Já ouviu falar sobre Market Share? Entenda como ter vantagens competitivas com essa estratégia

Já ouviu falar sobre Market Share? Entenda como ter vantagens competitivas com essa estratégia

24 de junho de 2022

Funcionários avaliando o Market Share da empresa

 

Você já ouviu falar sobre o Market Share? A análise e monitoramento de indicadores é uma atividade imprescindível para o sucesso de um negócio. Trata-se de uma forma de saber como está o desempenho da empresa frente ao concorrente e identificar oportunidades.

 

Diante disso, o Market Share é um indicador muito importante para compreender o comportamento e o grau de competitividade da marca no seu segmento de atuação. Assim, você pode tomar decisões e criar planejamentos estratégicos com base nos dados.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e saiba o que é o Market Share, a sua importância e dicas para aumentar esse indicador!

 

O que é o Market Share?

 

O Market Share é um indicador de performance, que apresenta a porcentagem da empresa no total de vendas do setor. Sendo assim, representa a fatia que a empresa ocupa no mercado, em relação a todos os concorrentes diretos.

 

Ao calcular o Market Share, os gestores têm uma visão sobre como está a participação da empresa no mercado. Portanto, demonstra a relevância e valor da marca diante dos competidores do segmento.

 

Por que é importante?

 

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores e um dos principais é a tomada de decisões com base em dados. Desse modo, o Market Share é um indicador que oferece informações cruciais de modo a direcionar o planejamento estratégico.

 

Ao monitorar o indicador ao longo do tempo, é possível saber se as campanhas de marketing e ações comerciais estão atingindo os objetivos. Esta é a oportunidade para entender o desempenho da empresa e como está o posicionamento da marca.

 

Dessa forma, o Market Share é indispensável para entender a performance no mercado, os pontos fracos e os que estão indo bem. Estes aspectos são úteis para:

 

  • estabelecer metas;
  • aproveitar melhor as oportunidades;
  • aperfeiçoar o planejamento estratégico.

 

Como aumentar o Market Share?

 

Você viu até agora que o Market Share é um indicador que reflete a performance e participação de uma empresa no segmento de atuação.

 

Dessa forma, adotar estratégias para melhorar os serviços e impulsionar os níveis desse indicador é essencial para se destacar no mercado, além de potencializar os resultados.

 

Veja, a seguir, as principais ações para aumentar o Market Share!

 

Tenha uma política de preços

 

O valor dos produtos e serviços é um dos principais atrativos para os clientes, por isso, é o ponto de partida para aumentar as vendas.

 

Procure definir uma boa política de precificação, de modo a oferecer boas condições sem ter prejuízos e, assim, melhorar a captação de clientes.

 

Adote uma estratégia de marketing

 

O marketing é o principal caminho para se comunicar com o público-alvo e realizar a captação de clientes.

 

Sendo assim, é indispensável contar com bom planejamento e ações segmentadas, pois, isto é crucial para destacar a marca e ganhar espaço no mercado.

 

Algumas das ações importantes são:

 

  • estudo do público-alvo;
  • marketing de conteúdo;
  • ter um site bem estruturado;
  • presença forte nas redes sociais.

 

Crie um plano de fidelização de clientes

 

Ter uma boa carteira de clientes fidelizados é essencial para manter as vendas e bons níveis no Market Share. Portanto, invista em estratégias para melhorar a experiência dos consumidores e mantê-los sempre próximos da empresa.

 

Para isso, algumas ideias são:

 

  • caprichar no pós-venda;
  • manter contato com os clientes;
  • oferecer descontos por fidelidade;
  • ofertar descontos para clientes antigos;
  • responder a todos os questionamentos.

 

Faça análises da concorrência

 

Para entender melhor o mercado, é necessário monitorar e estudar detalhadamente todos os seus concorrentes. Dessa forma, será mais fácil identificar possibilidades para melhorar e agregar diferenciais que possam elevar a empresa no segmento.

 

Ofereça atendimentos de excelência

 

Os clientes estão cada vez mais exigentes e oferecer bons atendimentos é requisito básico para qualquer empresa. Por isso, treine seus colaboradores para atender o público com excelência, de forma humanizada e agradável.

 

Mantenha bons relacionamentos com fornecedores

 

Outro fator imprescindível para aumentar o Market Share é contar com fornecedores confiáveis e manter um bom relacionamento com eles. Com o apoio de empresas que prezam a qualidade e excelência, é possível melhorar os serviços e garantir a satisfação dos clientes.

 

Podemos concluir que o Market Share é um indicador de extrema importância e deve ser constantemente monitorado pelos gestores. Assim, é possível ter dados essenciais para direcionar decisões e elevar a gestão de performance, fator que contribui para o sucesso.

 

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para que seus amigos e outros profissionais também vejam informações relevantes!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!