ISO 9001: o que é, para que serve, e porque seu fornecedor deve ter essa certificação

ISO 9001: o que é, para que serve, e porque seu fornecedor deve ter essa certificação

07 de maio de 2021

O principal objetivo de toda empresa é ter uma gestão interna eficiente e oferecer serviços e produtos de qualidade aos clientes. Para isso, é indispensável o uso de metodologias para melhorar, padronizar os processos e prover uma base para iniciativas de desenvolvimento sustentável, como a ISO 9001.

 

Quando uma organização investe em gestão de qualidade e melhoria contínua, os resultados são promissores. Isso porque se trata de métodos gerenciais capazes de otimizar processos, reduzir custos e alcançar a excelência para atender as expectativas do cliente.

 

Você sabe o que é a ISO 9001? Continue a leitura e entenda o conceito e a importância de contar com fornecedores que adotam essa norma!

 

O que é a certificação na norma ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente, que documenta os processos, procedimentos e responsabilidades envolvidos no cumprimento de políticas e objetivos de qualidade.

 

Assim, essa norma fornece uma estrutura para a gestão dos processos de qualidade de uma organização, baseada em 8 princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem de processos; contexto organizacional; melhoria contínua; tomada de decisões com base em fatos; raciocínio baseado em risco.

 

A ISO 9001 é parte constituinte da família ISO 9000, gerida mundialmente pela International Organization for Standardization (ISO), organismo sem fins lucrativos, fundado em 1947, em Genebra, Suíça. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de normas técnicas e o incentivo à padronização visando facilitar as relações internacionais nos campos científicos, intelectual, econômico e tecnológico. No Brasil, a ISO é representada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

 

A família de gestão de qualidade ISO 9000 é composta pelas normas ISO 9000 (fundamentos e vocabulários), ISO 9001 (requisitos) e ISO 9004 (diretrizes para melhoria de desempenho).

 

Sendo a certificação, baseada na norma ISO 9001, que é aplicada na otimização e padronização de processos, proporcionando excelência e melhoria no desempenho produtivo, operações, desenvolvimento, produção e entrega de produtos e serviços de elevada qualidade.

 

A relação com o Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), é um conjunto de métodos e ferramentas que atuam como instrumento a fim de aperfeiçoar e facilitar processos. Ou seja, é o caminho para implementar uma nova cultura na empresa e conseguir a certificação na ISO 9001.

A certificação ISO 9001 ajuda as organizações a melhorar o desempenho e demonstrar altos níveis de qualidade. A certificação ocorre após a conclusão bem-sucedida de auditoria rígida.

 

Por que contar com fornecedores certificados na ISO 9001?

A certificação na norma ISO 9001, na sua versão atual (2015) demonstra que a empresa investe na melhoria contínua de seus processos. Com isso, oferece ao mercado produtos desenvolvidos por ações bem monitoradas e planejadas.

 

Essa norma é utilizada como padrão de qualidade organizacional, com possibilidade de evolução e melhoria contínua do seu modo de gerenciar a qualidade de seus serviços ou produtos. Assim, a empresa com Certificação de Qualidade ISO 9001 consegue melhor visibilidade e credibilidade num mercado competitivo.

 

Nas negociações comerciais é possível perceber as exigências dos clientes em relação aos seus fornecedores quanto à obtenção da certificação. Sendo assim, observa-se que o certificado ISO 9001 pode fazer grande interligação entre cliente e fornecedor, gerando o fortalecimento das suas alianças.

 

Dessa forma, contar com empresas certificadas proporciona vantagens importantes, confira as principais!

 

Qualidade dos produtos e serviços

A ISO 9001 propõe ferramentas de gestão que aperfeiçoam todo o processo interno, e permite corrigir problemas e melhorar os procedimentos, baseada pelo ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Sendo assim, os produtos saem com maior qualidade e atendem as expectativas dos clientes.

 

Melhor custo-benefício

Quando uma empresa implementa os requisitos da ISO 9001, ela alcança a produtividade com custo reduzido. Ao otimizar esse aspecto da gestão, a relação entre os gastos e benefícios é satisfatória, e garante melhores condições de compra.

 

Maior confiabilidade

Outro ponto importante de contar com fornecedores certificados na ISO 9001 é a confiabilidade. Além de atender os padrões de excelência, uma empresa certificada atua de forma regularizada, cumpre suas responsabilidades ambientais e sociais para garantir serviços confiáveis e de boa procedência.

 

A Metalúrgica São Raphael é certificada na ISO 9001?

Fundada em 1941, a Metalúrgica São Raphael e uma das principais fabricantes de correntes e artefatos de arames da América do Sul, e por atuar com inovação e excelência, e em plena consonância aos requisitos legais e regulamentares, é certificada pela ISO 9001, hoje na versão 2015, desde 15 de dezembro de 2003.

 

Aliado a certificação ISO 9001, a Metalúrgica São Raphael sempre busca expandir para novos mercados, incentivando a melhoria contínua, com o objetivo de colocar o cliente em primeiro lugar, garantindo a satisfação de suas necessidades de forma consistente, e superando suas expectativas.

 

Com a força de uma equipe de especialistas em todas as áreas (produção, logística, comercial), a certificação ISO 9001:2015 abrange o escopo consistente de conformidade relativo ao projeto, fabricação de correntes e artefatos de arame; revenda de correntes grau 8, cabos de aço, acessórios para cabos de aço, corrente e lingas, montagem de lingas de corrente, barra roscada e cintas de poliéster para elevação de carga.

 

Como você percebeu, a ISO 9001 é uma norma importante para alcançar a qualidade e a melhoria contínua dos processos, capaz de influenciar nos resultados. Portanto, contar com empresas certificadas é imprescindível para quem deseja aprimorar a experiência dos clientes e conquistar resultados melhores.

 

Quer garantir boas práticas de gestão e qualidade nos serviços? Então, conheça nosso site e faça um orçamento conosco!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!