Conheça 7 métodos de gerenciamento de estoque

Conheça 7 métodos de gerenciamento de estoque

25 de novembro de 2022

 

O gerenciamento de estoque é uma atividade imprescindível para o sucesso de um negócio, e tem relação direta com os resultados. Afinal, contribui para o equilíbrio entre as atividades logísticas e as vendas, evitando riscos e prejuízos para o negócio.

 

Em vista disso, adotar métodos e estratégias para uma gestão eficiente é indispensável para o crescimento, pois se trata de um dos ativos mais importantes de uma empresa, independentemente do porte e segmento de atuação no mercado.

 

Apesar disso, é um assunto desafiador para diversas organizações, mas você sabia que existem técnicas que auxiliam na administração? Continue lendo este post e veja 7 métodos para executar um bom gerenciamento de estoque e como escolher o melhor!

 

Importância do gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é um conjunto de atividades extremamente importantes para uma empresa. Consiste em ações para preservar a qualidade e disponibilidade adequada de cada produto ou material para comercialização e entregas.

 

Sendo assim, a gestão correta e estratégica do setor contribui para reduzir custos e elevar a produtividade e satisfação dos consumidores. Desse modo, é um fator crucial para a melhorar operações internas, lucratividade e favorecer o sucesso.

 

7 métodos para o gerenciamento de estoque

Embora o gerenciamento de estoque seja um aspecto relevante, ainda é considerado um desafio para muitas empresas. Para superar, é necessário estabelecer um bom planejamento e contar com metodologias eficazes, que sejam compatíveis com o negócio.

 

Para isso, veja a seguir quais são os principais métodos para otimizar o gerenciamento de estoque e atingir a excelência!

 

1. Custo ou preço específico

O preço específico é um método muito adotado para o controle de estoque de bens de maior valor, como máquinas e veículos. Dessa forma, o preço dos produtos direcionam o processo de baixa após as vendas, pois o valor total do estoque é a soma dos produtos específicos.

 

2. Curva ABC

A curva ABC é uma técnica muito utilizada para a gestão de estoque, pois considera fatores como giro, faturamento e lucratividade. Nesse sentido, para explorar melhor o potencial do setor, o método classifica os produtos em 3 categorias: A, B e C, representadas da seguinte maneira:

 

  1. grupo A: produtos de maior valor e lucratividade para a empresa, mas que não apresentam um alto giro de saída;
  2. grupo B: produtos de alto giro, considerados os principais da empresa;
  3. grupo C: mercadorias que não tem alto giro e não apresentam alto valor comercial.

 

3. PEPS

O PEPS é a sigla para Primeiro que Entra Primeiro que Sai. Trata-se de uma metodologia que organiza os produtos conforme a ordem cronológica, por isso, auxilia a eliminar desperdícios e pode ser aplicável a negócios que trabalham com perecíveis.

 

4. UEPS

Ao contrário da metodologia anterior, o UEPS significa Último a Entrar Primeiro a Sair, ou seja, prioriza os produtos que entraram por último no estoque. Dessa forma, atua para facilitar a venda de itens parados há muito tempo no estoque, evitando perdas.

 

5. Custo médio

Também chamado de MPM (Média Ponderada Móvel), o custo médio é uma metodologia simples e muito eficaz. Nesse caso, sempre que uma mercadoria chega é realizado um cálculo, mantendo o controle dos gastos com a compra e armazenamento de produtos.

 

6. Custo a preço de venda a varejo

Trata-se de um método de controle que analisa a soma dos produtos no preço unitário de venda, realizado por meio de inventários. Sendo assim, avalia os estoques a valores aproximados de custo e proporciona um controle sobre as questões financeiras e margem de lucro.

 

7. Just in Time

O método Just in Time, em tradução direta, significa no momento exato, ou seja, é uma estratégia que evita o excesso de produtos no estoque, pois a logística é imediata. Nessa técnica, é preciso ter uma boa sincronia entre:

 

 

Como escolher o melhor método de gestão de estoque

Você viu até agora que são muitos os métodos para desenvolver uma boa gestão de estoque na empresa. Por isso, é fundamental estudar sobre cada uma de modo a entender qual a melhor opção para o setor, sempre considerando o porte e características específicas.

 

Sendo assim, se a empresa atua com perecíveis, o uso do UEPS é uma boa opção e para os pequenos negócios, o PEPS é ideal. Além disso, a curva ABC é uma ferramenta interessante para aplicar em qualquer tipo de organização.

 

No entanto, é importante salientar que não existe um método mais ou menos eficiente em relação aos outros. Todos são metodologias inteligentes para auxiliar a melhorar a gestão e os resultados, com otimização da rotina operacional e gerencial.

 

Como você percebeu, o gerenciamento de estoque é indispensável para manter um bom fluxo de trabalho e evitar prejuízos. Por isso, escolha o método ideal para sua empresa para controlar com eficiência e ter facilidade para atingir os objetivos.

Gostou do post? Agora que você já viu informações relevantes sobre o gerenciamento de estoque, o que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Não perca tempo e leia agora mesmo sobre redução de custos e saiba como aplicar em sua empresa sem prejudicar o crescimento!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!