Diferença entre cordoalha e cabo de aço

Diferença entre cordoalha e cabo de aço

16 de fevereiro de 2024

Você sabe qual a diferença entre cordoalha e cabo de aço? O uso dos cabos e cordoalhas é indispensável em inúmeras operações. Trata-se de elementos responsáveis por proporcionar resistência e segurança em todo tipo de aplicação.

No entanto, devido às semelhanças entre eles, é muito comum ficar em dúvida sobre qual as diferenças entre o cabo de aço e a cordoalhas. Sobretudo, em relação à utilidade, tipos e qual o melhor momento para utilizar cada acessório.

Se você também deseja saber a diferença entre cordoalha e cabo de aço, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e veja qual é o conceito de cada elemento, para que serve, quando são indicados e em quais aspectos se diferenciam!

O que é cabo de aço?

O cabo de aço é definido com um conjunto de fios metálicos entrelaçados, chamados de “pernas”, em volta de um arame, fibra ou conjunto de arames central, denominado “alma”. Essa união entre os fios e a alma formam um cabo resistente à tensão extrema provocada por cargas pesadas.

Os cabos de aço são produzidos por metalúrgicas especializadas e encontrados em diversos tamanhos e espessuras. São indicados para atividades que exigem força e resistência, como a elevação e movimentação de diversos tipos de cargas.

O que é cordoalha de aço?

As cordoalhas são formadas por um conjunto de arames torcidos, que se unem para compor um único cordão. Entretanto, são utilizados um menor número de arames e eles são mais densos e fortes, para atingir a devida resistência no uso.

Sendo assim, as cordoalhas são comuns em inúmeras atividades, como a sustentação de estruturas, cercas, transmissões elétricas e outras operações. Consiste em um acessório importante para setores automobilísticos, construção civil, agro e indústrias.

Qual a diferença entre cordoalha e cabo de aço?

Embora sejam parecidos e fabricados no mesmo material, há diferenças importantes entre a cordoalha e o cabo de aço. As especificações técnicas de cada equipamento são decisivas para direcionar a aplicação em cada atividade de forma segura.

Nesse contexto, a principal diferença é que as cordoalhas são menos flexíveis em relação aos cabos de aço. Isso acontece devido à menor quantidade de arames e o fato de serem mais resistentes, garantindo que o cordão seja rígido.

Além disso, as cordoalhas possuem um único arame central que no cabo de aço é denominado “alma”. Ou seja, são apenas arames torcidos de maneira helicoidal, encontrados em diversos tamanhos e em baixa, média ou alta resistência.

Para que serve cada um deles?

O uso de cabos de aço e cordoalhas são diversificados e estão presentes em muitos setores da economia. É comum notar a presença desses equipamentos em operações no agronegócio, construção civil, atividades logísticas e industriais.

Basicamente, o cabo de aço serve para viabilizar tarefas de elevação, içamento, amarração e movimentação de cargas. O material é mais flexível e é encontrado em diferentes tipos para conferir resistência e segurança às operações, evitando acidentes e prejuízos.

Por sua vez, as cordoalhas são comuns em no segmento agro, utilizados em currais para demarcar o espaço dos animais. Também há um amplo uso no setor de energia, como aterramento e distribuição de energia, inclusive em atividades na construção civil.

Quando usar cada um deles?

Tanto a cordoalha quanto o cabo de aço são indicados para operações que exigem resistência e segurança. Principalmente quando envolvem volumes e cargas, por suportarem uma tensão elevada quando o uso é adequado e compatível com cada atividade.

Por essa razão, o primeiro passo para usar os equipamentos corretos é analisar as características da operação. Quando é exigido um cabo mais flexível, como, por exemplo, enrolar em um carretel de guindaste, opta-se pelo cabo de aço. 

Em outras aplicações que demandam menos flexibilidade, como para-raios e tirantes, utilizam-se as cordoalhas. Com base nesses dados, será possível avaliar qual tipo e capacidade do cabo de aço ou da cordoalha para garantir a devida segurança.

De qualquer modo, é imprescindível contar com cabos de aço e cordoalhas produzidos por marcas confiáveis e tradicionais. Assim, você garante um produto de alta performance e tranquilidade para o uso, independentemente do setor e atividade em questão.

Como pode notar, a diferença entre cordoalha e cabo de aço é notável e influencia, inclusive, na forma de uso de cada acessório. Portanto, avalie bem antes de adquiri-los e não abra mão da qualidade para ter um equipamento resistente e durável.

Gostou do post? Agora que entendeu a diferença entre cordoalha e cabo de aço, continue lendo novidades e conteúdos exclusivos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, siga e fique por dentro de tudo!


Voltar

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Veja nossas últimas notícias!

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!