Construção modular: por que é importante contar com materiais de qualidade nessa modalidade da construção civil?

Construção modular: por que é importante contar com materiais de qualidade nessa modalidade da construção civil?

09 de setembro de 2022

Construção modular: saiba a importância de usar materiais de qualidade

 

Você já ouviu falar sobre a construção modular? O setor da construção civil evoluiu muito, tanto na arquitetura quanto nos métodos construtivos. Com isso, é possível notar edificações modernas e desenvolvidas por meio de técnicas diversificadas.

 

Exemplo disso é o conceito da construção modular, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional. Uma metodologia que proporciona vantagens importantes para empresas e clientes, mas que exige itens de alta qualidade.

 

Se interessou pelo assunto? Continue lendo e saiba o que é a construção modular, como funciona, as vantagens e por que utilizar materiais de qualidade. Boa leitura!

 

Evolução do setor da construção civil

Ao longo dos anos, o setor da construção civil vem se desenvolvendo de forma rápida, principalmente com o avanço da tecnologia. Com isso, surgem novos conceitos e metodologias construtivas inteligentes, que unem:

 

  • design;
  • eficiência;
  • qualidade;
  • segurança.

 

Nesse sentido, a construção modular é um dos exemplos do avanço do sistema construtivo, e conta com recursos modernos. Essa é uma metodologia que aumenta:

 

  • agilidade;
  • segurança;
  • qualidade dos projetos;
  • praticidade no canteiro de obras.

 

Sendo assim, reflete o que há de mais moderno na construção civil e trouxe benefícios imprescindíveis para construtoras e clientes. Por esse motivo, a metodologia modular está em ascensão, sendo utilizada em diversos projetos residenciais e comerciais em todo o mundo.

 

Como funciona a construção modular

A construção modular é um sistema construtivo por etapas padronizadas, em que os módulos pré-fabricados são transportados e montados na obra. Dessa forma, as partes são encaixadas uma nas outras, diferentemente do modelo tradicional de edificação, onde as formas são construídas no próprio local para receber o aço e concreto.

 

Esses produtos são customizáveis e se adequam a todo tipo de necessidade, garantindo a segurança.

 

Para realizar a montagem dos módulos pré-fabricados, existem acessórios cruciais que suportam a carga e garantem uma movimentação segura até a instalação no devido lugar, sendo estes:

 

  • correntes;
  • tensionadores;
  • lingas de alta qualidade e resistência.

 

As vantagens da construção modular

Desenvolver projetos com agilidade, qualidade e eficiência sempre foi um desafio para a construção civil. Atingir esse objetivo se tornou uma tarefa mais simples com a otimização da construção modular, seguindo todos os critérios técnicos e padrões de engenharia.

 

Diante disso, esse modelo proporciona vantagens importantes e atende às necessidades do cliente. É um sistema que promete revolucionar o mercado, seja em edifícios e projetos industriais, comerciais e residenciais.

 

Veja nos próximos tópicos, quais são os principais benefícios da construção modular!

 

Maior rapidez

Um dos maiores benefícios da construção modular é a agilidade para concluir um projeto, independentemente do tipo. Como os módulos são produzidos conforme as necessidades, e chegam no canteiro de obras prontos, o processo construtivo é mais ágil.

 

Desse modo, é possível entregar um projeto dentro de um período menor, comparado com o modelo tradicional. Tudo sem comprometer a qualidade e segurança nas edificações, seguindo rigorosamente os padrões da engenharia.

 

Sustentabilidade

Os impactos ambientais durante a execução de um projeto no sistema de construção tradicional são significativos e causam danos ao meio ambiente. O uso da água e outros recursos naturais são expressivos, principalmente em obras de grande porte.

 

No modelo de construção modular, esses impactos são reduzidos e utilizam menos recursos, pois os módulos são montados no local. Com isso, favorece construções mais sustentáveis, ao:

 

  • evitar impactos;
  • gerar menos entulho;
  • eliminar desperdícios.

