Barra roscada: a versatilidade que o seu segmento precisa

Barra roscada: a versatilidade que o seu segmento precisa

25 de outubro de 2021

Muito utilizada nas atividades profissionais, a barra roscada oferece versatilidade, resistência e praticidade, requisitos básicos a toda empresa.

 

A barra roscada é um elemento usado em diversos segmentos da economia, por exemplo, indústrias, construção civil, agronegócio e serviços. Trata-se de um componente que permite a fixação de duas estruturas.

 

Embora tenha uma composição simples (aço com baixo teor de carbono), a barra roscada é um material extremamente resistente a tensões e com inúmeras aplicações. Ela pode ser encontrada em diversos tamanhos e espessuras, sendo uma solução prática e descomplicada.

 

Continue a leitura para saber mais sobre a barra roscada e como esse equipamento pode ser aplicado nas suas atividades.

 

O que é e para que serve a barra roscada?

A barra roscada, também conhecida como haste roscada, é um material usado para a fixação com a rosca em ambos os lados.

 

Um dos principais fatores sobre a barra roscada é a ampla gama de utilidades, se encaixando em diversas funções. Por ser um material que existe em tipos e dimensões distintas, favorece o uso em praticamente todos os setores da economia.

 

Algumas das diversas finalidades da barra roscada são:

  • utilização industrial;
  • união de tubulações;
  • rebaixamento de tetos;
  • parafuso em tubulações;
  • montagem de estruturas;
  • sistemas de climatização;
  • uso em motores e equipamentos;
  • união de estruturas móveis ou fixas;
  • aplicação como âncora para estruturas ou extensor em equipamentos.

 

Diante disso, a barra roscada serve para fixar duas partes em variadas situações, serviços e manutenções. Seu uso é adaptável e pode servir desde tarefas simples até as mais complexas, que exigem resistência e força.

 

É importante salientar que, geralmente, a barra roscada serve para necessidades que não podem ser supridas por um parafuso, já que são disponibilizadas em tamanhos maiores e proporcionam mais versatilidade na execução das tarefas e aplicações.

 

Quais as principais características?

Uma das principais características é sua versatilidade e capacidade de se encaixar em diferentes tipos de usos. Além disso, é um produto que existe em diferentes tamanhos, feitos a partir de materiais metálicos resistentes a tensão, variação de temperatura e peso.

 

Quais são as aplicações da barra roscada?

Como vimos até aqui, a barra roscada é um produto que pode atender diferentes necessidades independentemente do setor.

 

Para compreender melhor suas aplicações, é essencial saber quais são as principais áreas em que a barra roscada é indispensável. Os segmentos que mais contam com o produto são:

  • elétrico;
  • industrial;
  • comercial;
  • agronegócio;
  • petroquímico;
  • construção civil.

 

É possível observar que a barra roscada é um produto versátil, que se adapta ao uso em diversos cenários. Principalmente pela variedade de tamanhos, que fornecem a firmeza necessária para garantir a segurança e melhor desempenho.

 

Qual a diferença entre rosca métrica e por polegada?

A barra roscada pode ser caracterizada de duas formas: rosca métrica e por polegada. Compreender esses conceitos é primordial de modo a escolher o modelo correto para a atividade que deseja exercer, sem comprometer qualidade, segurança, vida útil e resistência necessária.

 

O primeiro passo para adquirir uma barra roscada é avaliar o tipo da rosca. Dessa forma, você usufruirá de todos os benefícios de contar com um produto específico, que suporta o uso com excelência.

 

Metalúrgica São Raphael: produtos de qualidade e certificados!

A qualidade é requisito obrigatório na aquisição de qualquer produto utilizado em atividades profissionais e tem influência direta nos resultados. Por isso, contar com barras roscadas desenvolvidas por uma empresa tradicional e reconhecida é fundamental para ter tranquilidade e segurança.

 

Pensando nisso, a Metalúrgica São Raphael é a alternativa ideal quando falamos de produtos de qualidade e resistentes, com objetivo de atender suas necessidades com eficiência. Presente no mercado há 80 anos, é uma empresa confiável e considerada uma das maiores fabricantes de artefatos de arames da América do Sul.

 

Além de diversos tipos de barra roscada, a Metalúrgica São Raphael conta com um extenso catálogo de produtos, como:

 

Na São Raphael, as soluções são desenvolvidas em processos modernos e por uma equipe de especialistas, que atuam com dedicação com intuito de oferecer melhores produtos ao mercado.

 

Nesse artigo, mostramos a importância da barra roscada e sua vasta gama de aplicações. Portanto, é preciso escolher o produto conforme suas necessidades, considerando os tipos e uso a que se destina. Além de contar com um fornecedor confiável e especializado, como a São Raphael.

 

Agora que entendeu mais sobre a barra roscada, o que acha de conhecer soluções incríveis para suas atividades? Veja a linha de produtos da metalúrgica São Raphael!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!