Cabo ou corrente? Saiba como escolher o melhor material para fazer amarração de cargas

Cabo ou corrente? Saiba como escolher o melhor material para fazer amarração de cargas

21 de maio de 2021

O transporte rodoviário é uma das bases da economia nacional, sendo responsável por movimentar o mercado e garantir o abastecimento do comércio. Por isso, a amarração de cargas é crucial para preservar as mercadorias e evitar acidentes.

 

Por ser uma atividade extremamente importante, é fundamental que a carga seja amarrada de forma adequada para garantir a segurança ao longo do percurso. Além disso, evita prejuízos e as entregas acabam sendo realizadas com qualidade aos clientes.

 

Você sabe qual o melhor material para fazer a amarração de cargas e ter transportes de excelência? Confira, neste post, qual a melhor alternativa e faça o transporte com tranquilidade e confiança!

 

Afinal, o que é amarração de cargas?

A amarração de cargas é um procedimento de fixação das embalagens e materiais na carroceria de um caminhão ou carreta. É uma medida inevitável e obrigatória para o transporte rodoviário no país, independentemente do tamanho do percurso.

 

Assim, a amarração de cargas é uma atividade técnica que contribui para a estabilidade do veículo e preservação da carga. Por isso, é uma tarefa que exige atenção especial dos profissionais para evitar falhas que representem riscos para seu veículo e também de terceiros.

 

Qual a importância da amarração de cargas?

Apesar de ser considerada uma atividade simples e habitual, a amarração é crucial para preservar a integridade da carga e segurança no trajeto, pois garante que a mercadoria permaneça fixa e estável.

 

Com as rotas repletas de aclives, declives e curvas acentuadas, a amarração evita que a carga se movimente e ocorra acidentes graves, como tombamentos e problemas mecânicos devido à distribuição de peso no veículo.

 

Quais cuidados tomar no processo de amarração?

O Conselho Nacional de Trânsito sancionou a Resolução 552, em 2015, com o intuito de tornar o transporte mais seguro e reduzir os acidentes. A resolução fixa requisitos de segurança para a amarração de cargas em todos os veículos.

 

Assim, é garantido que o transporte seja regularizado e totalmente seguro. Os principais cuidados nesse processo são:

  • evitar amarrações em travessas de madeira;
  • conhecer os tipos de amarrações mais seguras;
  • considerar as características da carga e do trajeto;
  • adaptar os veículos para atender à norma;
  • distribuir o peso corretamente.

 

Além disso, um dos principais pontos da resolução é a proibição do uso de cordas para amarrar as cargas, pois elas podem sofrer danos com a ação da chuva, sol e vento. Isso aumenta o risco de rompimento durante o trajeto, podendo causar acidentes sérios.

 

Sendo assim, os transportadores de cargas devem optar por usar correntes, cintas têxteis ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Bem como dispositivos adicionais devem ser usados, como barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores, protetores e outros, além de pontos de amarração adequados e em número suficiente. Dessa forma, garante-se a segurança no transporte e adequação à resolução.

 

Quais os materiais podem ser utilizados?

Com a proibição do uso de cordas, é preciso atenção especial ao escolher o material mais adequado para amarração de cargas. É um fator importante para evitar multas, transtornos com as autoridades e colocar todo o transporte em risco.

 

Nesse contexto, a Resolução 552 estabelece 3 tipos de materiais para fazer a amarração de cargas com segurança. Veja quais são eles. 

 

Correntes

As correntes são materiais ideais para a amarração de cargas, pois oferecem alta resistência, durabilidade e segurança. Além da praticidade para amarração, as correntes são facilmente encontradas em diversos diâmetros e se adaptam a qualquer categoria de transporte.

 

O uso de correntes é o mais indicado para amarrar cargas, sendo que o tipo de corrente certa para esta aplicação é a Corrente Grau 8, pois são produzidas com materiais de aço ligado e tratado, resistentes à ação do tempo e impactos. Além disso, consegue carregar desde os produtos mais leves a cargas mais pesadas e complexas.

 

Cintas têxteis

As cintas têxteis são materiais resistentes e oferecem segurança para a amarração de cargas em todos os meios de transporte. São itens permitidos por lei e proporcionam flexibilidade e facilidade para manusear, gerando cargas estáveis e que suportam as irregularidades dos terrenos.

 

Um dos principais benefícios de utilizar cintas têxteis é a flexibilidade e leveza, que facilitam o processo de amarração e armazenamento. Entretanto, as cintas exigem cuidados especiais para conservação, sendo necessário atenção a objetos perfurocortantes.

 

Cabo de aço

Os cabos de aço são mais um exemplo de materiais permitidos para amarração de cargas, que oferecem resistência e segurança para um transporte eficiente. Eles podem ser encontrados em diversos diâmetros e construções, se encaixando perfeitamente em todos os tipos de cargas.

 

A amarração com cabo de aço proporciona firmeza, mas o manuseio do mesmo não é tão simples. É necessário estar atento a danos na carga, pois esse material exige uso de proteção e cuidados para evitar corrosões.

 

Qual o material ideal para amarração de cargas?

Para ter um transporte de qualidade e livre de imprevistos é preciso escolher o melhor material para amarrar a carga. Por isso, deve-se avaliar a eficiência, custo-benefício, as características das embalagens e dos produtos que serão transportados.

 

As cintas têxteis oferecem segurança e resistência, assim como os cabos de aço. Entretanto, são materiais que exigem atenção no uso, pois devem estar bem acondicionados e manuseados para serem duráveis e não danificar a carga.

 

Nesse contexto, as correntes são materiais que além de oferecer resistência e segurança, são altamente duráveis e mantêm a carga protegida.

 

Sobretudo, as correntes são fáceis de fazer amarrações e não há riscos de soltar durante o transporte, pois possuem uma linha de acessórios especialmente desenvolvida para essa finalidade. Assim, garante maior tranquilidade para o trabalho e é uma opção que proporciona vantagens importantes para os serviços de transporte.

 

Metalúrgica São Raphael: linha completa de produtos para amarração de cargas!

A qualidade dos materiais utilizados para amarração de cargas é imprescindível para garantir a segurança e evitar transtornos. Trata-se de um requisito básico para ter tranquilidade e preservar os produtos transportados até o destino.

 

Em outras palavras, contar com materiais confiáveis é a melhor alternativa para amarrar cargas com excelência. A escolha do fornecedor certo contribui para garantir estabilidade e evitar movimentações que oferecem riscos à integridade da carga.

 

Para tanto, a tradicional Metalúrgica São Raphael, presente no mercado há 80 anos, tem uma linha completa de correntes para movimentação e amarração de cargas, com alta qualidade e confiáveis.

 

Além de diversos tipos de correntes, a Metalúrgica São Raphael oferece lingas, anéis, conectores, ganchos, manilhas, cintas de poliéster, cabos de aço e diversos itens para movimentar e amarrar as suas cargas com total segurança.

 

Como você percebeu, escolher o material perfeito para fazer a amarração de cargas é imprescindível para garantir processos logísticos eficientes e evitar transtornos. Afinal, é um fator que influencia diretamente na integridade dos produtos, satisfação dos clientes e nos resultados do negócio.

 

Se você gostou do post e deseja conhecer produtos de alta qualidade e resistência para suas atividades, conheça nosso site e confira nossos produtos disponíveis!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!