 

Maior segurança

O projeto de uma construção modular é desenvolvido seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança. Sendo assim, os módulos são produzidos consoante as necessidades e características do projeto e oferecem toda a resistência para a edificação.

 

Por isso, as construções realizadas por meio desse método são seguras e resistentes, assim como os processos de alvenaria. Inclusive, atualmente é possível encontrar edifícios grandes construídos pelo método modular que garantem toda a segurança.

 

Alta qualidade

Com a padronização dos módulos, é possível reduzir a margem de erros e garantir a qualidade de uma maneira abrangente. Dessa forma, as construções são executadas com foco na excelência em todas as etapas e oferecem resultados surpreendentes.

 

Além disso, a produção dos módulos seguem padrões de qualidade criteriosos e matéria-prima de boa procedência. Assim, as edificações permanecem duráveis e resistentes à ação do tempo e do uso, preservando a segurança de todos que frequentam os espaços.

 

Versatilidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a construção modular é um modelo versátil e pode se encaixar em todo tipo de projeto. É possível produzir as peças sob medida de modo a atender todas as preferências do projeto, em relação a questões de engenharia e arquitetura.

 

Nesse sentido, os planos desenvolvidos por meio da técnica de construção modular podem ser adaptados a qualquer especialidade, conforme o objetivo, seja em:

 

  • casas;
  • galpões;
  • edifícios;
  • comércios.

 

Importância de utilizar materiais de qualidade

Os módulos utilizados na construção modular são de grande porte e devem ser manuseados livre de riscos. Trata-se de uma atividade considerada chave para o sucesso de todo o trabalho — visto que o encaixe perfeito dos blocos é o que garantirá a segurança da edificação.

 

Em vista disso, o uso de correntes, tensionadores e outros equipamentos de qualidade para o içamento deve ser uma prioridade, pois, em caso de imprevistos, os acidentes são sérios e podem causar complicações para a saúde e segurança ocupacional.

 

Nessa perspectiva, para o desempenho de todo o projeto, é primordial contar com produtos desenvolvidos por uma empresa confiável e reconhecida, porque:

 

  • evita acidentes;
  • eleva a eficiência nas operações;
  • garante a tranquilidade de contar com itens apropriados e resistentes.

 

Tendência da construção modular pelo mundo

A construção modular é uma técnica que oferece vantagens e está cada vez mais moderna, flexível e segura. Em vista disso, tornou-se uma tendência no setor construtivo e promete evoluir ainda mais, com aplicações em todos os tipos de projetos.

 

Atualmente, já é possível identificar grandes edificações em diversos países que utilizaram as técnicas da construção modular, por exemplo:

 

  • Mini Sky (Changsha, China);
  • Clement Canopy (Singapura);
  • Tetris Container Hostel (Foz do Iguaçu, Brasil);
  • Lady Liberty Academy Charter (Nova Jersey, EUA).

 

Diante disso, é importante acompanhar essa tendência, se antecipar para sair na frente dos concorrentes e não perder oportunidades. Afinal, é imprescindível oferecer serviços diversificados e conforme o que há de mais inovador no mercado.

 

Nesse sentido, contar com fornecedores que oferecem produtos de qualidade é indispensável para o sucesso de um negócio. Para isso, quando se trata dos artefatos de metal e correntes, a Metalúrgica São Raphael é a sua melhor alternativa.

 

Há mais de 80 anos no mercado, a São Raphael é certificada em qualidade e oferece uma linha de produtos que atendem aos mais exigentes padrões de segurança. Tudo para garantir a excelência nas atividades e toda tranquilidade para tarefas que exigem resistência e durabilidade.

 

Como pode notar, a construção modular é um método eficaz e considerada uma tendência, devido aos benefícios que oferece. No entanto, o procedimento exige acessórios de amarração e içamento de qualidade, para suportar as cargas, garantir a eficiência e segurança.

 

Gostou do post? Agora que entendeu como funciona a construção modular e as vantagens que a metodologia oferece, acesse o nosso site e conheça a São Raphael!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!