco de queda em janelas, varandas e sacadas. Dessa forma, a rede é uma medida obrigatória com intuito de eliminar a possibilidade de acidentes e preservar a saúde dos pequenos.  

 

Proteção dos animais

Outro fator que demonstra a importância da rede de proteção é para quem tem animais domésticos, como os gatos e cachorros. As redes conferem defesa total de modo a evitar que os pets sofram lesões graves, principalmente em lugares altos.  

 

Evita queda de objetos

Derrubar objetos em edifícios é um risco sério, presente também nas construções e obras civis. Por isso, as redes de proteção são ideais no impedimento a tais quedas e são extremamente resistentes para suportar peso, caso esteja bem instalada e fixada com materiais de qualidade e respeitando as normas.  

 

Proteção dos idosos

Os idosos também enfrentam situações de risco nas varandas e sacadas, pois a queda pode ser grave, o que exige precaução reforçada. Dessa forma, as redes também são importantes, pois evitam riscos de acasos e preservam a segurança de todos os familiares.  

 

Existem normas para instalação de redes de proteção?

Os critérios técnicos são importantes em assegurar a correta produção e instalação de materiais para redes de proteção, por isso, não devem ser negligenciados. Na instalação desse produto são aplicáveis as seguintes normas regulamentadoras:

 

  • NBR 16046-1: regra de fabricação;
  • NBR 16046-3: norma para instalação;
  • NBR 16046-2: tipo de corda de instalação.

 

 Antes de contratar um serviço ou adquirir uma rede de proteção é indispensável certificar que a empresa siga rigorosamente as normas técnicas. Assim, você tem a tranquilidade de saber que conta com materiais de qualidade e confiáveis.  

 

Como escolher uma rede de proteção?

A escolha da rede de proteção deve ser realizada de forma bem planejada, ou seja, é essencial avaliar aspectos importantes de modo a garantir que os materiais e serviços sejam de qualidade, resistentes e duráveis.

 

Dessa forma, é imprescindível que a organização responsável pela instalação seja especialista, utilize materiais certificados e siga corretamente as normas técnicas — sobretudo, avaliar as características e particularidades do imóvel, identificando a melhor forma de proteção.

 

Além disso, para cumprir a função e conferir firmeza, a rede de proteção deve ser instalada com ganchos e pitões excelentes, produzidos por uma empresa confiável — a fixação é extremamente importante de modo a assegurar a segurança e merece atenção especial, não apenas a resistência da tela.

 

Nesse sentido, os ganchos e pitões metálicos são responsáveis por fixar e tensionar a tela, garantindo que desempenhe sua função e ofereça estabilidade. Portanto, a qualidade desses materiais deve ser elevada, proporcionando resistência e permanecer forte, mesmo com um longo tempo de uso.

 

Metalúrgica São Raphael: excelência em fixadores para rede de proteção!

 

A qualidade deve ser o principal aspecto na escolha da rede de proteção, pois, embora não sejam acionadas com frequência, é preciso ter a garantia que oferecerão a resistência necessária requerida em caso de necessidade, evitando acidentes graves.

 

Dessa forma, se você deseja ter paz de contar com fixadores resistentes e duráveis, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa. Fundada em 1941, a empresa é reconhecida pela qualidade e excelência em todos os produtos desenvolvidos.

 

Exemplo disso é o gancho B-8 para rede, que oferece alto poder de fixação independentemente da superfície, sendo ideal para a instalação da rede de proteção. Desenvolvido em processos modernos, tecnológicos e com um time de especialistas, é a opção perfeita para ter resistência na sua casa.

 

Além disso, a Metalúrgica São Raphael é certificada na ISO 9001 — Sistema de Gestão da Qualidade e segue todas as normas técnicas nos processos produtivos. Portanto, é a garantia de durabilidade e confiança que proporciona segurança à sua família.

 

Como você percebeu, a rede de proteção é um sistema imprescindível para manter a sua casa, apartamento ou empresa livre de riscos de quedas. Afinal, preservar a segurança da sua família, animais e colaboradores deve ser uma prioridade, pois contribui na qualidade de vida e bem-estar.

 

Mantenha suas redes de proteção em segurança! Conheça nossos artefatos com rosca, são materiais de alta qualidade e garantia de confiança para você e sua família.  


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!