Correntes industriais: conheça a história do acessório que revolucionou a indústria

Correntes industriais: conheça a história do acessório que revolucionou a indústria

01 de outubro de 2021

Usadas há centenas de anos, as correntes industriais são recursos indispensáveis para o desenvolvimento de muitas atividades profissionais. É um conceito que evoluiu, principalmente com a revolução industrial, que gerou a produção segmentada e em grandes quantidades.

 

Nesse contexto, a corrente é considerada item fundamental para o progresso das atividades industriais, contribuindo em diversos aspectos, entre eles:

 

  • otimiza tarefas;
  • eleva a produtividade;
  • possibilita resultados excelentes;
  • gera a transmissão de força necessária.

 

Atualmente, a corrente tem mais aplicações, tendo melhorado a oferta de composição e tipos, proporcionando mais segurança, resistência e eficácia.

 

Neste post, você conhecerá mais sobre as correntes industriais e os principais tipos encontrados. Acompanhe!

 

Como surgiram as correntes industriais?

A corrente é um item antigo, por volta de 225 a.C há indícios da criação de tipos primitivos de correntes para puxar baldes e outras atividades básicas. Muitos anos depois, no século XVI, Leonardo da Vinci desenhou modelos associados com as correntes de aço.

 

Desde então, a corrente passou por diversas inovações e se tornou um produto mais resistente, versátil e diversificado — atendendo às necessidades do setor industrial com excelência e segurança, o que é importante para garantir resultados eficientes.

 

Quais eram as funcionalidades das correntes?

Ao longo da evolução industrial, as correntes tinham inúmeras funcionalidades, desde as tarefas simples, como puxar baldes de água em poços, até atividades de maior complexidade, que exigiam a movimentação e amarração de cargas pesadas.

 

Saiba alguns dos principais usos da corrente no meio industrial durante a história!

 

Transporte de materiais

A corrente é utilizada para o transporte de materiais pesados ou com dimensões consideráveis, situação comum em empresas de vários segmentos. Desde o século XIX, uma das atribuições das correntes era facilitar a movimentação de materiais.

 

Transmissão de potência

Outra função da corrente após a evolução da indústria é a transmissão de potência entre um componente e outro. Dessa forma, é possível alinhar motores e sistemas para executar serviços com mais agilidade.

 

Atividades de apoio

As atividades de apoio à indústria, como transportes e movimentações, são tarefas que contam com o uso da corrente industrial. O objetivo é garantir segurança e aumentar o desempenho desses processos, permitindo que atuem em conformidade.

 

Quais são os tipos de correntes industriais existentes ao longo dos anos?

As correntes de elos soldados, tipos mais comuns no mercado, são desenvolvidas com materiais dúcteis para suportar cargas pesadas e forte tração, requisitos presentes na maioria das atividades realizadas em um ambiente industrial.

 

Nesse sentido, desde o surgimento dos primeiros tipos de correntes metálicas, foram criados modelos diferentes. Esses materiais evoluíram para produtos mais resistentes, precisos e produzidos especificamente para atender às necessidades da indústria.

 

Sendo assim, os principais tipos de correntes são:

 

  • corrente calibrada;
  • corrente de elo curto;
  • corrente de elo longo;
  • corrente emborrachada;
  • corrente de elo curto torcido;
  • corrente soldada para cadeado.

 

Além do uso industrial, as correntes também são requisitos indispensáveis para outros setores, como:

 

  • logística;
  • comércio;
  • prestação de serviços.

 

Dessa forma, cada serviço pode contar com correntes duráveis e resistentes para garantir melhor performance nas tarefas.

 

Com a evolução tecnológica, a produção de correntes e acessórios se tornou moderna, produzindo materiais de qualidade e com características específicas para cada tipo de uso. São recursos que proporcionam benefícios além da proteção e resistência.

 

Por esse motivo, para ter um produto que atenda às suas expectativas e garanta que as atividades serão executadas com excelência, é indispensável escolher fornecedores modernos, tradicionais e reconhecidos pela qualidade no mercado para garantir tranquilidade para executar suas tarefas.

 

Como percebeu, as correntes industriais são produtos que evoluíram ao longo dos anos e têm papel substancial para as atividades profissionais. Além de facilitar tarefas, contribui no aumento da segurança e otimização de processos.

 

Gostou do post? Então, continue se atualizando sobre o assunto com nosso artigo: Afinal, quais são os principais tipos de correntes de elos e suas funcionalidades!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!