O que é e para que serve o alívio de tensão? Entenda!

O que é e para que serve o alívio de tensão? Entenda!

27 de janeiro de 2023

O alívio de tensão é um tratamento inovador e importante para peças ou ligas de metal, adotado em diversas empresas. Trata-se de um procedimento térmico que contribui para alterar as propriedades físicas do metal e elevar a resistência mecânica.

 

Também chamado de alívio de estresse, o processo visa retirar tensões internas das peças provenientes de procedimentos anteriores. Esse é um fator essencial para a qualidade e durabilidade, independentemente da aplicação que o produto terá.

 

Quer entender melhor sobre esse assunto? Neste conteúdo, apresentaremos informações importantes para esclarecer suas dúvidas. Continue a leitura e saiba o que é o alívio de tensão, quais as características e tudo para compreender esse processo!

 

O que é o alívio de tensão?

 

O alívio de tensão, ou recozimento subcrítico, é um procedimento térmico de tratamento que submete as ligas metálicas a temperaturas elevadas. Ou seja, a peça é aquecida e mantida a uma temperatura inferior à de mudança de estado físico e, logo após, é resfriada de forma uniforme.

 

Sendo assim, o tratamento com o alívio de tensão funciona da seguinte maneira:

 

  1. aquecimento: aumenta a temperatura de forma controlada;
  2. mantém o aquecimento: ao atingir a temperatura adequada, a peça é mantida por um tempo;
  3. resfriamento: queda controlada e uniforme da temperatura da peça, sem variações bruscas.

 

Diante disso, o objetivo desse procedimento é remover possíveis tensões e estresses internos da peça de metal. Com isso, proporciona maior homogeneidade, sendo importante por diversos aspectos, inclusive na resistência.

 

Quais os benefícios do procedimento?

 

Como o próprio nome sugere, o alívio de tensão é um processo técnico para aliviar tensões internas que uma peça adquiriu durante a usinagem. Com isso, o tratamento térmico atua para eliminar o estresse e evitar possíveis falhas na peça.

 

Apesar de ser um procedimento simples, proporciona vantagens importantes, como:

 

  • ótimo custo-benefício;
  • eleva a resistência à fadiga e corrosão;
  • melhora as propriedades mecânicas da peça;
  • proporciona maior homogeneidade às peças metálicas;
  • procedimento preciso, que proporciona resultados rápidos e eficazes;
  • faz com que as peças de aço e ligas metálicas fiquem mais maleáveis, sem perder a sua dureza.

 

Em outras palavras, o alívio de tensão contribui para tornar a peça mais resistente e durável, o que é essencial para o uso e segurança. Por isso, é constantemente adotada por indústrias e contribui para alcançar os resultados esperados.

 

Quais tipos de estresse afetam o metal?

 

Os processos de tratamento do metal, como a usinagem, soldas e cortes causam estresse interno e acúmulo de tensões nas peças. Esses são fatores que podem causar danos e, por isso, devem ser conhecidos e tratados.

 

Veja a seguir, quais os principais tipos de tensões que afetam as ligas metálicas:

 

  • residual: é causada nos processos de fabricação da peça metálica e pode comprometer a resistência a ruptura;
  • estrutural: se refere ao desempenho da resistência a tração, devido à variação das forças e condições aplicadas nos processos de tratamento;
  • térmico: está relacionado com a mudança de temperatura, pois o metal se contrai ao ser exposto a temperaturas baixas e expande em altas temperaturas — restringir a contração e expansão causa o estresse térmico.

 

É importante salientar que o processo de alívio de tensão tem capacidade para atuar em todos os estresses e aliviá-los. Portanto, é um método simples e inovador, que oferece resultados importantes para toda indústria e mercado.

 

Qual a diferença entre alívio e normalização?

 

A normalização de peças metálicas é um processo com objetivo de alterar as propriedades físicas do metal. Com isso, possibilita melhores condições e eleva a capacidade de usinagem, além de melhorar a resistência mecânica da peça.

 

Por outro lado, o alívio de tensão não altera as propriedades químicas e físicas do metal, pois o aquecimento e resfriamento é controlado. Nesse caso, o único objetivo é eliminar possíveis tensões e estresses internos da peça, sem modificá-la.

 

Podemos concluir que o alívio de tensão é um procedimento relevante, que faz toda a diferença para a qualidade das peças e ligas de metal. Por isso, é utilizado por diversas indústrias para promover a resistência e durabilidade.

 

Gostou do post? Agora que entendeu como funciona o alívio de tensão em peças ou ligas metálicas, o que acha de ler outros conteúdos e novidades? Não perca a oportunidade e siga nossas redes sociais: estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!