4 maneiras de identificar uma manilha desgastada e manter a segurança no local de trabalho

11 de fevereiro de 2022

A manilha desgastada é um risco significativo para segurança ocupacional e pode causar sérios acidentes, com efeitos de potenciais irreversíveis. Por isso, adotar medidas preventivas e identificar os riscos com antecedência é imprescindível.

 

Embora as manilhas sejam componentes resistentes, o uso constante e atritos mecânicos na movimentação de cargas podem causar danos à estrutura. Portanto, identificá-los nas fases iniciais e substituir a manilha é a melhor alternativa para um trabalho seguro.

 

Se você deseja manter a segurança nas operações da sua empresa, se atentar a esse assunto é muito importante. Pensando nisso, confira 4 maneiras para avaliar o desgaste da manilha e providenciar a substituição no tempo correto, evitando todos os riscos!

 

A importância de contar com materiais de qualidade

 

A qualidade dos materiais é um requisito importante de modo a alcançar bom desempenho nas operações profissionais das empresas. Sobretudo, contribui para ter bons resultados, flexibilidade e segurança ocupacional, evitando contratempos sérios.

 

Nesse sentido, usar componentes metálicos desenvolvidos em elevados níveis de qualidade é a melhor alternativa, pois, além de evitar gastos desnecessários, promove a durabilidade e resistência da peça, prevenindo situações inseguras à empresa.

 

Entretanto, embora os materiais de qualidade sejam reconhecidos pela durabilidade, é preciso considerar que eles têm um prazo de vida útil. Para ter equipamentos em boas condições, é importante realizar inspeções e substituir as peças em caso de algum sinal ou avaria.

 

4 dicas para checar desgastes em manilhas

 

A prevenção de acidentes é uma tarefa importante e precisa ser prioridade na rotina da empresa, especialmente em relação às manilhas, elementos responsáveis pela elevação e movimentação de cargas pesadas.

 

Assim, a melhor estratégia é a inspeção periódica nos equipamentos e operações, que permite identificar falhas em estágios iniciais. Dessa maneira, os gestores podem definir ações e trocar componentes antes que causem acidentes ou danos.

 

Veja, nos próximos tópicos, as principais formas para identificar manilha desgastada!

 

1. Verificar se todas as marcações do corpo e do pino estão legíveis

 

A manilha tem algumas marcações em sua superfície, essas informações são as descrições técnicas, que identificam a carga de trabalho, tamanho e lote de cada peça. São muito importantes e devem estar legíveis durante a vida útil do componente, por isso, são parâmetros que devem ser analisados.

 

Com o uso diário, o atrito e tensão entre os materiais causam o desgaste do corpo da manilha e, com isso, as letras das marcações podem sumir. É um fator que requer atenção, pois operador deve conseguir identificar as características do içamento e verificar que a manilha conta com carga de trabalho suficiente para a tarefa.

 

Diante disso, faça uma inspeção e verifique se a manilha está com todas as descrições em bom estado e apresentam boa legibilidade. Caso a peça esteja lisa e sem as marcações, é um bom momento para providenciar a substituição.

 

2. Checar se atende aos certificados e testes do fabricante

 

Antes de ser comercializada no mercado, o fabricante realiza testes para avaliar a resistência da manilha em diferentes situações, como:

 

  • ductilidade;
  • capacidade de carga;
  • tempo e tipo de oxidação;
  • resistência em diferentes condições de uso.

 

Pesquise se o fornecedor das manilhas executa os devidos ensaios e se o equipamento atende ao certificado do fabricante. Trata-se de um dos primeiros aspectos que você deve analisar para identificar fornecedores confiáveis, que contribuirão com produtos de alta performance.

 

3. Analisar se o pino da manilha é o tipo correto

 

A manilha existe em diferentes tipos e capacidades de carga, por isso, os pinos devem ser específicos para cada modelo. O uso incorreto desses itens eleva os riscos de acidentes durante as operações, pois a capacidade de peso é distinta.

 

Nesse momento, é importante analisar que o tipo de movimentação influencia diretamente na escolha do pino da manilha. Quando esse elemento é aplicado em uma linga que utiliza a manilha como ponto de fixação no equipamento, por exemplo, é muito usado o pino com rosca, pois ele permite desmontar com mais facilidade. Já em local que não existe a troca constante de fixação, é recomendado optar por pino com porca e cupilha, evitando que o mesmo se solte do corpo da manilha.

 

Portanto, avalie se os pinos da manilha são do tipo correto e se estão sendo usados conforme as orientações do fabricante. Além de elevar a segurança, você terá: 

 

  • maior durabilidade;
  • melhor desempenho nas operações;
  • evitará uma manilha desgastada precocemente.

 

4. Avaliar o corpo da manilha

 

A inspeção visual é a melhor alternativa para analisar a situação da manilha e garantir que os componentes sejam substituídos no momento correto. Além disso, é o que ajudará os gestores a controlar operações e orientar colaboradores sobre o uso correto do equipamento.

 

Assim, oriente sua equipe e defina um profissional para realizar avaliações periódicas e verificar a presença dos seguintes fatores:

 

  • corrosão;
  • rachaduras ou trincas;
  • deformidades na estrutura;
  • desgastes na manilha, no pino e nos locais de contato.

 

A incidência desses aspectos representa risco elevado para segurança da operação, por isso, providencie a substituição com urgência. Dessa forma, é possível prevenir acidentes durante as atividades.

 

O uso adequado é a melhor forma para ter durabilidade

 

Assim como outros elementos metálicos, as manilhas têm especificações definidas para uso, que devem acontecer de acordo com cada modelo.

 

Nesse contexto, pensando em não comprometer a segurança, é importante usar a manilha considerando a capacidade de trabalho para a qual foi projetada.

 

Afinal, o excesso de peso e falta de distribuição adequada da carga podem aumentar as possibilidades de ocorrer rupturas e acidentes.

 

Portanto, adquira manilhas que sejam próprias para atividade que deseja executar, operando sempre dentro da capacidade. Dessa forma, tome os seguintes cuidados:

 

  • siga todas as recomendações de uso do fabricante;
  • certifique-se de que o pino está corretamente travado;
  • utilize, sempre que puder, o pino de segurança (cupilha);
  • treine os profissionais responsáveis por manusear cargas;
  • evite realizar qualquer tratamento em uma manilha usada;
  • nunca modifique ou repare a manilha para ter maior durabilidade.

 

Conte com manilhas certificadas e de qualidade

 

Antes e durante a realização dos trabalhos com a manilha, é preciso seguir o procedimento de verificação de desgastes. Consiste na medida preventiva ideal para preservar a segurança na sua empresa e oferecer produtos perfeitos aos profissionais.

 

Além disso, manilhas certificadas são imprescindíveis para ter a tranquilidade de contar com produtos de qualidade — a certificação demonstra que os produtos foram produzidos conforme rigorosos padrões de qualidade, ao nível internacional.

 

Tradicional no mercado e com mais de 80 anos de atuação, a Metalúrgica São Raphael é uma empresa certificada em qualidade. Assim, produz e comercializa diversos outros produtos segundo as melhores práticas, com todos os ensaios realizados por um time de especialistas.

 

É a melhor alternativa para adquirir manilhas, ganchos, correntes, barra roscada e diversos itens de aço para diversas aplicações. Sinônimo de qualidade e confiança, os produtos da São Raphael vão proporcionar a resistência e durabilidade necessária para atender aos seus objetivos.

 

Continue se atualizando sobre assuntos relacionados à metalurgia e logística, assine nossa newsletter no final da página e receba conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!